O MAL DE COBRAR MAIS BARATO

Muita gente cai no erro de ir baixando o preço de seus serviços, à medida que a própria necessidade ou o apelo do cliente

vai forçando a isso.

O mercado aquecido, ou seja: uma grande demanda naquele setor, muita gente precisando dos serviços, às vezes também obriga o prestador a entrar na dança e, com medo de deixar de vender, acaba indo nessa onda de preços ridiculamente baixos, pensando em atrair mais cliente e assim, atingir suas metas.

Até certo ponto, pode fazer algum sentido.

Mas o contrário também pode ser verdade.

Quem oferece um melhor serviço, já garantiu seu nome no mercado, mesmo cobrando um pouco a mais que a maioria e acaba naturalmente

atraindo uma clientela fiel, que nem sempre vai barganhar preço porque sabe que ali existe algum diferencial positivo que define sua escolha.

Daí o que defendo é que nem sempre vale à pena cobrar mais barato para garantir, por exemplo: 10 clientes a 500 ou 400 reais, quando o justo seria, pelo menos cobrar pelo serviço o valor de 800 reais, o que, talvez afastasse 4 clientes, digamos.

Ainda assim, fazendo uma continha rápida, 6 clientes a 800 reais, totaliza 4.800 reais.

Enquanto que 10 clientes a 400 reais, totalizaria apenas 4 mil reais.

Uma diferença já considerável, e se você levar em conta os custos que teria com investimento em equipamento, matéria prima, mão de obra, tempo e logística para atender a mais esses 4 clientes, ainda incertos este ganho aumentaria ainda mais.

Nessa conta, você teria 800 reais a mais com 6 clientes, contra os 10 possíveis e estaria atendendo de uma melhor maneira a estes clientes conquistados, garantindo uma maior atenção e satisfação e ainda, de quebra, aumentando as chances de fidelização e indicações no mesmo nível.

Claro que estes números são apenas uma ideia e de repente sua meta é uma carta de 100 clientes ou mil ou mais.

Acho que a proporção prevalece.

Mais clientes a menor preço, risco de uma possível queda na qualidade do serviço oferecido, atrasos e consequentemente, afastamento de boa parte da clientela.

Saiba se impor, sabendo o que está oferecendo, garantindo diferenciais como: qualidade, prazo de entrega, melhor atendimento, pós-venda, conhecimento do mercado, etc.

Conheça o mercado, seja parceiro dos clientes, mas deixe claro porque você merece ser melhor remunerado pelos seus serviços.

Não tenha medo de perder clientes pelo preço, mas pela qualidade dos seus serviços.

Pelo preço, um dia eles podem voltar; pela baixa qualidade, jamais!

DEIXE SEU COMENTÁRIO! CONCORDANDO OU DISCORDANDO.

Você pode ter mais noção do que eu sobre o assunto.

Milton Duarte
Enviado por Milton Duarte em 11/10/2021
Reeditado em 10/11/2021
Código do texto: T7361173
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