SEDUÇÃO EM VENDAS

Inicio este artigo fazendo uma analogia entre Sedução e Vendas. Sedução e Vendas são atividades que usam alguns princípios muito parecidos. Em vendas o modo como você aborda um encontro com o cliente é fundamental para definir o sucesso de uma venda já na Sedução é praticamente a mesma coisa. O homem de atitude não deixa escapar a oportunidade de conquistar a mulher desejada. A reação do cliente ou da mulher à abordagem realizada é o que determinará o sucesso da negociação ou da conquista. Abaixo apresento alguns princípios que ajudará a você a melhorar significativamente as suas vendas e resultados.

1º Principio – Prospecção

O objetivo da prospecção é construir a primeira etapa do relacionamento entre o profissional de vendas e o cliente. O sucesso da venda depende de um plano e prospecção de clientes bem estruturado. Improvisações e confiança excesso podem causar atraso e perda de negócios, como também pode abortar uma relação promissora com um cliente potencial. Identifique seus clientes atuais e poenciais. Construa ,mantenha e garimpe um banco de dados, com informações advindas de todos os canais e pontos de contato do cliente.

2º Principio – Determinação

Determinação em vendas é o segredo do sucesso. Tem que ter objetivos bem definidos. Trace um plano, defina e atinja metas de longo prazo (o que você quer) e de curto prazo (como conseguir o que deseja).

3º Principio – Persistência

Desenvolva o poder da persistência. Você está disposto a receber um não como resposta e simplesmente aceita-lo sem resistir?

Você é capaz de receber um não como desafio, em vez de encara-lo como rejeição?

Está disposto a persistir durante cinco a dez exposições para fechar uma venda?

Se for capaz então começou a entender o poder da persistência.

4ª Princípio – Seja Profissional

O profissional de vendas tem o seu desempenho avaliado pelo conjunto de ações no dia-a-dia e pela busca constante da excelência. Em vendas dificilmente um dia será igual ao outro. As pessoas são diferentes, possuem expectativas e desejos diferentes, planeje estrategicamente: Estude o produto eles sofrem alterações, evoluem e modernizam-se, estude a empresa, o mercado, os concorrentes e os clientes.. Busque a perfeição e tente melhorar sempre.

5ª Princípio – Conheça o seu Cliente

Conheça o tipo de comercio do cliente;

Conheça o potencial de vendas do cliente;

Conheça o histórico do cliente com a sua empresa;

Entenda o cliente e atenda as necessidades dele: A satisfação do cliente depende do desempenho da oferta e do atendimento em relação às suas expectativas;

Surpreenda e encante o cliente com argumento e persuasão: Na Grécia antiga os sofistas eram sábios, discípulos de Sócrates, eles ensinavam que o ser humano era a medida de todas as coisas e atribuíam grande importância a linguagem. Os sofistas tinham muito poder de convencimento (chamada de persuasão) e foram considerados impostores porque tinham argumentos para comprovar que o ser humano podia (quase) tudo. A persuasão esta ligada à riqueza da expressão e da linguagem em comunicação, uma pessoa persuasiva não fala da mesma maneira com todas as pessoas.

Pergunte e ouça o cliente potencial e descubra suas verdadeiras necessidades, estabeleça relacionamentos duradouros;

Seja sincero nas suas propostas, cumpra com o que você prometer ao cliente. Tenha atitudes honestas e eticas.

6º Principio - Obstinação

Vendas é uma carreira altamente desafiante e excitante, na qual as pessoas procuram estar sempre se superando. Numa busca incessante de atingimento e superação de objetivos e metas estipuladas fazem do profissional de vendas uma pessoa bastante dinâmica e obstinada por resultados.