Impostômetro

Em algumas cidades do Brasil, vê-se um grande painel eletrônico em que aparecem os números do impostômetro. Nos últimos 10 anos a arrecadação tributária superou a média de um trilhão anual. Vamos ficar com a comparação de um trilhão, mesmo sabendo da superação desse número.

Para se ter uma ideia dessa astronômica soma, convertendo em segundos, desde o nascimento de Cristo até hoje ainda não decorreu um trilhão de segundos. Noutra comparação, agora em milímetros, se pegarmos uma fita métrica e circundarmos o globo terrestre, não se chega a um trilhão de milímetros.

Partindo para a economia, cuja comparação é a que mais nos interessa, daria para comprar 12,5 milhões de casas, 37 milhões de carros populares, ou um bilhão de mensalidades de plano de saúde e 1,35 bilhões de mensalidades escolares, segundo análise de alguns economistas.

Resta-nos indagar se essa mega soma de recursos está sendo bem administrada, aplicando nos setores essenciais, como saúde, educação e segurança. Pelo que a mídia vem mostrando nos últimos dias, não é isto que nos parece. Um caos total na saúde, a educação da “Pátria Educadora” no fundo do poço e a violência em alto índice, por todo esse nosso grande Brasil. Pelo que se avalia da gigantesca arrecadação, daria para uma administração de primeiro mundo, se não houvesse aí uma pitada de corrupção.

Assim, é hora de todos nos empenharmos para alcançar a profecia do economista americano Robert Klitgaard: “A corrupção será derrotada.”

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 15/05/2015
Código do texto: T5242467
Classificação de conteúdo: seguro