Indisciplina em sala de aula

“Ao mestre, com carinho ”







Indisciplina em sala de aula

















Por: Regina Andrade – Março/2009





Biografia


Regina Aparecida de Araújo Andrade, nascida em São Paulo- SP no dia 02 de março de 1964. Professora de Educação Básica II , efetiva nos cargos de Língua Inglesa ( ingresso em 2000) e Língua Portuguesa ( ingresso em 2008 ) no estado de São Paulo, formada em 1985 na Faculdade de Educação, Ciências e Letras Hebraico Brasileira Renascença - Licenciatura Plena em Letras ( Língua Portuguesa e Língua Inglesa ). Casada em 1986 (Jorge) , dois filhos maravilhosos (Alexandre: 2º Ensino Médio – cursando e Rodrigo: 3º Engenharia Elétrica –cursando). Participei no Projeto de Redação : Penso, logo escrevo – de autoria do professor Wagner Siqueira no período de 2006 à 2008 – Apoio de Madza Ednir e CEES- Pot Fondation na EE Ruth Cabral Troncarelli (2006 à 2008). Atualmente estou em Licença Prêmio da EE Ruth Cabral Troncarelli ( PEB-II – Língua Inglesa) , porém em efetivo exercício na EE Sumie Iwata ( PEBII - Língua Portuguesa : ensino fundamental – 5ª C E e 6ª A) e EE Fadlo Haidar ( PEBII - Língua Portuguesa : ensino fundamental – 8ª série D).


Agradecimentos


Primeiramente à DEUS - Nosso Senhor Jesus Cristo ( Senhor dos Exércitos ), pois se não fosse por Ele, jamais ousaria escrever este livro. Agradeço ao meu esposo , que sempre esteve ao meu lado em todos momentos de minha vida , meus filhos, minha mãe, meu pai(falecido), minha tia (Francisca) , meus irmãos Diana e Júlio César, meu sogro(Joaquim) , minha sogra (Elizabeth), Adriana (uma pessoa muito especial) e a toda a minha família . Enfim, agradeço sempre a DEUS por ter uma família maravilhosa.


Agradecimentos especiais


Prof. Wagner Siqueira que, com muito carinho e dedicação divulgou o Projeto : “Penso, logo escrevo”, de sua própria autoria; Madza Ednir, especialista em mudanças educacionais e pedagoga do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular e Dr. Boudewijn Van Velzen, Diretor do ASP International e representante da fundação CEES Pot.


Este livro foi escrito baseado no seguinte provérbio : “ Aquele que guarda a tua boca, conserva a tua alma. “
Relato de experiência

Iniciei na Educação em Junho de 1986 ( momento este muito importante na minha vida pois já havia terminado de me formar e casado), cujo cargo naquele momento era Substituição Docente Prof.II, até Dezembro de 1986. Na ocasião, tive que deixar de ministrar aulas pois estava grávida e meu filho nasceria em Maio/1986 e não sabia que teria direito à Licença Gestante, por não conhecer as leis estatais. Afastei-me, na época fiz um acordo na empresa onde trabalhava, pois não agüentava mais trabalhar na área financeira. Meu esposo, Jorge, falou de forma bem séria “Se você é formada em Letras e não quer ficar parada, vá trabalhar na formação que você escolheu.!” Ele estava totalmente certo. Retornei em Agosto/1995 na EE Milton Cruzeiro( Professor III – Adm. Lei 500/74 – Escola Padrão) e de lá para cá, ministro aulas até hoje, só que em Março/2008 o Estado mudou novamente o cargo/função atividade ( como consta no hollerith de pagamento ) para PEB II. Achei interessante citar estes cargos pois sempre fui a mesma ( Habilitada em ministrar aulas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa) professora e nunca me importei com títulos, pois sempre digo : “Analfabetos possuem diplomas e títulos porém não sabem ler nem escrever.” .Houve uma época na minha vida que ouvia pessoas que diziam que compravam diplomas . Todo mundo sabia, porém ninguém se importava em fazer algo para sanar esses problemas pois seria muito complicado lidar com determinadas situações. Com o tempo , tudo isso deixou de acontecer pois o sistema ficou “informatizado”...
Muito bem, mas tudo isso não vem ao caso, o mais importante é que após um grave acidente em Janeiro/2009 .Imaginem, uma professora que escreveu e liderou um Projeto de música em Inglês (“Let’s sing” ) e que participou ativamente no Projeto de redação idealizado pelo professor Wagner Siqueira (“ Penso, logo escrevo “- 2006 à 2008) .Tive que modificar toda a minha “metodologia” pois fiquei 15 (quinze) dias com labirintite e não havia condições de ler nem escrever devido a um traumatismo craniano. Neste período, desesperei-me, conversei com toda a minha minha família e com alguns colegas que sempre me apoiavam (Antonio Separovic e Simone , Wagner Siqueira e Meire , “Marcelos” (Língua Portuguesa e Educação Física), “Chicão”, ProfªAuxiliadora e Prof. Roberto (Educação Física) , as minhas diretoras Beatriz e Valdicéia , os coordenadores Teresinha (Ensino Fundamental )e Airton ( Ensino Médio) e uma grande amiga e ex-aluna Conceição – pessoas que sempre me ouviam, pois fiquei com a ansiedade à flor da pele. Enfim, retornei em 16/03/2009 nas EE Sumie Iwata e EE Fadlo Haidar, onde iniciaria toda a minha batalha. Como enfrentar esse “MONSTRO” , chamado “INDISCIPLINA”, sendo que não podia ver pessoas correndo em sala nem sequer falando muito alto.


1º dia


Fiz um grande pedido à DEUS, se meus alunos ficassem quietos e me ouvissem, escreveria todos os dias uma mensagem na lousa, em agradecimento a ELE.
Saio de casa em direção à EE Sumie Iwata, no caminho ouço o CD “ A volta “ de Tonny Sabetta , chego e me deparo com aquela situação já conhecida. Início do período matutino, entrada, correria por todos os lados, algumas gritarias “ a professora voltou “. Fiquei séria, conversei com meu interior e perguntei “ O que fazer ?“ . Já sei: abro a Bíblia e vejo a primeira palavra que surgir e escrevo-a na lousa. E assim foi feito, estava escrito “PAZ”.
Fiz um discurso conquistador, ganhei a confiança de todos , estava na LIDERANÇA da situação...Pedi a todos que escrevessem : Meu maior sonho é... Eles tinham que ficar em silêncio, para que soubessem exatamente o que pediriam e, um segredo, não contariam nada para seus colegas para que eles não roubassem os seus sonhos, mas que confiassem em mim, pois não falaria nada a ninguém. Respeitei-os, li todos os sonhos.De alguns, sorri ( que infantilidade) , de outros fiquei chocada ( Meu Deus, que revelação!) e com outros sonhos fiquei muito triste ( Era algo tão pessoal). Enfim, todos escreveram , confiaram plenamente em mim , disse-lhes que até o final do ano alguém realizaria seu sonho. Saí das escolas feliz por estar responsável por tantos sonhos. Cheguei em casa , grampeei-os e tenho certeza de que alguém, em um futuro próximo , realizará seu maior sonho . Sempre tive como objetivo : ser professora, educadora e amiga . Para tanto haviam quatro palavras indispensáveis :
1. Respeito
2. Responsabilidade
3. Compromisso
4. Confiança


2º dia


E agora! Tenho que começar... Escrevo na lousa : “ Eterna é a justiça e a tua lei é a própria verdade.”
Chego sorridente , dou boa tarde a todos, e começo a verificar o material recebido pelo Estado. Livro do Professor e Caderno do aluno ( Língua Portuguesa). Intimo a sala a utilizar um caderno único para língua portuguesa e faço um acordo: “Nos dias que não houver leitura de textos trarei o rádio e cada aluno, em ordem de chamada , trará um CD para ouvirmos baixinho suas músicas preferidas durante as aulas, e assim subseqüentemente, porém nas letras das músicas não pode haver palavras inadequadas. Todos os alunos ficaram felizes e concordaram com a proposta. E pensei comigo, como uma antiga colegial , “YES” venci mais um dia...
Momento do HTPC: as coordenadoras da EE Sumie Iwata ( Berenice e Márcia) levam um texto e perguntam : “ Quem gostaria de fazer a leitura ? “ . Logo me prontifico e o texto tem como tema o “acostumar-se”. Pronto, ali estava a minha oportunidade de falar tudo o que  pensava sobre o nosso trabalho e sobre a proposta do Estado. Percebi que alguns colegas não gostaram muito do meu discurso, porém, não estava a favor do Estado, e sim, indo em direção a um " problema que tinha de enfrentar...” Tenho de estudar o diferente, me preparar para aprender a conviver com situações novas, pois esse é o meu propósito" .


3º dia


Mensagem : “Voltei, voltei em paz “. Os alunos da 6ª série A precisam assistir programas de televisão e ver livros de histórias em quadrinhos para poderem fazer na aula seguinte, que seria na sexta-feira, um Relato de Experiência. Nesse momento surge outro obstáculo : “silábico, pré-silábico e deficiente físico? “ . Estava diante de todas estas situações e não sabia como trabalhar, pois nunca soube alfabetizar, nem nunca fiz curso para tal, pois não tinha tempo suficiente para poder preparar-me melhor.
Tudo bem, surge outra ideia: “ Os alunos que não quiserem , por algum motivo , escrever sobre os programas de televisão , poderão trazer imagens de histórias em quadrinhos e também , poderão pedir para que seu colega escreva o seu relato. “ E assim eles foram embora para fazerem as atividades em casa...


4º dia


Mensagem: “ Deus escreve certo por linhas certas e nós entortamos as linhas. “
EE Fadlo Haidar
Música baixa, leitura individual e silenciosa do texto 2 : Crônica – “Segurança” Luis Fernando Veríssimo (caderno do professor e do aluno - 8ª série ). Logo que terminaram, fiz a leitura (viva) em voz alta, com toda a entonação irônica, própria do gênero e citei a diferença entre a Letra de música :”A minha alma”; e explicando a diferença dos recursos utilizados para a exposição de ideias do assunto em pauta.
Tema: Violência X Reação
Fizemos uma leitura e após, uma breve discussão sobre o tema  os alunos trariam ilustrações de cenas de violência ou frases escritas sobre a não-violência para podermos confeccionar cartazes em sala ( trabalho coletivo ).
EE Sumie Iwata
Os alunos trouxeram todos os materiais solicitados e nós fizemos o mural da 6ª série A.
Enquanto procurava materiais para montagem dos cartazes ,( cartolina, tesoura, lápis de cor, régua, canetão ) os alunos que não haviam feito nada, fariam sua produção escrita e os demais trocariam seus textos para que seus colegas corrigissem alguns erros que conseguissem identificar, pois depois eu verificaria tudo. Pronto, a aula acabou, não deu tempo para terminarmos o trabalho durante aquele período. Escolhi dois alunos para que me ajudassem a montar os cartazes para serem colocados no mural. Ficou lindo!!!


5º dia


Mensagem: “ Aquilo que DEUS uniu, ninguém, nem nada, separa”.
EE Fadlo Haidar
Poucos alunos fizeram as atividades em casa, mas tudo bem! Levei um caderno de desenho e recortei alguns pedaços de papéis, tortos, propositadamente, para que a maioria ( quase a sala inteira )que não fez em casa, escrevesse em poucas palavras sobre violência ou não-violência. As frases ficaram maravilhosas! O que fiz com aqueles que não “tinham ideias “ naquele momento? Uns iriam fazer as bordas nos cartazes, alguns colariam as figuras e outros , ilustrariam os cartazes com desenhos à mão livre ou “grafitagens”. Ficou lindo. Vejam anexos.
EE Sumie Iwata
Começaram as perguntas constantes: “-Professora , a senhora é de alguma religião ? “ e eu com toda a minha pequenez respondo: “  Não, sou cristã. Acredito que temos alguém que está acima de todas as coisas, e que se hoje estou aqui, é porque Ele existe e só Ele poderá nos separar. Pois eu amo dar aulas, adoro o meu trabalho e se não gostasse, não estaria aqui! . “ , alguns responderam : “ Ela está falando de DEUS! “ e os demais alunos se calaram. Solicitei que os dois alunos que me ajudaram na montagem dos cartazes fossem levar os colegas da sala para apreciação dos trabalhos (de cinco em cinco) e falei que todos que participaram dos trabalhos e tivessem trazido os materiais tirariam 10 (dez) , os que fizeram na sala de aula tirariam 9 (nove) e os que não se interessaram ou faltaram tirariam zero. Adivinhem quem não fez nada? Ninguém...Todos, de alguma forma , colaboraram.Que pena! Não temos imagens mas a 6ª A esteve de PARABÉNS!


6º dia


Mensagem: “ O Único que observa e sente todas as coisas está no mais alto dos céus.” Trabalho na EE Sumie Iwata, com duas quintas séries ( C e E ), que também são tratadas da mesma forma pois todos são alunos. A disciplina deles é respeitada desde que respeitem a minha. Gosto muito dos meus pequenos *** , são compromissados e tem uma autonomia impressionante!
Primeiramente, fazem a leitura silenciosa (individualmente), em seguida, leio para todos de forma bem vagarosa, porém , “viva” para que eles possam sentir prazer pela leitura(apresentei muitas peças teatrais e quando adolescente participava de festivais musicais).

***Obs.: Achei que nunca me sairia bem com o ensino fundamental. Ufa! Que bom, consegui! Eles são maravilhosos, inocentes demais. Trabalhei 15 anos com ensino fundamental e médio, apenas ministrando aulas de Língua Inglesa e apenas alguns anos na EE Ruth Cabral, complementando a jornada com Língua Portuguesa. Estou muito feliz, pois agora sou professora de verdade!!!


7º dia


Mensagem: “ Faça o que é correto pois tudo que pedires LHES darei.”
Atividades em duplas e individuais com fundo musical.


8º dia


Mensagem: “Aquele que guarda a tua boca, conserva a tua alma”
Tinha apenas uma aula na EE Fadlo Haidar, na 8ª D , saí rapidamente , passei na EE Ruth Cabral Troncarelli ( para assinar minha Licença Prêmio)e avisei ao coordenador Airton ( Ensino Médio) que se precisasse, poderia me convidar para dar palestra sobre “Indisciplina na sala de aula”, mas, infelizmente não tive oportunidade.
Cheguei em casa, não havia ninguém, ótimo! Sentei-me no computador às 11:00 e escrevi até às 13:00, mas ainda não terminei, é que hoje é meu dia de folga...

Ps. Professoras pioneiras desde 1998- Alcione Martins(Português-Libras) , Sandra Beserra(Matemática) e Cenira ( Geografia e História)..


Mensagem: Pense com a alma, escreva com cuidado e leia com vida (Regina Andrade)




Agradeço a todos os colegas que se empenham em levantar o braço e dizer : SOU PROFESSOR!!!




São Paulo, 26 de março de 2009.

Ps. Fui diagnosticada errôneamente , em 2007, ano em que iniciei a escrita desse livro, pois na verdade, estava passando por uma crise de stress. Fiz palestras em duas escolas: EE Fadlo Haidar e EE Sumie Iwata, a coordenadora da EE Ruth Cabral Troncarelli , do ensino fundamental, sequer me deu atenção. Dirigi-me à Diretoria de Ensino Leste 3(três) e à Coordenadora Pedagógica da Língua Portuguesa: informou-me que não poderia dar palestras, pois havia um histórico em minha pasta e que não haviam fudamentos baseados em grandes mestres.
Agradecimentos a todos que me deram credibilidade e a toda sociedade que continua lendo meus textos.
Cinco alunas especiais e que as amo de coração: Vera ( faz bolos e salgados para festas)-CEFAM- Conceição, ex-funcionária da EE Ruth Cabral Troncarelli -CEFAM: dei aulas para seu filho Gustavo na EE Ruth Cabral Troncarelli,em 2008   ;  Sara Oliveira dos Santos- RUTH CABRAL( me deu um livro: Quem roubou o meu queijo?) ; Rafaelly Cristiny- 'Chiquinho' ( me presenteou com um livro e um quadro de vidro) e Gabriella Assumpção e os alunos do 2°C me presentearam com uma verdadeira recepção de Feliz aniversário! Bolos, salgadinhos, tortas e refrigerantes. Jamais as esquecerei. Amo-as de todo o meu coração.

Muito prazer, Escritora Regina Andrade.


Beijos mil!

PS.  Indignada,  republico o texto acima, pois na época,  2009, disseram-me que meu trabalho não tinha credibilidade pois era apenas uma 'professora'. Quem, então,  senão um professor para narrar, exatamente,  as ocorrências em sala de aula????
Não alterei nada do exposto na ocasião  devido a motivos estritamente pessoais.
Em um determinado momento, pensei até em excluir , mas reitero, independente de crenças temos de ter fé e acreditar que um dia possamos ter mais paz e amor.
 
Regina Andrade
Enviado por Regina Andrade em 28/03/2009
Reeditado em 05/07/2020
Código do texto: T1511079
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