Para vencer com vantagem competitiva é necessário que a empresa se conheça melhor

Atualmente, muitas empresas estão impactando com seus negócios através da competitividade, planejamento estratégico, produtos diferenciados, marca como um bem sustentável, preços imbatíveis e um grande valor agregado ao produto. Neste sentido, buscar uma vantagem competitiva virou uma regra a ser seguida a todo vapor como forma ganhar mais clientes e se perpetuar no mercado por muitos anos.

Sendo assim, os empreendedores em seu cotidiano buscam por alternativas eficazes para alavancar seus empreendimentos, dentre elas encontra-se a análise das 5 forças de Porter que serve para mostrar qual a posição de uma empresa no mercado, indicando seus pontos positivos e negativos. Essa análise é dinâmica, versátil, inovadora, transformadora e que possui um caráter relevante para qualquer negócio, independente do seu tamanho, localidade e nicho de atuação.

Toda e qualquer organização tem pontes fortes e grandes oportunidades que tem tudo para ganhar uma grande vantagem competitiva como forma de se expandir cada vez mais seus negócios. Por outro lado, também apresenta limitações como pontos fracos e ameaças apontados pela análise de SWOT e que devem ser superados.

Cabe mencionar que considero que é necessário conhecer melhor e profundamente todas as características dos negócios e suas forças competitivas para avançar como uma marca rentável e sustentável. Vale ressaltar que para toda organização precisa criar um plano de carreira, um programa para treinamentos e desenvolvimento de pessoas e aumentos salarias por mérito; políticas de promoções e orientação funcional dos produtos e uma melhor precificação para uma venda imbatível através de um planejamento estratégico e mercadológico, um plano de marketing poderoso, etc.

Convém lembrar que toda empresa deve construir o seu planejamento estratégico detalhadamente com sua equipe. É a partir dele que o negócio define onde quer chegar, como vai chegar lá, quais métricas precisa acompanhar e quais recursos vai precisar. Considero que é necessário e urgente incluir as 5 forças de Porter como parte do planejamento mais detalhado sendo, portanto, utilizado como um grande guia estratégico para definir com exatidão passos mais precisos e pontuais, que realmente levem em consideração todas as variáveis do negócio, ganhando assim a concorrência.

Lucília Santos – Master Coach Trainer e Especialista em Coaching de Excelência. Formações Internacionais em Business Trainer Essentials, Formação Missão Trainer e Formação Treinador Comportamental pelo Instituto Lyouman e Professional e Self Coaching, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista em 360º pelo IBC. Formação em Master Trainer Empresarial em Gestão do Tempo e Produtividade pelo Eto Institute, Formação de Mentores pelo Instituto Vida Fera, Mentoring e Mentoring Experience pelo Instituto Holos de Qualidade. Coautora do livro " O sentido e a busca da felicidade" e escritora do E-book Superdicas para alcançar suas metas com sucesso pela Hotmart. Graduanda em Coaching e Mentoring e pós-graduanda em Coaching Educacional. Graduada em Pedagogia e Psicopedagogia aplicada à Educação. Especialista: MBA em Liderança e Coaching, Neuropsicologia, Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar, MBA em Gestão de Recursos Humanos e Neuropsicopedagogia Clínica.

Lucília Santos
Enviado por Lucília Santos em 11/11/2022
Reeditado em 11/11/2022
Código do texto: T7647598
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.