TECNOLOGIA VERSUS SUSTENTABILIDADE

A tecnologia avança a cada dia. Em sentido contrário, está a sustentabilidade, que avança, em maioria, apenas o seu nome.

Todo dia vemos máquinas novas criadas. Computadores de última geração, exames médicos computadorizados que informam a gravidade de uma doença em alguém, os utensílios domésticos como geladeira, som, microondas, webcams, enfim, foi tecnologia, ocorreu o avanço de maneira rápida, já que o novo de hoje, pode ser velho amanhã mesmo. Já a sustentabilidade, só a palavra avança. As empresas até que divulgam muito em seu portal de transparência, mas os passos ainda são lentos.

O governo federal, municipal e até mesmo as prefeituras, fazem até campanha pela sustentabilidade, como forma de conscientizar as pessoas a cuidarem melhor do meio ambiente, já que zelando o meio em que vivemos, construiremos também um mundo melhor. Vale ressaltar, a importância que tem algumas ações, como a Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário e o Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Mas falta que comecemos primeiro por nós mesmos. Na nossa própria casa. Será que estamos protegendo bem o nosso lar? Será que há muito lixo espalhado na casa? E nas ruas? Será que existe menos poluição visual e sonora?

É importante começar pelo berço. Tornar isto uma prática. Semear esta idéia nas crianças que estão nascendo desde cedo. Não dá pra mudar uma cultura de uma vez por todas. Tudo é aos poucos. Uma campanha na TV não faz a consciência humana acontecer rapidamente. Só com o tempo. Mas, já é um belo começo. De tanto vermos a campanha acontecer, pode ser, que mudemos nossos costumes e hábitos. Atitude é um ato de coragem. “É exatamente por conta desta enorme importância do conceito e das práticas da sustentabilidade para o presente e futuro do Planeta Terra que esta caminhada é assim mesmo, passo a passo, e quando menos se espera lá estamos nós economizando água e energia elétrica, separando o lixo, falando sobre mudanças climáticas...” (CARVALHO, Ricardo. Sustentabilidade em Pauta. Em: http://www.bayerjovens.com.br/pt/colunas/coluna/?materia=sustentabilidade-em-pauta. Acesso em: 23 de junho de 2013.)

Mudar a gente, construir novos valores, tratar bem as pessoas, plantar novas sementes, aguar, regar, cativar. O meio ambiente quem faz é a gente. Mude o ambiente intelectual semeando estas idéias em sua mente. Só assim, agindo, seremos construtores de uma nova história, onde o valor de uma simples palavra no papel ou de boca, seja um gesto concreto de vida nova, ambiente novo, comunidade nova, raiz nova, muda nova, mundo melhor.

"Devemos ser a mudança que queremos ver no mundo".

(GANDHI, Mahatma)