O que não lhe disseram sobre "mais-valia"

MAIS-VALIA! Só a menção dessa palavra já deve estar provocando coceiras e batimentos cardíacos acelerados em muitos...

Porém o diabo não é tão feio quanto parece e pode servir para desmistificar as ideias neoliberais celebradas por muitas pessoas e pela mídia em geral.

Engana-se quem pensa que mais-valia seja só o lucro do produtor após vender uma mercadoria, na verdade significa tudo aquilo que excede os custos de produção, ou seja, que excede os custos do trabalho utilizado para produzir uma determinada mercadoria.

No conceito de mais-valia estão incluídos tudo o que não é trabalho, como o aluguel pago pelo produtor do bem, os juros que ele paga por empréstimos e financiamentos aos bancos e os impostos que ele paga ao governo.

Sabendo disso, vamos às reformas neoliberais proclamadas por alguns como o caminho para a prosperidade.

O que elas propõem?

Reforma trabalhista, reforma previdenciária, redução de investimentos em educação e saúde, privatizações de serviços de saúde e educação, privatizações de rodovias, casa da moeda, praças, serviços de limpeza etc.

"Menos Estado", é a frase de ordem. Que na verdade pode ser traduzida como "menos serviços públicos", já que não se fala em redução de impostos.

E por que não se fala em redução de impostos?

Porque o governo brasileiro, assim como as empresas, destina uma parte considerável do que arrecada para o pagamento de juros e rolagens da dívida pública, porém a dívida está tão alta que já não será possível pagá-la nos anos vindouros, portanto é preciso cortar direitos trabalhistas e previdenciários, fazer privatizações etc. para continuar a honrá-la.

"Mas a culpa é do governo, que gasta muito", dirão alguns. Não é verdade, já que essa dívida vem de longa data, restando aos governos rolá-la e ficarem reféns dela.

Portanto é o próprio mercado quem "infla" nossa mais-valia, transformando-a numa das mais gordas do mundo. Sendo assim, essas políticas neoliberais não atacarão a raiz do problema, atacarão somente a classe média e os pobres.

(mais um texto polêmico, prometo que vou dar um tempo e postar somente belos poemas de amor :D )

Edgley Gonçalves
Enviado por Edgley Gonçalves em 11/03/2018
Código do texto: T6277051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.