A importância da Gestão Ambiental

Desde que o ser humano surgiu, aproximados seis mil anos atrás, junto com as atividades necessárias de seu cotidiano, a geração de resíduos era e continua sendo inevitável. A diferença que se pode notar entre os dias de hoje com o princípio da humanidade é clara no que diz respeito à evolução das técnicas de sobrevivência. Para que a vida seja possível, basicamente são necessários água, luz solar e oxigênio. No entanto, o ser humano quis e continua querendo ir muito além. Isso pode ser percebido nos dias de hoje quando uma pessoa precisa andar na moda, possuir um carro novo ou um celular de última geração. Muitas das vezes este é apenas um desejo desnecessário, que poderia ser evitado se não houvesse na mídia tantas pressões consumistas, nos incentivando a comprar cada vez mais. É interessante observar que a compulsão pela aquisição de bens busca preencher um vazio interior do ser humano, que está buscando um sentido na vida.

A maioria dos seres humanos acredita num deus, mas desconhece os valores intrínsecos da vida, que dizem respeito às coisas mais simples. Por exemplo, um grande empresário que precisa monitorar suas empresas, apesar de ter em seu quarto a melhor cama e o melhor colchão, muitas vezes não tem uma boa noite de sono. Este stress, que acama muitas pessoas no mundo inteiro, é causado justamente pelas pressões do dia a dia, onde muitos têm que trabalhar mais do que queriam para comprar mais do que precisam para gerarem mais resíduos do que o necessário. Assim, o meio ambiente recebe muito mais do que pode "reciclar".

No mundo atual ainda há muita extração de matéria-prima de fontes naturais, que poderia muito bem ser obtida em lixões e aterros sanitários se houvesse uma preocupação maior com a disposição correta dos resíduos e em sua reciclagem e reutilização na indústria. Poderia, ainda, haver uma política de retorno de embalagens e a volta das garrafas de vidro ao invés dos PET's por exemplo.

Há muitas maneiras de minimizar os danos causados pelo ser humano em toda a sua história de vida na Terra, mas seu esforço de restaurá-la por completo será em vão. "(...) O homem tem dominado homem para o seu prejuízo." diz a Bíblia no livro de Eclesiastes no capítulo 8, versículo 9. Se observarmos o gênero egoísta dos governos humanos, podemos perfeitamente entender estas palavras registradas há milhares de anos, mas que mesmo nos nossos dias, declaram a verdade de que os problemas não são apenas de hoje.

O capitalismo, apesar de oferecer certo conforto e uma aparente "riqueza" causada por um consumo acelerado de bens, é movido por políticas de produção em massa, que geram empregos e renda, é verdade, mas em contrapartida, gera um consumo muito grande de materiais extraídos da natureza. Fazendo uma analogia à fabricação carros e motos, podemos analisar o seguinte: em nosso estado e mais precisamente em Belo Horizonte e em toda sua região metropolitana, o transporte "público" é um caos. Se você mora em Betim e precisa chegar ao centro de Belo Horizonte de ônibus em horários de pico, por exemplo, é uma batalha. A frota, além de ser de baixíssima qualidade, é insuficiente para atender ao número de usuários que consequentemente causa superlotação. O resultado é que muitas pessoas estão buscando o transporte próprio e individual, gerando congestionamentos nas ruas e cada vez mais poluição.

Apesar de não podermos reestruturar nosso planeta, a Terra, podemos melhorar significativamente nosso conceito sobre a vida, a começar por nossas casas e em nossas empresas. Mas para que isso seja possível, há algo mais importante que precisa ser mudado: a visão que temos sobre nós mesmos. Não há, por exemplo, como conscientizar uma pessoa sobre algo. Alguém pode ser sensibilizado com uma informação e por si mesmo desenvolver uma consciência sobre tal assunto, pois esta atitude é pessoal, está em seu íntimo. É preciso entender que podemos viver bem com menos consumo, menos lixo, menos ter e mais ser, mais qualidade de vida e consequente felicidade. Dentro de uma empresa, por exemplo, não basta saber das obrigações ambientais e atendê-las, é preciso mais que isso. Uma empresa precisa ter consciência ambiental, ou seja, saber a importância de se tomar certas medidas para que o meio ambiente seja conservado ou até mesmo preservado, caso necessário. E para que uma empresa tenha esta consciência, ela, primeiramente, precisa ter um profissional capacitado para gerenciar esta área. Que consiga adequar as atividades empresariais às normas ambientais, sem que uma seja beneficiada em detrimento da outra, mas que possam existir em harmonia. Em outras palavras, este profissional tem que ser capaz de estabelecer metas dentro de um desenvolvimento sustentável e cumpri-las.

As dificuldades do mercado, seus impostos e concorrência nos mostram que não é tão simples atender, de maneira fidedigna as exigências dos órgãos gestores, até mesmo porque eles não têm uma quantidade suficiente de técnicos para analisar e fiscalizar todo o território necessário. Muitos processos de licenciamento ambiental demoram mais de um ano para serem analisados e os empreendedores não encontram outra maneira senão trabalhar na ilegalidade ambiental, por assim dizer.

Esta dificuldade, porém, não pode ser uma desculpa para agir de maneira irresponsável com o meio ambiente e suas fontes, que podem se esgotar. Agindo com sabedoria é possível corrigir falhas no SGA – Sistema de Gestão Ambiental de modo a beneficiar a todos. Não se pode acomodar com a inexistência de coleta seletiva por parte das prefeituras, por exemplo, e simplesmente deixar de aplicá-la na empresa. Neste caso deve ser implantado o sistema e se necessário contratar uma empresa privada para a coleta. Em certos casos o resíduo pode ser comercializado com empresas de reciclagens, o que resulta em renda para a empresa. Este é apenas um exemplo de muitas outras atividades que podem ser implantadas em uma empresa e até mesmo nas residências.

Concluímos assim, que a Gestão Ambiental é algo que há muito tempo vem sendo questionada e muito pouco utilizada, mas que é de suma importância não só dentro de uma empresa, bem como nos lares ou em qualquer lugar, pois gerir o ambiente é uma obrigação do ser humano que deve tomar conta de seus resíduos, seus pensamentos e suas ações perante a sociedade, uma vez que dividimos um mesmo ambiente, um planeta chamado Terra, uma maravilhosa criação de Deus, "que a estabeleceu firmemente, que não a criou simplesmente para nada, que a formou mesmo para ser habitada." Isaías 45:18

Júnio Dâmaso
Enviado por Júnio Dâmaso em 12/08/2019
Código do texto: T6718558
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.