DO DESASTRE ECOLÓGICO DE CUBATÃO: A VERDADE

Há três dias a baixada santista foi surprrendida com uma grande explosão de enormes tanques de combustíveis (gasolina, etanol e diesel) pertecentes a uma indústria daquela região, situada em Cubatão.

Nesse extato momento que escrevo, não sei dizer se as labaredas que sobem há horas e horas já se apagaram, fato é que a região foi coberta por uma inacreditável nuvem de fuligem, derivada dos resíduos tóxicos provenientes da combustão dos derivados de petróleo, nuvem preta que se podia ver e sentir à distância do local da tragédia.

Ali notava-se nitidamente que os bombeiros, com toda a boa vontade do mundo, pouco puderam fazer para estancar a combustão em virtude das características das chamas que provocavam várias explosões seguidas e um calor que "derretia a própria água".

A situação É SERÍSSIMA sob todos os aspectos sanitários, sociais e ecológicos, embora as declarações na mídia por parte dos órgãos que fiscalizam o meio ambiente nos revelam não haver grandes riscos à saúde e ao meio ambiente.

Se me permitem, COM TODO O RESPEITO PELA CIÊNCIA, discordo totalmente.

Eu pergunto: o que precisaria ter ocorrido a mais naquele dramático cenário de catástrofe ambiental para haver riscos ecológicos e sanitários?

Será que estão brincando com a saúde do todo?

Bem, discutir que petróleo é uma mistura química complexa e perigosa de hidrocarbonetos, e que a queima deles gera subprodutos perigosíssimos como o tolueno e o benzeno, nessas alturas seria chover chuva ácida, a única que nos resta chover por aqui, afora os demais e incontáveis sérios agravos, agudos e crônicos, para a saúde do Homem e do meio ambiente.

Decerto que o que ocorreu ali também é matéria a ser discutida pelo DIREITO AMBIENTAL, a ser avaliada pelo Ministério Público, acredito, já que ali se colocou o direito fundamental à vida e ao meio ambiente saudável...em grande e altíssimo risco.

Julgo ser impossível nada sair lesado dali...e qualquer cidadão desconfiaria do mesmo.

As perguntas:

Quem cuida daquele enorme complexo de armanezamento de combustível próximo ao perímetro urbano com risco potencial de dinamite tóxica?

Quem cuida do entorno e fiscaliza a ocupação do solo ao derredor do complexo?

Qual a gênese do ocorrido?

Quais são e serão os verdadeiros e diagnosticados agravos à saúde das pessoas?

Quem fará o acompanhamento da saúde do meio?

Qual foi a contribuição da tragédia para a destruição mundial da camada de ozonio do planeta?

Qual a REAL qualidade do ar que as pessoas e a fauna da região estão respirando no momento ?

Quem responde pelo ocorrido?

*** só para ilustrar (afora as incontáveis alterações orgânicas e sistêmicas agudas e crônicas produzidas pela inalação de gases e fuligem e pela exposição ao tolueno e ao benzeno, todas devidamente catalogadas pela toxicologia), segue um dado bibliográfico sobre a gravidade da produção e exposição principalmente a altas doses do Benzeno e seus efeitos catastróficos e nocivso à saúde do Homem, aliás, já reconhecidos e comprovados cientificamente:

"O caráter leucemogênico do benzeno é amplamente reconhecido. As transformações leucêmicas, precedidas ou não por alterações mielodisplásicas, são objeto de diversas publicações, sendo a Leucemia Mielóide Aguda, a mais freqüente. Outras variantes são também descritas. Além de leucemogênica, a toxicidade por benzeno está também relacionada ao surgimento de outras formas de doenças onco-hematológicas, como Linfoma não-Hodgkin, Mieloma Múltiplo e Mielofibrose, embora em menor freqüência" (THOMSON, 2006, Ministério da Saúde, 2004, WHO/IPCS, 1993).

***

Bem, diante do exposto, minha intenção aqui é colocar e discutir que não é verdade que a tragédia da explosão de Cubatão não coloca o todo em sérios e altos riscos sanitários.

Coloca sim!

O fato é que, por aqui, nada mais gera comoção e indignação.

As pessoas adoecem, perdem a vida de várias formas, e tudo cai no esquecimento, turbinado pelo desconhecimento e pela não informação verídica dos acontecimentos que nos engolem.

Podemos atá acatar educada e resignadamente que tudo por aqui está está sob controle, ok, mas na verdade, PENSO que vivemos o momento MAIS DESCONTROLADO E NEGLIGENCIADO EM DIREITOS DA CIDADANIA, algo nunca visto dantes neste país.

Que Deus nos proteja do BENZENO LANÇADO AO AR EM DOSES MACIÇAS, ao menos os nossos ossos e a nossa fabriqueta de sangue que corre dentro deles, já que todos sentimos na pele a dor da queima pelo descaso com todos os brasileiros, cidadãos que sangram nas tragédias inúmeras que, a cada dia, 'anemiam' a sociedade de forma crônicamente aguda.

Com todo respeito pela vida, nosso direito legítimo pelo qual temos todo o dever de falar a verdade.

Feliz Páscoa para todos.

Renasçamos do caos!

Comam bastante chocolate para incrementar a secreção cerebral de serotonina, tão expoliada pelos sustos e pelos medos nossos de todo dia, ao menos isso...

Nota:fonte web

Sobre o princípio da participação democrática, afirma MIRRA 10 que

"a participação pública na defesa do meio ambiente pressupõe ampla e permanente informação da sociedade e exige para ser tida como completa, o acesso à justiça, seja para assegurar a tutela da qualidade ambiental em si mesma, seja para garantir a obtenção de informações pela coletividade, seja para viabilizar a própria participação".