OS 5C DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

OS 5 C DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

 

Encerrou-se recentemente mais uma discussão MUNDIAL, sem resultados, pela preservação do planeta. Muito se discutiu e nada se resolveu.

Fundamentalmente há 5 aspectos que devem ser alavancados para que as condições ambientais, embora continuem a deteriorar-se, não atinjam pontos extremos de degradação e acabem jogando o mundo num beco sem saída ou com saída para o espaço, privilégio de poucos.

ASPECTOS

 

Capacitação: a educação é a base de tudo, ou investe-se muito em educação em todo o mundo ou os esforços de preservação serão eliminados pela falta de educação. Fala-se muito em programas contra a fome ( louvável ), mas fala-se pouco em programas para aumentar e espalhar o nível de educação, principalmente nas áreas mais carentes do planeta. A educação traz consciência, traz preservação, traz participação ativa na sociedade e na solução de seus problemas.

Conscientização: há necessidade de campanhas maciças de conscientização sobre a importância não só da preservação, mas também da não agressão ao meio ambiente, do uso criterioso dos bens naturais ( água é mais importante que petróleo ), preservação de áreas verdes, redução de emissões de gases poluentes e disposição adequada de resíduos e dejetos ( prioritariamente esgotos sanitários e lixo ).

Capital: desde que o mundo é mundo nada se faz sem a benção do capital. Há necessidade de investimentos pesados em energias alternativas e renováveis, bem como, em projetos limpos e sustentáveis que devem ser remunerados adequadamente. O capital só vai onde há retorno. Apenas para exemplificar, há 3 anos, quando o petróleo atingiu a cifra de US$ 147 o barril, a todo o momento ouvia-se falar de projetos de energias alternativas, o petróleo baixou para US$ 90/100 o barril e já não se ouve falar com ênfase sobre alternativas energéticas. Outro exemplo é a grita mundial pela preservação da Amazônia, excelente proposta, mas se não houver remuneração adequada para manter a floresta em pé nada ocorrerá, e veremos a floresta transformar-se em esparsos jardins.

Combate a pobreza: uma das maiores, senão a maior fonte de degradação ambiental é a miséria. Declaram-se guerras por todo o mundo pelas mais diferentes razões, mas não se declaram guerras a miséria e suas consequências. A pobreza degrada o ser humano e falar de preservação ambiental para miseráveis é indecente.

Cadeia: quem degrada o meio ambiente está eliminando vida. Há que haver leis adequadas, que permitam o desenvolvimento e evolução da sociedade, mas há que haver também punições severas àqueles que assassinam esta e as futuras gerações.

 

Para encerrar cito Mario Quintana “ Das Utopias “

Se as coisas são inatingíveis...ora !

Não é motivo para não quere-las...

Que tristes os caminhos, se não fora

A mágica presença das estrelas !

 

Arnaldo Ferreira
Enviado por Arnaldo Ferreira em 15/12/2011
Reeditado em 15/12/2011
Código do texto: T3390325
Classificação de conteúdo: seguro