O PAÍS DAS VÁRIAS VILAS (não é longe)

Caro leitor, cara leitora, perdão aos que amam dores (que provavelmente são muito raros).

“Amam dores” ou até são amadores na arte de admirar o nosso Brasil.

Vamos falar das várias “vilas” brasileiras.

Vamos pedir emprestado um pedacinho da fala de quem entende de turismo nacional.

ASPAS abertas.

//

(TÍTULO): “5 lugares do Brasil que parecem vilas encantadas de fora do país”

(Por): vanessa brunt

16.10.2019

.................

(...)

Para os apaixonados por arquitetura e temperaturas mais baixas ou amenas, desta vez vamos para cantos do Brasil que conseguem nos levar para culturas de outros países ou a uma boa viagem no tempo, causando a sensação de estarmos em uma ida internacional.

Locais que parecem vilas encantadas, com um bom ar de fazenda e universo vintage, e que podem servir como boas fugas para quem não quer o calor do verão entram na lista. Vamos desde cantos do país para visitar com facilidade e poucos custos – e em um único dia, saindo de capitais – até aqueles que servem para que o turista se hospede e mergulhe por dias nas belezas do local.

(...)

Seja para quem quer espaços mais badalados, com diversos eventos anuais, ou para quem deseja algo mais tranquilo, as dicas ficam para todos os gostos. Faça as malas para os contos de fadas:

.................

1. Serra da Cantareira | Perto de São Paulo (capital)

A Serra da Cantareira fica localizada ao norte da cidade de São Paulo, em Mariporã, e deixa a sensação de que você saiu do país. Tudo ali está no alto das montanhas, então a temperatura é sempre mais baixa do que a da capital. Ideal para quem quer se aproximar da natureza ou de um canto que parece uma vila mágica, o lugar reúne o combo do friozinho com mil motivos para não ficar parado.

(...)

Da maior parte das áreas abertas é possível ter vistas incríveis, como a própria SP e mais altas montanhas próximas.

(...)

.................

2. Colônias Holandesas do Paraná | Perto de Curitiba

Saindo de Curitiba, é possível ir com uma empresa para o passeio que inclui o Parque Estadual de Vila Velha e as colônias holandesas.

O ponto negativo é que, para quem quiser ir com empresa, o custo é alto.

(...)

Após, o destino é Castrolanda, uma colônia fundada em 1951. É lá onde está o moinho, que é um dos maiores fora da Holanda (com 37 metros) e faz parte do Memorial da Imigração, o qual pode ser visitado de sexta à domingo e conta com cafeteria interna.

Ao chegar em Carambeí, no Parque Histórico, é possível conhecer o maior museu a céu aberto do Brasil, com uma área de 100 mil m².

(...)

As Furnas formam mais uma opção. Elas se caracterizam por grandes crateras com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo). Por fim, há a Lagoa Dourada, que possui este nome porque ao pôr do sol suas águas ficam douradas.

(...)

.................

3. Triunfo | Em Pernambuco

Triunfo é a cidade mais alta do estado de Pernambuco e tem um clima ameno que faz contraste com as cidades vizinhas, as quais possuem clima semiárido. A cidade nordestina preserva construções do século 19 tão bem conservadas que parecem ter sido feitas agora. O destino é recheado de grutas e mirantes e chega a ser chamado de Oásis do Sertão.

(...)

Para quem quer passear em Pernambuco fazendo um circuito do frio, uma boa é ir de Triunfo para Gravatá e Garanhuns, dois outros belíssimos locais que deixam clima histórico e lembrem um pouco a beleza de Gramado.

(...)

.................

4. Pomerode | Em Santa Catarina

A pequena Pomerode é uma cidade com fartas opções, mas tem cara de vilarejo. Sua população estimada em 2019 é de 33.447 habitantes, conforme dados do IBGE. O destino mantém sua tradição germânica há anos e encanta pela arquitetura, pela saborosa gastronomia alemã e pela agitada Festa Pomerana, que celebra anualmente a cultura da Alemanha através de trajes, comidas, bebidas e música.

Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode tem o maior acervo de construções enxaimel fora da Alemanha e preserva ainda traços da cultura trazida pelos colonizadores, como os que vieram da Pomerânia. Outra festa que acontece por lá é a Osterfest: maior festa de páscoa do país, onde foi montada a Osterbaum, maior árvore de páscoa do mundo.

(...)

.................

5. Maracás | Na Bahia

Maracás é um município brasileiro situado no estado da Bahia, na Mesorregião do Centro-Sul Baiano. O lugar é conhecido como a Suíça da Bahia ou a Cidade das Flores e já sediou o Festival de Inverno em 2016. Lá, o nome faz jus ao destino, já que o frio que chega a deixar o ambiente cinza ganha contraste com as cores das flores e árvores do espaço.

(...)

\\ ASPAS fechadas para o belo roteiro de onde foram extraídos alguns breves trechos, reproduzidos acima. A descrição completa pode ser conferida no link:

https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/5-lugares-do-brasil-que-parecem-vilas-encantadas-de-fora-do-pais/

:::::::::::::::::::::

Voltando e finalizando aqui, o Tex.

Esta foi apenas uma contribuição, em forma de divulgação, a partir de uma inspirada sugestão da jovem Vanessa, para aqueles que ainda prezam este nosso belo país monumental.

:::::::::::::::::::::

Da série: “Pegue sua esteira e seu chapéu... chi-ribi-ribim-popo-popo” (música ‘Maria Isabel’, gravada originalmente por Marcus Pitter)”