O homem é o lobo do próprio homem

Os desequilíbrios provocados pelo homem no meio ambiente em que vivem têm como principais causas o uso de ar condicionado, refrigeradores, sprays aerossóis, produção de espuma plástica produzindo o CFC Cloro- fluor-carbono causando o buraco de ozônio gerando o aquecimento global e assim ocorre a diminuição da água potável.

A Superpopulação, cultivo e pastagens em excesso geram solos malnutridos e erosões, desmatamentos causa desertificação e a diminuição de alimentos e desiquilíbrio na cadeia alimentar.

As queimadas das matas e florestas, matanças de animais, por prazer de caçar ou pelo dinheiro. Na semana passada assisti a uma reportagem de uma renomada emissora de televisão denunciando turistas estrangeiros que vêm caçar onças e jaguatiricas apenas por divertimento, e mostrou uma imagem de uma turista matando uma onça e rindo, e o pobre animal agonizando e essa mulher desumana rindo para as câmeras que estavam gravando. Eles ainda têm coragem de gravarem essas cenas para se divertirem depois. E o Ibama onde está que não protege a nossa fauna e flora? Onde está a fiscalização do Governo Federal? Assisti também a um vídeo de estrangeiros atirando em onças utilizando-se de helicópteros. Onde estão as pessoas que cuidam da aviação que permitem que essas pessoas ultrapassem as nossas fronteiras brasileiras e cometam estas barbariedades? Hoje vi outra reportagem de traficantes de animais que retiram da floresta amazônica espécies de aves e também tinha um bicho preguiça, o pobre do animal teve as unhas arrancadas pelos traficantes para não machucar a pessoa que o iria comprar. Até que ponto chega a maldade desses seres denominados humanos. E eu também sei que fazendeiros ajudam esses estrangeiros a praticarem estes atos bárbaros contra os nossos animais onças e jaguatiricas aqui no Brasil, para terem mais espaços para o gado, que eles também exploram abatendo-os para o consumo humano. É a ganância acima de tudo. Se a Doutrina Espírita nos ensina que os animais estão aqui para progredirem junto aos seres humanos, que progressão é essa desses animais que são abatidos por seres cuja obrigação é fazê-los progredirem?

Será que eles não sabem que a matança de animais causa a extinção de espécies, mais desertos e menos oxigênio?

A floresta amazônica é o hábitat de inúmeros tipos diferentes plantas e animais, muitos dos quais ainda não foram sequer catalogados pelos cientistas. É muito importante que esses seres continuem convivendo em harmonia para manter o equilíbrio da floresta.

As florestas tropicais desempenham um papel importante no equilíbrio das condições climáticas, especialmente em relação ao regime de chuvas.

As árvores absorvem muita água pelas raízes. Boa parte dessa água é perdida por evaporação pelas folhas, ganha a atmosfera e condensa-se em nuvens, retornando ao solo na forma de chuva.

As fábricas causam fumaça e lixo, como a poluição do ar, efeito estufa, chuva ácida gerando a diminuição da biodiversidade.

Os produtos químicos utilizados na agricultura, os esgotos lançados nos rios, causam a poluição da água gerando doenças e fome em massa.

Os aterros municipais e o lixo tóxico causam a poluição do solo.

O grande problema da Usina Nuclear é a radioatividade e o envenenamento da vida aquática e da produção agrícola e sua principal consequência será a extinção da vida na Terra.

No Brasil e no Mundo, há muitas pessoas que querem explorar nossas florestas, matando animais por diversão e pagam por isso e ainda riem às nossas custas e às custas de seres indefesos que perdem a vida por desumanidade de seres que são ainda chamados de humanos. Além de traficarem nossas espécies, retiram nossas madeiras e desmatam sem piedade os nossos ecossistemas amazônicos comprometendo a sobrevivência de todos os seres vivos na Terra.

E uma das causas da extinção das espécies também , além da barbárie que fazem com os nossos animais, é justamente o rápido desenvolvimento das áreas urbanas, a construção de pontes, represas, a poluição da água devido aos garimpos e a caça e a pesca ilegais.

A mata atlântica é uma das florestas mais ameaçadas de extinção. Os maiores remanescentes encontram-se em áreas montanhosas próximas ao litoral das regiões Sul e Sudeste. E é importante pela biodiversidade e manutenção das encostas. Sua remoção provoca deslizamentos de terra. Contribui para a manutenção de inúmeras fontes de água que a floresta abrange, incluindo nascentes de rios que abastece as casas da região.

Quando a mãe natureza acabar, e faltar comida e água, lembrando que temos no mundo inteiro apenas 1% de água potável para o consumo humano será que as pessoas refletirão o que fizeram com àquela que nos dá tudo e que nada nos pede?

Vamos cuidar mais da nossa Terra. Ela merece, pois está ficando cada vez mais doente com a falta da consciência humana. E pensar que estamos interligados e que o que está na ponta dessa linha invisível cair todos que estão segurando cairão.

Não seja o homem lobo do próprio homem.

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 12/08/2011
Reeditado em 12/08/2011
Código do texto: T3156267
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.