A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A HUMANIDADE

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A HUMANIDADE

“A Parapsicologia como ciência pura, sem propósitos de agir dogmaticamente, a serviço dessa ou daquela religião, é sempre uma atividade valiosa, capaz de acordar as inteligências para as realidades de Doutrina Espírita. O trabalho com Espíritos amigos ainda e sempre é a minha maior experiência em mediunidade, porque, diariamente, eles nos trazem novas lições.” (Francisco de Paula Cândido Xavier).

Não existe nada que abale mais o ser humano do que a enfermidade, por isso, o cuidado com a água consumida, deve ser de boa a excelente qualidade. Filtrada ou fervida, são as maneiras mais corretas de consumo.

É bom frisar de que quando estamos doentes nos sentimos pequenos e indefesos, desprotegidos e assustados. Desde os primórdios o homem tem observado que, a par das boas coisas que formam a vida deleitável, outras existem ou acontecem que são o reverso da medalha, dores e prejuízos.

Se não cuidarmos da nossa saúde e da nossa família, iremos adoecer com certeza. A água é um líquido precioso que só dever ser ingerido na forma potável. E os alimentos devem ser bem lavados com água de boa procedência. Somos seres vivos repletos de água, por isso, muitos afirmam ser a água um atributo de vida.

Como já citamos a importância da água para as nossas vidas e para todos o seres vivos, ela é uma substância imprescindível para os organismos vivos. Para os humanos, ela é importante não apenas para as coisas que realizamos diariamente, mas também porque somos, em grande parte, constituídos por água.

Em todo o nosso organismo, ou seja, sangue, pele, músculos e até nossos ossos contém expressivas quantidade de água. O líquido amniótico onde o bebê passa nove meses convivendo com ele é denominado a água da vida. Sem a presença dele seria impossível, depois da fecundação e da formação do zigoto, a criança ser gerada.

Visto pelo lado de fora, o planeta deveria se chamar água. Com algumas "ilhas" de terra firme, cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos vastos oceanos. Os polos e suas vizinhanças estão cobertos pelas águas sólidas das gigantescas geleiras. A pequena quantidade de água restante divide-se entre a atmosfera, o subsolo, os rios e os lagos.

Estimam-se em cerca de 1,35 milhões de quilômetros cúbicos o volume total de água na Terra. Ressalte-se que esse grande volume de água a maior parte é salgado e o resto doce. Vejam o percentual: 97,5 % da água do planeta é salgada e está em oceanos e mares.

O percentual de água doce é de 2,493%, mas se encontra em geleiras ou regiões subterrâneas ou aquíferos e de difícil acesso. Já 0,007% é doce e pode ser encontrada em rios, lagos e na atmosfera, de fácil para o ser humano.

O pequeno percentual de água doce existente na terra deve ser preservada e economizada pelo homem, pois à medida que cresce a população mundial, mais escassa ela fica. O Brasil detém 11,6% da água doce superficial do mundo, os 70% da água disponível para uso estão localizados na Região Amazônica e os 30% restantes distribuem-se desigualmente por todo o País, para atender 93% da população.

No ser humano a água está assim distribuída: no feto 95%, no recém-nascido 80%, no adolescente 70% e no adulto 60%. Ainda no útero materno, uma criança pode ter a maior parte, podendo atingir 95% de sua massa corporal constituída de água, mas, conforme a sua idade se eleva, a proporção de água diminui.

Na pessoa obesa, a proporção de água em seu organismo será menor, visto que, a gordura diminui a retenção de água, pois onde há gordura existe menor quantidade de água. Uma boa quantidade de água pode ser encontrada em nosso corpo diluída no sangue, ou por períodos armazenada em órgãos,

como nos intestinos delgado e grosso e na bexiga urinária. Porém o maior volume se encontra nas células que formam os tecidos do nosso corpo. Um detalhe importante e de bom alvitre, para um estudante que almeja aprender sobre o corpo humano, afirmamos que no corpo humano adulto, existem 75 trilhões de células.

Elas são muitas e cabem em um único organismo porque são, em geral, estruturas tão pequenas que, apenas são percebidas, através de um microscópio. Normalmente as células humanas têm cerca (de 0,005 mmm a 0,02 mm de diâmetro). Nós poderemos citar que os campeões em percentual de água em nosso organismo, as células estão reunidas em conjuntos, denominados de tecidos.

Esses tecidos podem se reunir e formar os órgãos, como o coração, rins, pulmões entre outros. Eles trabalham de forma ordenada cumprindo tarefas e fazem parte de aparelhos e sistemas, maiores e mais complexos, tais como: o aparelho disgestório e o urogenital que são os órgãos urinários e nervoso. e genitais, além do respiratório e os sistemas circulatórios.

Células, tecido muscular e músculo, existem vários tipos de tecidos no corpo de um animal, ou seja, tecido ósseo, muscular, cartilaginoso, muscular liso, adiposo e epitelial. O tecido nervoso é o que contém maior percentual de água, principalmente em nosso encéfalo ou simplesmente cérebro.

Ele é o “recordista” em quantidade de água em nosso corpo. Segundo o grupo erê a distribuição de água em nosso organismo está assim delineada: cérebro 75%, pulmões 86%, fígado 86%, músculos 75%, coração 75%, rins 83% e sangue 81%. Há 2.000 anos, a população mundial correspondia a 3% da população atual, enquanto a disponibilidade de água permanece a mesma.

A partir de 1950 o consumo de água, em todo o mundo triplicou. O consumo médio de água, por habitante, foi ampliado em cerca de 50%. Para cada 1.000 litros de água utilizada pelo homem resultam 10.000 litros de água poluída (ONU, 1993). No Brasil, mais de 90%dos esgotos domésticos e cerca de 70% dos efluentes industriais não tratados são lançados nos corpos d’água.

O ser humano pode passar até 28 dias sem comer, mas apenas três dias sem água. Gotejando, uma torneira chega a um desperdício de 46 litros por dia. Isto é, 1.380 litros por mês. Ou seja, mais de um metro cúbico por mês - O que significa uma conta mais alta.

Um filete de mais ou menos 2 milímetros totaliza 4.140 litros num mês? E um filete de 4 milímetros, 13.260 litros por mês de desperdício? Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia, isto é, mais de três caixas d'água?Fonte: Universidade da Água.

O relatório anual das Nações Unidas faz terríveis projeções para o futuro da humanidade. A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para necessidades básicas.

Segundo dados estatísticos existem hoje 1,1 bilhão de pessoas praticamente sem acesso à água doce. Estas mesmas estatísticas projetam o caos em pouco mais de 40 anos, quando a população atingir a cifra de 10 bilhões de indivíduos.

A partir destes dados projeta-se que a próxima guerra mundial será pela água e não pelo petróleo. Será? Segundo explicita o site geólogo, em primeiro lugar é importante falar que nós Brasileiros, no que diz respeito a água, estamos muito bem, obrigado. O Brasil, Rússia, China e Canadá são os países que basicamente "controlam" as reservas de água fresca mundial.

A distribuição da água no Mundo é muito desigual e, uma grande parte do planeta está situada em regiões com carência de água. No momento cabe a estes países, em caráter de urgência, desenvolver tecnologias que permitam a captação, armazenamento e preservação da água e seus mananciais.

Antes de nos aprofundarmos nesse assunto é muito importante dizer que apesar de termos a impressão de que a água está desaparecendo, a quantidade de água na Terra é praticamente invariável há centenas de milhões de anos. Ou seja, a quantidade de água permanece a mesma o que muda é a sua distribuição e seu estado.

Soluções mais óbvias que estão sendo ou serão praticadas em breve são: dessalinização: A dessalinização das águas do mar e de aquíferos subterrâneos com salinidade elevada será a solução para vários países que tenham o capital, a tecnologia e o acesso à água salgada.

Infelizmente a água potável gerada por estas usinas ainda será um produto caro e, naturalmente inacessível a muitos. Tratamento de águas servidas: No processo de gerenciamento de águas este é um ponto fundamental. Os países mais desenvolvidos estão investindo pesado nesse campo. No Brasil cidades como Brasília estão se destacando no tratamento e reaproveitamento dessas águas.

Captação das águas da chuva: Em países com estações chuvosas é possível maximizar os reservatórios e estoques de água pelo uso inteligente da água de precipitação. A falta de consciência da população, a cultura abaixo da média tem levado o Brasil a desperdiçar grandes quantidades de água, visto que muitos mananciais estão contaminados por dejetos, lixo, animais mortos, e esgotos industriais.

Essa água poderia ser de grande utilidade para a população se fosse tratada para o consumo humano, Precisamos conscientizar nosso povo para a importância da água para as nossas vidas. A região Nordeste do Brasil carece de água, devido aos períodos de estiagem e seca. Se a água desperdiçada fosse tratada e usada na irrigação o Nordeste não estaria passando por privações.

Irrigando o Nordeste com certeza seria uma das regiões mais prósperas do Brasil. Carros pipas, cacimbões, poços profundos, tanques e grandes reservatórios de água não resolverão o problema da seca, se não houver um planejamento bem feito e estruturado e que o ponto principal seja a irrigação.. Temos um grande potencial de energia eólica, solar, no entanto, falta vontade política, pois o mais vantajoso para os políticos desonestos é a “indústria da seca”. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DA ALOMERCE- DA AOUVIRCE E DO PORTAL CEN.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 03/08/2013
Código do texto: T4417804
Classificação de conteúdo: seguro