Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

MARGARITA MARIA LLAMBIAS - EDUCAÇÃO, INTEGRAÇÃO E MEIO AMBIENTE NA AMÉRICA LATINA

Professora universitária argentina explica conceito de sustentabilidade, que não se resume numa única palavra

Em linhas gerais, sustentabilidade pode ser definida como um compêndio de ações e atividades que visam suprir as necessidades humanas, sem comprometer as próximas gerações. Ou seja, a extração inteligente dos recursos naturais para a garantia da subsistência atual e futura. Portanto, seu conceito e, sobretudo, sua aplicabilidade, é bem mais complexa do que se parece. “A sustentabilidade não se resume numa única palavra. Se temos sentimento de solidariedade conosco e com os nossos semelhantes, temos que trabalhar em função de ‘curar’ essa terra”, esclarece Margarita Maria Llambias, especializada em Identidade Cultural Latinoamericana, que também palestrou durante o XI CONSIG – Congresso de Sindicalismo Global. Seu tema: “Educação, Integração e Meio Ambiente na América Latina”. “É possível enumerar vários critérios para medir se estamos ou não cuidando do planeta”, continua a professora argentina, licenciada em Ciências Políticas e “maestra” em Ciências Sociais. Entre esses critérios, ela aponta o nível de contaminação, as precauções, e a necessidade de realizar estudos prévios de impacto ambiental.

Há, também, segundo ela, necessidade de se pensar “economisticamente”, o que não é assim tão intrínseco aos seres humanos. Apesar do clichê, como a própria palestrante define, essa é uma das maneiras de tentar compreender a magnitude do problema da sustentabilidade, que começou a ganhar ênfase na Conferência de Estocolmo, de 1972, mas que chamou mesmo a atenção mundial a partir da Conferência da Cúpula da Terra – ou Eco-92 –, realizada no Rio de Janeiro. Outro aspecto abordado são as alternativas de energia, como a eólica, capaz de possibilitar uma economia mundial muito mais eficiente e sem agredir o meio ambiente.

Mediadores da palestra, Julio Torales, presidente da OITEC-Paraguai – Organização Internacional de Técnicos, e Iracy Silvano, diretora do SINTEC-DF – Sindicato dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Distrito Federal, prestaram homenagens à educadora com a placa pela participação no XI CONSIG.

Fonte: SINTEC-SP em Revista - Edição 154
http://www.sintecsp.org.br/Revistas/SINTEC-SP%20EM%20REVISTA%20154_pdf.pdf

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM
facebook.com/jdmorbidelli
José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 05/12/2012
Reeditado em 06/12/2012
Código do texto: T4020842
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre o autor
José Donizetti Morbidelli
São Paulo - São Paulo - Brasil
219 textos (685792 leituras)
24 e-livros (1548 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 28/07/21 01:36)
José Donizetti Morbidelli