Lixo é responsabilidade de quem produziu

Se as pessoas podem buscar, longe das suas casas, tudo que utilizam, porque não podem levar as sobras, que é apenas uma parte do que trouxeram, a um local para dar o destino adequado?

A coleta de lixo nas residências é um incentivo a produção irresponsável.

As pessoas jogam a responsabilidade do seu lixo, para a administração pública, que cobra para levar o problema, mas não o soluciona.

A administração pública faz campanhas, incentivando a separação do lixo, enquanto paga empresas de coleta, que vão pelas ruas misturando tudo, incentivando o comodismo e o agravamento do problema. Estes ganham, com a ignorância e a incompetência.

Em lugar da coleta, deve existir a educação, fiscalização e punição.

Estamos cansados de assistir palestras, cursos e debates sobre o lixo, mostrando o problema e até soluções, mas quantos destes grandes conhecedores do assunto reciclam seu lixo?

Não basta apenas cobrar, e dizer o que outros podem ou devem fazer, mas perguntar, o que cada um de nós pode fazer.

Sei que motivos e explicações, para justificar o comodismo, a falta de espiritualidade e a má vontade, não faltarão, mas posso dizer que é possível, simplesmente porque eu faço, sem tecnologia, sem muito esforço, e com muita satisfação.

Mais fácil que inventar soluções milagrosas para corrigir erros, é não cometê-los.

Se não temos, ou não sabemos como reaproveitar uma embalagem, basta não comprar aquele produto, assim a indústria sentirá o prejuízo, e terá que mudar. As embalagens revestidas com alumínio, usadas para o leite, eu não compro. Aquele produto de qualidade duvidosa, não me faz falta. Agindo assim, nunca tive doenças, nem mesmo dor de cabeça.

Todo lixo que eu gero, eu dou o destino adequado, mesmo que seja uma toalha de papel usada num restaurante, eu trago para a minha casa, onde será transformada em adubo.

Da minha casa não sai lixo, aqui não tenho lixeira para coleta.

Todos os dias eu junto na frente da minha casa, o lixo jogado por gente que cobra dos outros um mundo melhor.

Você já imaginou quantos quilos de combustível é queimado, e desperdiçado numa única quadra, durante um congestionamento causado pela coleta de lixo?

Mesmo não usando o serviço de coleta de lixo, ainda pago por ele, ou melhor, “para eles”.

A coleta de lixo é um incentivo a produção. Aconselham a separação, enquanto coletam misturando tudo. Mais um bom conselho, “para cobrar dos outros”.

Se tudo que uma pessoa consome, traz de diversos locais, porque não pode levar as sobras a um único ponto?

Como dever ser:

Todo lixo deve ser entregue por quem o produziu, num local de coleta no bairro, e lá deve ser avaliado, pesado e identificado.

Cada um deve pagar de acordo com o volume, tipo de lixo produzido e separado, assim as pessoas passarão a comprar produtos, com embalagens reutilizáveis, e as indústrias terão que agir de acordo.

Não é justo, alguém que produz pouco lixo, pagar o mesmo valor que outro, que produz um grande volume. Quem comprovadamente recicla o seu lixo, além de não pagar pela coleta, deve receber redução nos seus impostos, como incentivo.

As embalagens para o lixo devem ser fornecidas no local da coleta, padronizadas e identificadas.

As Indústrias devem realizar o tratamento de todo seu lixo e, não apenas ficar com o lucro e repassar o problema.

Os hospitais devem realizar o tratamento dos seus resíduos, com isto serão gerados empregos, conhecimento, e principalmente consciência e responsabilidade. Os valores cobrados, pela coleta de material considerado contagioso é alto, e seu destino duvidoso.

O tratamento do lixo deve ser realizado de forma descentralizada.

Os lamentáveis aterros sanitários não são a solução, é apenas outro problema.

Acioly Netto - www.guiadiscover.com

Acioly Netto
Enviado por Acioly Netto em 16/09/2011
Reeditado em 03/03/2018
Código do texto: T3223837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.