O Cartão de Crédito

(Nada mais do que um cordeirinho em pele de leão)

Epa ! Me parece que a frase é ao contrário.

Porém, analisado criteriosamente, o cartão de crédito, (não confundir com cartão de loja), repito, o cartão de crédito está mais para cordeiro do que para leão.

Comece considerando que o cartão de crédito é um instrumento de financiamento que pode conceder, até 30 dias de prazo (ou um pouquinho mais) sem ônus (sem juros). Isto é, não são cobrados juros, da data da compra até a data de vencimento da próxima fatura.

A partir daí, o titular do cartão fica sujeito a cobrança de juros, caso não quite o saldo total lançado na fatura. Mas lembre-se de que os juros são cobrados somente sobre a parcela não paga, ou seja, sobre o saldo remanescente. É o que as Administradoras dos Cartões chamam de crédito rotativo.

Dizem também, que as taxas de juros dos cartões de crédito são as mais elevadas. Na ponta do lápis, você verá que o custo financeiro de um cartão de crédito, utilizado como meio de financiamento, pode ser, por exemplo, inferior ao custo do cheque especial.

Vamos aos cálculos !

Imagine que você esteja sem liquidez, mas precisa comprar um terno novo, que custa $ 500,00. Então, ou, você usa o limite do cheque especial, ou, usa o cartão de crédito.

Usando o Cartão, e passados 30 dias, a respectiva fatura apresentará saldo de $ 500,00, que amortizado parcialmente, com um pagamento de $ 300,00, fará com que o saldo aos 60 dias seja $ 222,00, isto é, $ 200,00 + $ 22,00 (o saldo remanescente + juros de 11 % ao mês).

No Cheque Especial, passados 30 dias, você terá juros de $ 40,00 (8 % ao mês sobre $ 500,00). Então o saldo devedor totalizará $ 540,00. Depositado no Cheque Especial, o mesmo valor pago no Cartão de Crédito, o saldo devedor baixa para $ 240,00.

Aos 60 dias, seu saldo devedor no Cheque Especial será de $ 259,20 (o saldo devedor anterior de $ 240,00 + juros de 8 % a.m.).

Para "zerar a conta", você terá que depositar os $ 259,20. Isto é, mais do que o valor pago para quitar o Cartão de Crédito.

Fazendo o cálculo da Taxa Interna de Retorno, tem-se para o cartão de crédito o custo mensal de 3,075 % ao mês e no cheque especial os 8 % ao mês.