FALTA D'ÁGUA E POUCA CHUVA, DE QUEM É A CULPA?


A minha falecida avó nunca estudou geologia, nunca entendeu de aquecimento global, mas sabia tudo sobre como preservar a água. E graças a ela, que a pequena propriedade da família no interior do estado dispõe de uma nascente de água.
 
Ela e poucos outros pequenos proprietários de terra eram considerados loucos, porque não admitiam o corte de árvores para plantio, não permitiam queimadas, pois este procedimento descaracteriza o solo.

PORQUE CHOVE MUITO EM UM LOCAL E EM OUTROS NÃO?

Estudos revelam que a quantidade total de água no planeta não está diminuindo. Ela se mantém constante submetida ao ciclo da água, e está presente nos continentes e oceanos. Quando evaporada, vai para a atmosfera onde se condensa e volta aos continentes e oceanos sob a forma de chuvas. A diminuição da água nas fontes usadas para o abastecimento humano, que são os rios, os lagos e os lençóis subeterrâneos está acontecendo devido ao grande desmatamento ao longo dos anos.
 
Levando em consideração que a água está sendo retirada num ritmo maior do que é reposta pelas chuvas, a quantidade de água vai diminuindo no lençol freático. Mas a quantidade de água total do planeta permanece inalterada, já que os restos do consumo humano vão, sob a forma de esgotos, para rios, lagos e oceanos, mantendo o equilíbrio constante. 

O DESMATAMENTO ALTERA AS CHUVAS
 
Geólogos e outros cientistas explicam que desmatar uma área, para agricultura ou pastagem, tende a reduzir a chuva na floresta circundante e aumentá-la sobre a porção desmatada. Isso porque essa área sem vegetação torna-se mais quente e faz com que o vapor d’água migre da floresta e forme nuvens e chuvas sobre ela. Assim, aumenta a precipitação nesse local desmatado e diminui na floresta. O desmatamento de uma grande área causa uma redução no fluxo de vapor d’água, que reduz o montante de vegetação, causando uma diminuição da quantidade de chuva nessa área e também na floresta próxima a ela.
 
Tudo isso a minha falecida avó já sabia.

Vejam mais fotos aqui:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1639556439650712.1073741882.1531635203776170&type=3&uploaded=14
 

 
Luiz Gonçalves Martins
Enviado por Luiz Gonçalves Martins em 22/10/2015
Código do texto: T5423976
Classificação de conteúdo: seguro