Porque o socialismo não dá certo

 

Socialismo não é mais que o capitalismo de Estado, o que significa que o Estado abarca tudo, teoricamente até a quitanda da esquina, o que haveria no socialismo total.

E isso não pode dar certo porque o Estado não é Deus. É verdade, no marxismo se diz que Deus não existe e aí o Estado se faz de Deus.

E eu jamais me ajoelharei e rezarei ao deus-Estado.

Há, com certeza, certas especialidades que devem ser total ou parcialmente estatais, como o Ensino, que pode ser público ou particular. Mas não tem sentido estatizar tudo, isso gera corrupção e ineficácia. Afinal, muita gente pensa assim, se o Estado me dá tudo para que é que eu vou trabalhar?

Sem estímulo é difícil mesmo que uma nação funcione. Na antiga União Soviética a agricultura era deficiente porque as fazendas eram coletivas e os fazendeiros não tinham liberdade de plantar o que quisessem; a consequência era o crônico desabastecimento dos mercados.

A experiência histórica nos mostra, pelo menos desde 1917, que onde o socialismo se instala traz em seu bojo miséria, fome, opressão e desespero. E isso não mudou, como se verifica hoje na Coréia do Norte, Venezuela, Nicarágua e até na Argentina.

Lembro de um artigo de Gustavo Corção que falava da fome surgida na Rússia em consequência da revolução comunista e como o povo foi socorrido pelo Vaticano, que enviou refeições até que o governo russo proibiu.

Sei que é moda falar mal do capitalismo, mas se não for um capitalismo financeiro e especulativo, mas baseado no trabalho e na produção, é o caminho certo, principalmente com modernas leis trabalhistas e a ética da DSIC, a Doutrina Social da Igreja Católica.

 

 

(Imagem freepik.com)