Sepultamento Das Águas

O representante da empresa de água e esgoto disse que "aprendeu", com um técnico vindo do exterior, que os coliformes fecais "não têm Jet Ski", por isso não se deslocam mais que 200 metros na água.

Assim sendo, as fezes das palafitas, e dos esgotos na Beira Mar Continental, não teriam influência na Beira Mar Norte da Ilha.

E o lixo contaminado trazido pela corrente, e pelo vento?

E os produtos químicos, inclusive antibióticos das fezes dos pacientes dos hospitais?

E os fluídos dos consultórios dentários; sangue e outros?

E as águas que escorrem dos cemitérios?

Se eu fosse relacionar, todos os poluentes, a lista seria enorme.

Dia 22 de Março é o Dia Mundial da Água, e cada ano eu repito, o que aprendi ainda jovem, através da observação, e da meditação.

Não precisou nenhum "técnico" vir do exterior para me ensinar.

Só existe uma maneira para despolir as águas, e preservá-las:

- Ter humildade para reconhecer os erros, e entender que eles devem ser corrigidos, em vez de remediados.

- Entender que a natureza fez os cursos das águas, da forma correta, e a única solução, para salvar o planeta é imitar a natureza, e deixar tudo como foi feito por ela.

- Desfazer as denominadas galerias, e refazer os cursos das águas no seu estado natural, isolados, e protegidos da influência das pessoas.

- As canalizações dos cursos das águas, em vez de solução, tornam-se incentivo para despejo de esgoto e lixo, que acabam nos rios e no mar.

- Ninguém pode dimensionar as galerias, nem o equipamento para tratar a água, pois o fluxo é instável e imprevisível. Nos dias de chuva é simplesmente impossível coletar, e direcionar as águas, muito mais difícil seria tratá-las.

- As galerias que confinam as águas, são a causa das enchentes.

- Em vez de gastar com soluções utópicas e remendos, para despoluir as águas, a solução é combater os agentes poluidores.

- Punir de forma exemplar, quem invade, ou altera os caminhos das águas, e quem destrói as nascentes, principalmente quando faz isso por ambição.

- Usar o dinheiro arrecadado dos culpados, para investir unicamente na preservação das águas.

- Uma única estação de tratamento, que nunca devolve a água, própria para a ingestão humana, depende de eletricidade, maquinário, manutenção etc.

Quando a estação pára de funcionar e poucos ficam sabendo, a desgraça continua. Enquanto a reabertura dos cursos das águas, a fiscalização e a punição, dependem apenas da ação de algumas pessoas, até quando a boa conduta for imposta.

Minha mensagem para este dia da água é a mesma, que venho fazendo há quase meio século:

RETIRADA DE TODAS AS GALERIAS, E RECUPERAÇÃO DOS CAMINHOS DAS ÁGUAS, QUE FORAM CONFINADOS, DESTRUÍDOS E SEPULTADOS.

Acioly Netto - www.guiadiscover.com

Acioly Netto
Enviado por Acioly Netto em 21/03/2018
Reeditado em 21/03/2018
Código do texto: T6286652
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.