Relações Humanas no Mercado de Trabalho

Relações Humanas no Trabalho foi uma das disciplinas que mais gostei até agora na faculdade. Há outras que também merecem estar na minha lista, mas por enquanto vou falar apenas desta.

Posso dizer que recebi lições de grande valia nessa disciplina. Foi ali que aprendi sobre a Teoria das Relações Humanas - TRH - e compreendi a importância da comunicação e do trabalho em equipe dentro de uma empresa.

Por toda a importância mencionada é que acredito que se a TRH fosse passada aos alunos nas escolas... E em suas casas... E se fosse praticada... Na hora de buscarem o mercado de trabalho, as pessoas já teriam conhecimento e lá teriam bons resultados. Empregados e empregadores saberiam como agir a fim de estarem sempre motivados no dia-a-dia de suas funções. Empregados satisfeitos fariam com que o índice de demissões caísse e, consequentemente, haveria mais lucro para todos.

Mas o que ocorre atualmente é a existência de muita concorrência, por isso nem sempre os funcionários se sentem realmente satisfeitos em seu trabalho sendo o lado financeiro, muitas vezes, a razão principal para continuarem.

E afinal quem vai se sentir realmente satisfeito estando em um ambiente onde não se pode confiar em praticamente ninguém?

O empregado necessita de uma boa relação com todos no seu ambiente de trabalho, não apenas com seus colegas como também com seus superiores. Isso faz parte de suas necessidades básicas.

O trecho a seguir é parte de um texto retirado do meu ambiente de aprendizagem:

"Como será a qualidade de trabalho de um funcionário que não tem suas necessidades básicas supridas? As necessidades básicas do ser humano devem ser satisfeitas para um melhor desempenho, tanto pessoal quanto profissional.

Importância do Estudo das Relações Humanas no Trabalho:

Atualmente a satisfação no trabalho é um assunto bastante abordado em empresas preocupadas com o desempenho e satisfação de seus funcionários.

Condições de trabalho inadequadas, chefes autoritários, falta de perspectiva profissional, pouca autonomia são fatores que interferem na motivação e no comportamento dos funcionários.

A compreensão da motivação do comportamento exige o conhecimento das necessidades humanas, por se tratar de um dos motivos internos mais importantes que orientam o comportamento e o desempenho do indivíduo."

No tempo do homem-máquina, os empregadores consideravam que motivar um funcionário era simplemente aumentar seu salário, mas isso não é o suficiente para motivar uma pessoa.

Volto a dizer: para estar motivado, o empregado necessita de uma boa relação com todos no seu ambiente de trabalho, não apenas com seus colegas como também com seus superiores. Isso faz parte de suas necessidades básicas. E se assim for, acho até que diminui a importância de um alto salário.

Finalizo esta reflexão com um pensamento de otimismo e esperança: "Ah, se a Teoria das Relações Humanas fosse praticada... Ah, se ela fosse passada nas escolas para que todos a conhecessem..."

Porém, nas escolas se ensina sobre a competição. E o mundo gira em torno disso.

Mas, quem sabe, essa visão ainda mude para uma mais humana.

E então, empregados e empregadores estarão mais satisfeitos.

E então, a vida será melhor!

Claudia RS
Enviado por Claudia RS em 16/01/2010
Reeditado em 29/03/2021
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