A Importância da Energia Sustentável

Quando se fala em meio ambiente e sustentabilidade a primeira coisa que pensamos é na geração de energia, pois depende de processos que estão diretamente ligados à natureza como rios, vento, sol, carvão e outros. Algumas formas de geração de energia são mais limpas que as outras, ou seja, elas vão agredir menos o meio ambiente.

No Brasil a forma mais comum de se gerar energia é através das usinas hidrelétricas que aproveitam a força das quedas de água ou da água armazenada em imensos lagos para girar suas turbinas que vão levar luz até as nossas cidades. Esse processo não emite poluição, mas degrada o meio ambiente pelo fato de ter que inundar grande extensão de terras acabando com florestas inteiras e tirando o lar de inúmeros animais. A maior usina do Brasil e uma das maiores do mundo é a de Itaipú que fica no estado do Paraná.

Outro processo que é utilizado, principalmente quando existe alguma falha na geração por parte das hidrelétricas, é a geração de energia por meio da usinas termelétricas, que são movidas à carvão e por isso são muito prejudiciais ao meio ambiente, produzindo elevado índice de poluição através da emissão de resíduos tóxicos na atmosfera.

Desde quando a ecologia começou a ter mais importância no mundo e no Brasil, teve início também a implantação de alternativas para que a geração de energia seja feita tendo em vista a sustentabilidade. Assim surgiram diversas experiências com a energia eólica, que utiliza a força dos ventos e a energia solar, que por já estar mais popular, faz parte da vida de muitas pessoas.

Hoje é muito comum pelo país afora diversos projetos de geração de energia limpa. Em estados da região nordeste, onde existe uma grande faixa de praias, existem enormes parques eólicos, com aquelas imensas hélices que movem turbinas e geram energia. Ainda é pouco a porcentagem de energia gerada pelo vendo e também pelo sol, mas a tendência é que a cada dia aumente e contribua para diminuir o uso de outras formas que agridem mais o meio ambiente.

Mais importante ainda que gerar energia com sustentabilidade é realizar o uso dessa energia de maneira sustentável. Através da utilização de lâmpadas econômicas, de aparelho que gastem menos energia, da rápida utilização de chuveiro na hora do banho, de práticas que com bom senso e regras cada um pode contribuir em sua própria casa, além de passar essa experiência para as pessoas em sua comunidade e até mesmo na escola.

Léo Guimarães
Enviado por Léo Guimarães em 13/06/2013
Código do texto: T4339678
Classificação de conteúdo: seguro