É o dióxido de carbono a causa do aquecimento global? As atividades humanas têm impacto global na temperatura da Terra?

É controversa a questão climática. E há, penso que ninguém há de discordar, a envolverem tal questão interesses inconfessados de políticos e empresários, que não se vexam de manipular dados que institutos de pesquisas reúnem, ou a eles dão uma interpretação criminosa, ou se concentram a divulgar unicamente os que lhes atendem aos interesses. Presumo que toda pessoa que tenha se dedicado a ler, nos últimos quinhentos anos, jornais e revistas, e sites, tenha se deparado com notícias que informavam, nos anos mil e novecentos e lá vai cacetada, que a Terra se converteria, nos anos mil e novecentos e bolinhas, em uma bola de gelo sideral - e este ano de mil e novecentos e tantas bolinhas chegou, e os humanos, e os tigres, e as baleias, e os ornitorrincos, e tantos outras criaturas terráqueas, não morremos congelados. Depois, deram para falar aos quatros ventos - e de tal sabe quem lê, nestes anos de dois mil e vírgulas, que seja o título das matérias jornalísticas - que a Terra há de se converter, antes do ano dois mil e três tapas na orelha, em uma bola de fogo. Sei, não. Prevejo que todos, além de ganharmos três tapas na orelha, e de lambujem dois croques no cocoruto, não viraremos churrasco sideral.

Aproveitando a ocasião, pergunto-me, e pergunto ao leitor, se podemos confiar nas ditas pesquisas científicas, naquilo que dizem que as pesquisas dizem e no que dizem os cientistas renomados. Penso que algumas das minhas palavras acima escritas dão idéia do que penso a respeito.

Diz-se por aí, e por aqui também, que está na origem do aquecimento global a atividade humana - e concluem os apressados que para salvar a Terra da destruição basta eliminar a espécie humana, ou, simplesmente, reduzir a população humana em 90%. E a Terra está salva! Vivas! Oxalá tal dia chegue, e logo.

Lembro-me que li, mas não me lembro onde - oh! mania, que tenho, de não anotar o que eu deveria anotar -, que a quantidade de dióxido de carbono existente na atmosfera terrestre, hoje, está um pouco acima do mínimo indispensável para que a Terra permita a vida. Reduza-se um pingo que seja do famigerado e malfalado ceódois que da Terra desaparecerão os humanos, os elefantes, os saguis, os ursos, os coalas e todas as outras espécies de vida animal, e os vegetais. E hoje ouvi um geólogo, Ian Plimer, declarar, de viva voz, ao vivo, e em cores, que em outras eras, havendo, na atmosfera da Terra, uma quantidade de dióxido de carbono superior, e muito, ao que hoje há, iniciaram-se eras glaciais, e que as atividades humanas dispersam, na atmosfera, o correspondente a 3% de todo o ceódois que a compõe.

Então, dito o que vai acima, ficam as questões: É o ser humano o responsável - único e exclusivo, como querem alguns - pelo aquecimento global? Se se reduzir a quantidade de emissões de dióxido de carbono via atividades humanas, a Terra irá se esfriar? Há uma relação, diretamente proporcional, de causa e efeito, entre a quantidade de ceódois e a temperatura da Terra? As políticas ambientalistas que muitos governos estão a impôr a países inteiros têm fundamento científico?

Que a questão ambiental é séria, é; infelizmente, muita gente dela faz uma arma política.

Se há ciência a envolver a questão ambiental, que todas as teorias, todas as teses, todas as políticas, estejam sob escrutínio científico; que nenhuma teoria, nenhuma política, nenhuma tese se imponha, pela força, calando vozes contrárias.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 31/07/2023
Código do texto: T7850473
Classificação de conteúdo: seguro