Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

INVESTIR NO PAÍS ERRADO

Em 1998 , o Sr. Fernando Henrique Cardoso, Presidente do Brasil , e a mídia brasileira indicavam que o Brasil era na altura um bom lugar para se investir e a moeda brasileira estava estabilizada e forte .

Essas eram as indicações econômicas que se liam no exterior sobre um Brasil aparentemente atraente para se construir uma nova vida mais pacifica e socialmente mais equilibrada .

Em 1999 , a moeda brasileira , o Real , estava mais ou menos equiparada à moeda americana ,  um por um .

No fim de ano de 1999 , nossa empresa , com sede em outro país , desejando transferir-se para o Brasil, diante de informações aparentemente credíveis sobre a economia brasileira , decidiu investir  na construção de raiz de uma casa apropriada para um restaurante de alta qualidade .

Começou  com sucesso na cidade de Teresópolis mas o retorno do alto investimento financeiro foi muito inferior às expectativas  e era difícil manter a contabilidade positiva .

Diante disso e para sair do prejuizo , esta empresa decidiu transferir seu investimento para o Rio de janeiro , Barra da Tijuca , num espaço alugado , dentro de um condomínio bem conhecido .

Alguns meses após este inicio de investimentos no Brasil e contrariando as afirmativas do seu presidente , o Sr. Fernando Henrique Cardoso , a moeda brasileira  começou a sofrer  uma grande desvalorização cambial especulativa  e em poucos meses já tinha desvalorizado mais de cem por cento .

Em menos de dois anos já só valia trinta e cinco por cento do valor de 1999 .

O Brasil afinal revelava-se um ovo de casca fina  .

Naturalmente com esta desvalorização cambial a grande maioria dos brasileiros e aqueles que investiram na produção no Brasil ficaram mais pobres nesse mesmo percentual .

Os especuladores financeiros no Brasil , nacionais e estrangeiros , que tinham informações privilegiadas sobre o que ia acontecer com a economia brasileira ganharam muito com esta desvalorização da moeda ,  o "Real" .

Os bancos no Brasil são os maiores especuladores da moeda brasileira e são os maiores ganhadores pois eles detêm informações privilegiadas fornecidas pelos parceiros embutidos nos Governos , através de grupos de influências .

Aqueles que produziam e investiam suas economias na produção real do país e os trabalhadores em geral , esses ficaram muito mais pobres .

A maioria do povo brasileiro é um povo bom e simples mas há muita malandragem .

Esta situação com certeza não agrada àqueles que querem trabalhar e produzir honestamente , e são muitos .

Razões estas por que muitos brasileiros , milhares , hoje em dia preferem abandonar seu país de nascimento e tentam construir uma nova vida em outro país mais acolhedor e pacífico .

Ou seja , há um descontentamento geral no Brasil e nossa empresa também se frustrou e buscou uma saída mais interessante fora do Brasil para afastar-se desta crise brasileira  e com isso  foi mais uma  empresa a mudar de país   indo enriquecer  outro .
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 16/08/2005
Reeditado em 31/10/2018
Código do texto: T43010
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Valdemar Ribeiro
Lubango - Huíla - Angola
167 textos (47031 leituras)
7 e-livros (1135 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/07/20 06:25)
Valdemar Ribeiro

Site do Escritor