UM BRASIL PARA TODOS OS BRASILEIROS

OPINIÃO:

Somos todos um país lindo e dizer que todo povo tem os representantes que merece, pelo simples fato de que numa "democracia representativa" eles saem do próprio povo, seria chover no molhado...isso se nos houvesse chuvas de água.

E por falar em água, dia desses li por aí alguém brasileiro que comemorava nossa situação triste aqui da estiagem do Sudeste, ("agora sim, eles vão beber água de esgoto", dizia ele) cujas causas multifatoriais também incluem a falta da educação em todos os setores da vida, inclusive na vida política.

Bem, vale lembrar que o primeiro mundo há tempos já trata o seu sagrado esgoto para a potabilidade das águas.

Ilustro meu pensamento com o que ontem ouvi na mídia sobre a preocupação gestora com a belíssima Baía da Guanabara, poluída de fazer dó há muito tempo, com a já aproximação das Olímpiadas.

Claro que o MUNDO está mais preocupado do que nós!

O mundo já descobriu nossos tantos tristes bastidores.

E ainda a mídia mostrava que quem cuida lá no pedaço da Baía, se conforma com a possível despoluição "pela metade" das águas da Guanabara.

Faz sentido: aqui sempre é tudo pela metade e o pior, o brasileiro nunca é o foco primordial das atenções dos gestores simplesmente porque perdeu a crítica do pensamento lógico.

Nos contentamos com migalhas de tudo...

Aqui é tão fácil enganar o cidadão quanto tirar doce de criança.

Dia desses aqui comentei um texto dum escritor que fazia picuinha com a crise da água, como se ela não pertencesse ao Brasil de todos e nem a quem polui as águas:

"Caro escritor"-disse eu:

A crise da água está calamitosa mesmo e é uma realidade de todo o PLANETA.

Veja, apesar de sermos terráqueos com 3/4 do planeta de água, planeta azul só pela cor da camada do ozônio já rachada, a potabilidade da água é escassa no mundo todo.

Na Europa a exemplo, faz tempo que um segmento do mercado, o do turismo, já alerta seus hóspedes quanto a necessidade de não se trocar roupas de cama todos os dias...nem nem mesmo as toalhas,não se demorar nos banhos, e nos avisam: "essa pequena medida é de interesse de todos, e da consciência ecológica planetária".

A crise da água, à minha mera opinião, não é uma questão legendária, partidária e nem lendária: é um problema de todos nós, seres humanos igualitários em todos os nossos direitos fundamentais,dos quais o principal é a VIDA.

A ciência já avisou o mundo INTEIRO quanto ao desmatamento cruel da nossa Amazônia, o antigo "pulmão do mundo", que deveria ser poupada e fiscalizada com mais consciência por parte de quem deveria a longos de muitos e muitos anos, todavia não o fizeram, bem como da reserva de Mata Atlântica cujo resíduo atual é de apenas e sofridos 5% da massa verde autóctone, genuínamente nossa, afora a destruição das matas ciliares dos rios e a poluição das suas vertentes urbanas por parte daqueles que não têm educação, não por culpa deles, obviamente, mas por culpa dum ESTADO que historicamente nos abandonou na penúria do desconhecimento.

Enquanto discutimos "quem matou a Petrobrás" e de quem é a culpa da seca, a natureza ri e nos castiga , homens que nada sabemos e nada cuidamos, as árvores freneticamente tombam em terra, inclusive aqui em Sampa, nossos mananciais viram banheiros públicos, os solos se impermeabilizam, enquanto o lixo se acumula pelo Brasil inteiro.

Recentemente eu conheci muito tristemente uma praia turística só de lixo, onde urubús faziam a festa com o restolho da inconsciência que paira por aqui e que deve servir de conveniência a alguns que mantém este estado de coisas.

A Natureza apenas dá o seu recado, porque busca pelo que lhe foi tirado pelas nossas mãos inconscientes e arrogantes que acreditam que podem tudo, inclusive maquiar cenários fúnebres com vida fictícia. Só Deus para recuperar o senso ecológico e da vida digna por aqui, não só no Brasil, mas no planeta Terra . Abraços"

Ato contínuo ouvi a notícia da despoluição da Baía da Guanabara em caráter de urgência olímpica, de vergonhosa e hilariante proposta, com a simplicidade simplória de quem vai limpar um vaso sanitário e nunca ouviu falar no mundo invisível das bactérias poderosas:

" se conseguirmos despoluir tantos por cento das águas já será um grande legado ao povo brasileiro"-foi o que ouvi de quem representa a cidadania democrática.

Sinceramente: como dá para se ser otimista?

Olha senhores respeitáveis gestores, sem educação do povo não existe legado algum. É só falação , poluição e um pezão na agonia da nossa belíssima Natureza!

No Brasil, hoje a pouca consciência é refém dos atos insensatos da deseducação representativa que sai do povo, atos amadores, nada técnicos; tanto quanto a Natureza é refém do desconhecimento que só a inconsciência programática o faz com primor.

Enquanto isso sigamos, nós e o preocupado mundo olímpico, a surfar pelas águas poluídas da Baía da Guanabara e de todo o Brasil , as águas que não rolam nunca por inteiro, a tristemente nos perguntar:

Cadê o grande legado de cidadania ao Brasil de e para TODOS os brasileiros?

Cadê o Brasil, incluisve?

Aonde fomos parar?

Quem poderia nos ressuscitar, não apenas no verde das matas mas no amarelo ouro dum sol renascente em educação e respeito pelo que é de todos nós??

Fica a proposta em aberto...no nosso evidente vácuo ecológico, "clarão-apagão" da nossa consciência que nos leva à nossa perene e avançada auto-destruição.

Com toda a tristeza do mundo. Tristeza já campeã olímpica.