Realidade Apocalíptica

Crise climática no planeta: a intensificação do efeito estufa em função, principalmente, da queima de combustíveis fósseis acarretará a extinção das espécies, inclusive, da espécie humana. Assustador, mas real.

Hoje, a humanidade enxerga através das evidências mostradas pela da mídia o quanto colaborou para o aquecimento global. Pois a queima de combustíveis fósseis, como o gás natural, o petróleo e o carvão, além do desmatamento de florestas, são ações antrópicas que trazem e trarão conseqüências terríveis para a vida animal e vegetal da Terra.

Conseqüências, essas, que já se fazem preocupar cientistas, entidades governamentais e não-governamentais; até mesmo levantando previsões do fim do mundo por parte de cientistas e até dos religiosos. Todos trabalhando para, ao menos, se tentar explicar, ou atenuar, os efeitos climáticos desastrosos. E como exemplo, temos o Protocolo de Kyoto, que consiste na reunião de assinaturas de grandes países industrializados a fim de formalizar-se o cumprimento de medidas de diminuição de gases estufa. Temos também os alertas dos ambientalistas pelo respeito e preservação dos ecossistemas. Enfim, tudo sendo reflexo de uma preocupação ecológica.

Infelizmente, esses esforços e medidas não são suficientes para o tamanho da gravidade do problema ambiental atual ou por vir num futuro próximo. E isso sem falar da polêmica dos Estados Unidos, país que mais polui o meio ambiente, onde, acredite se quiser, ainda não assinaram o Protocolo de Kyoto.

Então, se tudo isso continuar desse jeito: intolerância e inconsciência ambiental, sufocando e degradando a natureza, certamente a iminente realidade apocalíptica bíblica e científica irá se cumprir... Quem sabe a partir de 21 de dezembro de 2012? (como previram os antigos povos Maias há tempos antes de Cristo). Quem viver verá!

Diego Rocha