Maçonaria: Aprendizado pela Ritualística



É característica básica da Ordem Maçônica a utilização de rituais como método pedagógico de aprendizado.
O ritual é uma representação dramática de um fato histórico ou momento marcante que visa a despertar o indivíduo para um conhecimento embutido, ou de outra forma, para uma idéia essencial oculta no impacto visual do desenvolvimento ritualístico.
Dito isto, fica claro que o ritual tem por objetivo transmitir uma mensagem, ou seja, ele não visa a si mesmo, embora na sua apresentação demande dedicação, ordem e organização.
 Sua função vai além de sua beleza visual. Embora seja comum nos atermos mais no seu lado de evento social, é na sua capacidade de nos tocar a consciência que reside a sua efetiva e verdadeira função.
Daí concluirmos que aqueles que se escravizam a seu sentido físico veem somente o seu corpo, não conseguindo absorver o saber transmitido por sua alma.
É através de seus muitos rituais que a Ordem Maçônica procura transmitir aos maçons o seu grande conteúdo: a transformação individual de seus obreiros. De forma que não devemos sentir estranheza ou tamanho orgulho pelos segredos que nos levem a adorar o rito. Devemos, isto sim, amá-lo, pois quem adora pensa possuir, tem a ilusão de ser dono, enquanto que quem ama é aquele que se doa e recebe em contrapartida. Amar é buscar desvendar a intimidade, é vinculo que liga a alma do maçom à grande alma maçônica.
Sejamos parte da maçonaria por compartilharmos do seu espírito transmitido nas lições educativas da ritualística.
Não sejamos apenas corpos que insistem numa reunião de estrutura meramente miliciana, pois que mesmo os grandes guerreiros foram aqueles que descobriram a força que lhes habitava a alma.
Pois saibamos que a maçonaria é o método de combate da terrível batalha na intimidade de cada um, onde na solidão cavamos masmorras para os vícios, enquanto erguemos templos às virtudes para que, a partir disto, um dia nos unamos para assim fazermos de forma conjunta na busca do ideal da verdadeira fraternidade, só encontrada por aqueles que são sábios em virtudes.
Gilberto Brandão Marcon
Enviado por Gilberto Brandão Marcon em 23/04/2009
Reeditado em 23/04/2009
Código do texto: T1554370
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.