Sustentabilidade
 
Todos os dias acompanhamos na internet e através da imprensa escrita e falada notícias sobre o aquecimento global e as graves alterações climáticas que estão ocorrendo no nosso planeta nos últimos tempos. Temos consciência das condições precárias do meio ambiente e dos males que a humanidade tem causado ao planeta e constatamos que se não fizermos nada para mudar, o planeta será alterado de tal forma que a vida como a conhecemos poderá deixar de existir.
 
O assunto sobre a sustentabilidade do meio ambiente permeia por entre a mídia e pelo mundo. Em meio ao enorme volume de informações sobre o tema, debates sobre a causa ambiental são cada vez mais frequentes, entretanto, percebemos que muita coisa fica só na teoria, quando na prática há muito o que se fazer.
 
Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto na atualidade: Sustentabilidade. Afinal de contas, o que é sustentabilidade? Podemos dizer que é um conceito sistêmico que está relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, culturais, sociais e ambientais da sociedade humana.
 
Na prática, sustentabilidade é promover a exploração de áreas ou de recursos (naturais ou não) do planeta, procurando prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização que vai desde o ambiente em que moramos até o planeta inteiro.
 
Atualmente o Brasil passa por um período de grandes inovações que visam a prática da sustentabilidade ambiental do país. Como exemplo, temos a adoção do biocombustível, que é uma fonte renovável de energia que não agride o meio ambiente e que pode ser considerado como um importante avanço para reduzir o uso das fontes petrolíferas, que correm evidente risco de extinção.  Outro exemplo prático de sustentabilidade ambiental são as empresas do ramo de cosméticos que promovem a extração de bens naturais 100% renováveis para fabricar seus produtos.
 
E nós, o que podemos fazer para colaborar com o avanço da sustentabilidade ambiental? Podemos contribuir para evitar o esgotamento dos recursos naturais, incentivando o crescimento econômico de maneira consciente, priorizando a qualidade de vida das pessoas em relação ao meio ambiente, pensando sempre em reduzir o uso das matérias-primas, incentivando a prática da reciclagem, reaproveitando materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.
 
Ações que aos nossos olhos parecem simples e de pouco impacto, se praticadas por muitas pessoas, serão capaz de tornar a sustentabilidade uma realidade em qualquer lugar do planeta onde haja a presença humana, garantindo a sobrevivência de nossa espécie por muito mais tempo.
 
Colabore com o planeta! Adote a sustentabilidade já!