COMO COLHER SUAS TÂMARAS

COMO COLHER SUAS TÂMARAS

As tâmaras crescem nas tamareiras e são difíceis de colher porque essas árvores podem chegar a 23 m ou mais. Fique de olho nas frutas marrons e maduras quando for fazer a colheita. Se a árvore for grande, você terá que subir nela para pegar as tâmaras. Depois de colher, guarde-as na geladeira ou no congelador para que elas durem mais.

Parte 1

1.- Procure frutas macias e marrons. As tâmaras ficam maduras quando começam a mudar para a cor marrom, além de ficarem mais moles ao tocar. Assim que vir esses sinais, está na hora de colher as frutas maduras.

· Quando as tâmaras estão bem novas, a cor delas é verde. Elas ficam rosadas ou laranjas quando começam a amadurecer.

· As tâmaras amadurecem depois de colhidas, então se os pássaros estiverem comendo as frutas, colha antes para não perdê-las.

· Você também pode colocar sacos de rede por cima das frutas para que os pássaros não consigam comê-las.

2.- Veja se elas estão “enrugadas”. Conforme as tâmaras vão amadurecendo, elas começam a enrugar e ficam parecidas com uvas-passas grandes. Quando for procurar tâmaras maduras, veja se elas estão enrugadas.

3.- Procure tâmaras maduras durante a temporada delas. Essas frutas amadurecem em períodos diferentes, então, para aumentar a quantidade da colheita, inspecione a árvore pelo menos uma vez por semana para ver se encontra tâmaras maduras.

· Fique de olho nas que estiverem rosas alaranjadas, porque elas vão amadurecer dentro de uma semana.

Parte 2

Colhendo as tâmaras

1.- Suba na árvore. As tâmaras crescem perto do topo da árvore, embaixo das folhas.

Segure-se nas cascas em forma de triângulo e use luvas para proteger as mãos. Muitos colhedores de tâmaras sobem descalços na árvore, mas se você não está acostumado, melhor não fazer isso. Ponha um calçado que dê aderência para subir com segurança.

· Elevadores eletrônicos também são uma opção para ver e colher as tâmaras sem ter que subir na árvore. O elevador também facilita o acesso às frutas, já que elas ficam penduradas no exterior da tamareira.

2.- Considere usar um cinto e talabarte para subir na árvore. Proteja-se quando for subir na árvore usando um cinto e talabarte. As tamareiras são bem altas e esse equipamento evita que você caia. Ele é bem parecido com o de alpinistas, a diferença que é você vai usar uma corda estática em vez de uma dinâmica elástica.

· O nó de arreio cria um atrito e segura a pessoa caso ela comece a cair.

· Coloque também um capacete de alpinista. Você encontra esse produto em lojas de artigos esportivos.

· Geralmente, os cintos e talabartes feitos para subir em árvores tem mais assento e acolchoamento que os de alpinismo, porque a pessoa passa mais tempo no equipamento que os alpinistas.

3.- Puxe a tâmara com delicadeza para colher. As tâmaras maduras saem dos cabos facilmente. Colha uma de cada vez para não machucar as frutas tentando pegar várias de uma vez.

· Inspecione a tamareira várias vezes durante a temporada para colher as frutas maduras.

· Se você não tiver um elevador, talvez tenha que cortar os galhos antes de colher.

· Algumas tâmaras, especialmente as consideradas “moles”, são bem frágeis e não podem ser jogadas dentro de um saco. Você terá que colocá-las em um pote delicadamente. A variedade Medjool, por exemplo, é uma delas.

4.- Tire o galho quando a maioria das tâmaras estiverem maduras. No final da temporada, todas as frutas vão amadurecer e fica mais fácil cortar o galho e colher as frutas no chão.

· Para cortar o galho, pegue uma faca afiada ou um facão e coloque na base dele, onde ele se une com o resto da árvore. Segure o galho enquanto corta e depois abaixe-o na direção do chão.

5.- Deixe as tâmaras terminarem de amadurecer no sol. Coloque as tâmaras amarelas rosadas em uma lona ao sol. Deixe-as lá até que fiquem marrons e mais moles, ou seja, maduras.

· Se estiver preocupado com pássaros, cubra as frutas com uma rede leve.

· Coloque as tâmaras em um saco de papel pardo para amadurecer, se preferir.

6.- Lave as frutas e congele por, pelo menos, 24 horas. Assim que tirar as tâmaras da árvore, lave-as para tirar qualquer sujeira. Deixe-as secar sem pôr uma em cima da outra, coloque-as em um pote delicadamente e congele por 24 horas.

· O congelador mata as bactérias que podem estar nas frutas.

Parte 3

Guardando as tâmaras

1.- Deixe as tâmaras frescas em temperatura ambiente por alguns dias. As tâmaras frescas, como as da variedade Bahri, são um pouco diferentes das desidratadas. Você pode mantê-las em temperatura ambiente por alguns duas, mas elas vão amadurecer mais durante esse tempo.

· As tâmaras são consideradas frutas secas, mas elas são colhidas já desse jeito e não passam por processo de desidratação.

2.- Mantenha as tâmaras na geladeira por até um mês. Elas podem ser guardadas em recipientes herméticos na geladeira e continuarão saborosas por uns 30 dias usando esse método. Depois disso, elas ainda estarão comestíveis, mas o sabor não será tão bom.

· O ar é o inimigo número um das tâmaras. Coloque uma camada de plástico fino em cima delas se tiver sobrado espaço no pote.

3.- Congele as tâmaras por até um ano. Essa fruta dura muito mais quando é mantida no congelador. Coloque-as em sacos plásticos com fecho e tire o máximo de ar que puder antes de pôr no freezer.

· Descongele as tâmaras tirando-as do congelador algumas horas antes de usar.

· Outro jeito de descongelar é colocá-las na água morna por 30 minutos.

Dicas

· Coma as tâmaras puras ou faça um purê e use para adoçar outros alimentos.

· Lave bem todas as frutas antes de comer.

Nota do divulgador:- Você planta a Tâmara, mas com certeza tu não colhes!!!! Demora 80 anos para dar o primeiro fruto!!!

ivanhoé e MAGGIE MORAN
Enviado por ivanhoé em 25/05/2023
Código do texto: T7796828
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.