Parque das àguas de São Lourenço - Litopuntura

INTRODUÇÃO

Aos que visitam o Parque das Águas de São Lourenço, em São Lourenço estado de Minas Gerais, certamente têm como as estrelas da visita suas nove fontes de águas minerais.

Os mais disciplinados, que levam o folheto com informações sobre o Parque como verdadeiro roteiro, e os mais atentos, provavelmente, são aqueles que entram em contato, pelo menos, com uma de suas três pedras cravadas, denominadas no folheto de “Pilares de São Lourenço”.

Como são elementos que chamam pouca atenção e como existem poucas informações sobre é certo que muitos desses disciplinados e atentos ficaram com a pergunta: “que conhecimentos estão por trás dos “Pilares de São Lourenço””?

Assim, apesar de forma muito reduzida, mais muito mais rica do que as poucas informações existentes, resolvemos escrever sobre a “Litopuntura” que é um dos processos de cura da Terra, reduzido ao ambiente São Lourenço e materializado nas três pedras cravadas em seu Parque das Águas.

Para possibilitar melhor entendimento sobre o processo, teceremos alguns poucos comentários referentes ao entendimento do planeta Terra, na hipótese, ou teoria de Gaia, outros referentes a energia Qi , ou Chi e outros aos princípios gerais da acupuntura.

HIPÓTESE OU TEORIA DE GAIA

Gaia é o nome da deusa da Terra que, na mitologia grega é companheira de Urano (Céu) e mãe dos Titãs (gigantes).

De forma didática, dividimos o lar dos homens e o habitat dos reinos em litosfera, composta por rochas e solo, hidrosfera, composta pelas águas, atmosfera, pelo ar e biosfera, que é o conjunto de todos os ecossistemas do planeta, ou seja, a camada da Terra que contém organismos vivos.

A hipótese ou Teoria de Gaia foi criada pelo cientista britânico James E. Lovelock que, em seu livro “Vingança de Gaia”, explicando o que ele chama de Gaia, registra:

“é um sistema fisiológico, pois porque parece dotada de objetivo inconsciente de regular o clima e a química em um estado confortável para a vida”.

“É um invólucro esférico fino de matéria que cerca o interior incandescente. Começa onde as rochas crustais encontram o magma do interior quente da Terra, uns 160 km abaixo da superfície, e avança outros 160 km para fora através do oceano e ar até a ainda mais quente termosfera, na fronteira com o espaço. Inclui a biosfera”.

ENERGIA QI

O Qi, ou Chi é a força da vida, a energia imaterial onipresente que, no seu fluxo, anima todos os seres vivos e permeia o Universo, ligando todas as coisas como um todo. A energia Chi ou energia vital é a energia de vida, que o corpo de qualquer ser vivo produz, proveniente de diversas fontes como o ar, a água, os alimentos e o sol.

O estado de saúde dos organismos vivos depende do maior ou menor grau de harmonia e fluidez dessa energia.

Sem o fluxo de Chi não existiria vida no planeta. O Chi é uma energia que circula livremente alimentando os ambientes e os seres deste fluxo de energia vital. A compreensão do conceito de Qi é fundamento da medicina tradicional chinesa.

Há 14 canais principais de energia chamados de meridianos que circulam pelo nosso corpo. A energia chamada Qi circula pelos meridianos para todas as partes do corpo, incluindo os órgãos internos e todas as células.

Para os orientais, a energia Chi resulta da combinação de duas forças opostas: yang (ativa ou positiva) e yin (passiva ou negativa), geradas continuamente do Tao (unidade primordial ou origem do Universo).

Yin e Yang nada mais são que duas polaridades da mesma energia. Energia, isso mesmo, nada mais são que expressões da mesma energia.

Esse Qi é a força vital que literalmente nos mantém vivos. Saúde é resultado de um fluxo de energia equilibrado e desobstruído pelo corpo. Enquanto o ser estiver vivo, possui força vital circulando-o e cercando-o; quando o Chi deixa o organismo, a vida cessa.

Estados de desarmonia física, mental, espiritual e, ou emocional levam a obstrução de passagem do Chi em determinados pontos desses meridianos e, então, os reflexos a nível físico dão-se sob a forma daquilo que normalmente designamos de doenças.

A Medicina Tradicional Chinesa - MTC geralmente procura aliviar estes desequilíbrios ajustando a circulação do Qi no corpo empregando diversas técnicas terapêuticas, entre elas a Acupuntura.

PRINCÍPIOS DA ACUPUNTURA

A Medicina Tradicional Chinesa - MTC vê o corpo como um sistema biológico onde todo seu interior está conectado e cada parte afeta todas as outras. Eles ensinam que toda falta de equilíbrio dentro desse sistema biológico é precursora de todas as doenças.

A teoria da Medicina Tradicional Chinesa- MTC afirma que o corpo tem padrões naturais de Qi que circulam por canais denominados meridianos.

De acordo com a MTC, dor e mal-estar são produtos de energias bloqueadas em algum lugar ao longo de um ou mais meridianos. Cada ponto de acupuntura no decorrer do meridiano age como um filtro ou portão. A energia pode sofrer um “gargalo” nesses pontos, retardando o fluxo; às vezes até ao ponto de estagnação. Este é o precursor da dor e mal-estar.

Inserindo agulha fina nas áreas congestionadas ou “entupidas” faz com que o portão se abra e permita a energia fluir novamente. Com a energia-vital fluindo, o corpo pode agora regular novamente o fluxo de energia, se reparar, e manter o nível próprio de saúde.

OS TRÊS PILARES DE SÃO LOURENÇO

Localizados no Parque das Águas de São Lourenço, em São Lourenço, município do sul do estado de Minas Gerais e que, em um deles, além de identificar a localização de cada um explica, de forma bem simples, o objetivo e a função específica dos pilares.

Dizeres transcritos da placa junto ao pilar situado vizinho ao parquinho infantil e em frente à "Fonte Oriente":

Processo de desobstrução através de 3 pilares em granito:

1 – Captar energia do Cosmo e direcioná-la para o interior da Terra (Parque II)

2 – Captar energia do interior da Terra e direcioná-la para o Cosmo (Fonte Oriente)

3 – Canalizar as duas energias para manter o equilíbrio da região (Monjolo).

Esses três pilares são o resultado material do trabalho contratado pelo Parque a Marko Pogacnik, artista esloveno, nascido em 1944 em Kranji, antiga Iugoslávia.

Marko Pogacnik que desde 1979 realiza projetos de cura da Terra por método denominado de litopuntura, pelo próprio Marko Pogacnik.

O QUE É A CURA DA TERRA

Curar a Terra não significa apenas proteger o que existe, porém ocupar-se ativa e criativamente com as causas de destruição de seus sistemas.

Estas causas não são encontradas no âmbito do mundo materializado e sim nas dimensões das estruturas sutis superiores do espaço pluridimensional.

As alterações, doenças, percebidas no mundo materializado, os domínios visíveis da Terra e da Natureza, são reflexos das estruturas sutis, dos domínios invisíveis.

Como vimos anteriormente, Terra e Natureza correspondem à Gaia organismo vivo, com inteligência capaz de buscar o equilíbrio por meio da homeostasia e cujas estruturas se assemelham a do homem. A parte visível, mais densa, o físico e outras sutis, invisíveis: vital; emocional; mental; e espiritual.

Registra Marko Pogacnik em seu livro “Curar a Terra”: “Estamos sendo conclamados também e principalmente, a tomar conhecimento dos domínios invisíveis da Terra e da Natureza, buscando no domínio visível os reflexos de sua ação. Só desse modo poderá ser suprimida gradativamente a repressão exercida na maioria das vezes de modo inconsciente, sobre as dimensões vital-energéticas emocional e mental-espiritual dos sistemas da Terra. Este tipo de repressão conduz à pior das destruições do organismo terrestre, por minar a base invisível da vida”.

Para ilustrar essas repressões, destacamos, resumidamente, seu diagnóstico sobre Brasília no decorrer de sua visita a capital do Brasil: “o potencial energético de Brasília foi destruído pela construção da cidade. Além disso, em Brasília encontra-se a terceira mais importante fonte das energias femininas (energia yin) do planeta”.

Com relação à energia Yin, ele complementa seu diagnóstico afirmando: “Esse desequilíbrio em Brasília das energias femininas Yin com relação as masculinas Yang é, em parte compensado com o Lago Paranoá que banha a cidade”

Então, criaram-se alguns métodos para curar a Terra acometida de desequilíbrios físicos em seus ecossistemas produzidos por agressões a suas estruturas sutis, como construções, explorações do subsolo e guerras. Entre esses métodos encontra-se a litopuntura.

LITOPUNTURA

O QUE É

Litopuntura palavra formada de lithos, grego, que significa pedra e puntura, latim, que significa cravação.

Litopuntura é método de curar a Terra, que possui forma material e se baseia nos princípios da acupuntura. Originalmente, a palavra significa acupuntura da Terra mediante colocação de pedras.

A Litopuntura difere da simples colocação de pedras pelo fato de: primeiro ser escolhido local correspondente a um ponto de acupuntura e não qualquer local; segundo, a pedra de litopuntura recebe uma marca, um cosmograma, a fim de incluir as dimensões arquetípicas ou anímico-espirituais no método de cura.

Como base para a litopuntura, utiliza-se a colocação de pedras, sendo o cosmograma cinzelado em baixo-relevo na parte superior da mesma. Há casos em que se utiliza outros matérias como o bronze, o vidro, placa de cobre. Existem outros casos em que não há necessidade de colocar a pedra. Nesses casos é possível cinzelar o cosmograma numa parede ou num chão de pedra existente no local, ou ainda numa rocha.

Esse método de cura parte do princípio de que a Terra é organismo vivo e pelo qual, como em todos os organismos vivos, circula em seus meridianos a energia, bem como temm o corpo envolvido por Aura, espécie de contraparte sutil da Terra.

Assim, todo lugar tem um centro vital-energético, que representa a maior fonte de sopro vital em relação a toda a região em que se encontra.

Além disso, normalmente a energia se forma nas profundezas da terra fluindo em direção à superfície em forma de espiral, onde ela se une a outro feixe de energia cósmica que, à semelhança dum eixo de luz, liga, verticalmente, o ponto-fonte da Terra com o espaço cósmico.

No ponto em que essas energias se tocam ocorre um tipo de fusão dos dois, uma irradiação intensa do sopro vital que se espalha no espaço de forma esférica alimentando as estruturas vitais do espaço.

COSMOGRAMAS

São elementos complementares e indispensáveis na litopuntura. Conforme a função para a qual são desenvolvidos podem se apresentar em três formas principais: cosmogramas como marcas de identificação do lugar; cosmogramas como ferramentas para determinados processo de cura; e cosmogramas como quinesiogramas.

No caso de cosmogramas como marcas de identificação do lugar revelam o papel que esse lugar ocupa nos moldes de uma unidade mais ampla, por exemplo, de templo paisagístico. Também, pode fornecer informações sobre determinada qualidade personificada por aquele lugar.

No caso de cosmogramas como ferramentas para determinados processo de cura provocam modelo de força ou turbulência. Por meio desse modelo, certas forças são capazes ou superar bloqueios existentes ou de agir de alguma outra forma para curar ou regenerar. Forças são puxadas para dentro do espaço, ou forças existentes são novamente focalizadas, ou melhor, conduzidas. Além disso, essa forma de cosmograma abre um canal pelo qual anjos ou seres elementais se aproxima do lugar para apoiar os processo de cura.

No caso de cosmogramas como quinesiogramas estimulam simples função no espaço. Trata-se de informação ilustrativa capaz de estimular ou travar certo movimento no espaço. Como exemplo, marca que, gravada numa parede de vidro, previne os pássaros para não se chocarem contra o vidro.

Os projetos de litopuntura tem por objetivo a reativação de lugares prejudicados por processos de destruição, tais como: rebaixamento de lençol freático, urbanização acelerada, guerras etc., portanto a forma de cosmograma utilizada é a de ferramenta para determinado processo de cura.

No caso dos “Pilares de São Lourenço” os cosmogramas cinzelados nas pedras de granito são dessa forma, têm a função de cura, são ferramentas determinantes para cura.

Em tais casos, a estrutura sutil, com suas linhas e centros de energia, é examinada quanto ao seu estado. As pedras com os respectivos cosmogramass são cravadas nos pontos de acupuntura a fim de dissolver dessa estrutura sutil os seus bloqueios e estimular a reativação de suas funções.

AVALIAÇÃO DA AURA DO AMBIENTE, COMO MÉTODO DE DIAGNÓSTICO

O método utilizado e descrito por Marko Pogacnik para chegar a critério de avaliação da qualidade do organismo é a orientação pela irradiação do solo, ou seja a aura etérica da Terra Trata-se, aqui, de uma aura etérea da terra, semelhante a do corpo humano, que se tornou visível pela fotografia Kirlian.

A Terra em estado saudável tem aura de raios , em cuja dimensão cabe um ser humano com braços estendidos para o céu...

Nas paisagens urbanas, ou em regiões preparadas para agricultura, a irradiação dessa aura parece não conseguir ultrapassar a altura da cintura do homem. Em localidades cuja estrutura sutil foi profundamente prejudicada, a irradiação não passa do tornozelo.

Seu método consiste em examinar a Terra com a mão, rente ao chão. Em seguida levanta-a vagarosamente. É bem mais fácil mover a mão dentro dos limites da aura, ao ultrapassá-los a mão tem mais dificuldade em movimentar-se; enrijece-se e tem seus movimentos dificultados. Repete esse procedimento em vários pontos do local de estudo.

Outra possibilidade de perceber a qualidade de vida de um lugar é pela observação clarividente, contemplação pela visão interior. A aura que, no fundo é formada por essas, energias tem certos padrões que indicam: boa qualidade se suas cores forem claras cristalinas e mostram-se em movimento; e baixa qualidade se suas formas formação sem cores, caóticas e estáticas.

ALERTAS E EMNSAGEM FINAL

Esse curador dessa região em torno do Parque das Águas de São Lourenço deixa claro que:

- se os espaços, arquitetônicos e paisagísticos fossem organizados de acordo com princípios geomânticos, então as potencialidades vitais da Terra voltariam a fluir livremente;

- se os seres elementais fossem também incluídos conscientemente na vida e nos processos criativos da civilização, verdadeiros milagres em reflorestamentos, recuperação de nascentes e muitos outros passariam a ocorrer.

E, para finalizar, a mensagem de otimismo e de crença nos métodos de cura da Terra garimpada em uma das páginas do livro e nossa maior referência “Curar a Terra”: “Estou plenamente convencido de que temos ao nosso dispor todas as possibilidades para criar o paraíso aqui e agora (Marko Pogacnik)”.

FONTES:

LIVRO –

“Curar a Terra” de Marko Pogacnik

SITES –

hong.com.br;

novaconscincia.wordpress.com;

significados.com.br;

visaoholistica.com; e

pt.wikipedia.org

J Coelho
Enviado por J Coelho em 15/05/2018
Reeditado em 15/05/2018
Código do texto: T6336943
Classificação de conteúdo: seguro