CONCEPÇÕES E OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ADMINISTRATIVA EM ENTIDADES EDUCATIVAS

UNIVERSIDADE TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL- UTIC

CLAUDENICE COSTA DE SOUZA

CONCEPÇÕES E OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ADMINISTRATIVA EM ENTIDADES EDUCATIVAS

Resumo informativo apresentado a disciplina Gestão Administrativa em Entidades Educativas, como forma avaliativa parcial do curso de mestrado em Ciências da Educação da Universidade Tecnológica Intercontinental - UTIC, sob orientação do professor Dr. Marcos Antonio da Silva.

Barreiras - Bahia

2010

MARQUE. Luciana Rosa. Caminhos da Democracia nas Políticas de Descentralização da Gestão escolar. Rio de Janeiro, 2006.

Resumo: O texto relata as políticas de democratização e descentralização da gestão publica. Objetiva, alertar que a solução para o atual descontentamento da educação só acontecerá, quando estruturar em valores vivos que estimule os saberes naturais do ser humano. Propõe refletir sobre a política de descentralização, fazendo uma analogia dos fatores que se conjugam para uma reflexão critica , ética, moral, psicológicos e cultural, dessa forma, impede os alunos a desenvolver os saberes necessários para novo educação do futuro, pensando sobre a questão de como o ser humano pode contribuir para a sua própria formação na sociedade contemporânea. Nesse sentido percebe-se através da análise reflexiva sobre o desenvolvimento de políticas publicas no Município de Santo Agostinho região metropolitana de Recife, a lógica do neoliberalismo, que se expressa no argumento da inexistência de alternativas inserida no desenvolvimento escolar, enraizando a crença da inevitabilidade de novos modos de regulação social. Portanto, é de fundamental relevância a implementação de políticas de descentralização/democratização da gestão escolar tomando por base uma perspectiva humana da democracia com base em políticas que busquem a construção de uma gestão democrática, que contribua na formação cidadã da comunidade escolar a gestão escolar poderá efetivamente concorrer para a transformação da educação e da sociedade.

Palavras- chaves: Gestão escolar. Política pública. Descentralização e cidadania

CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação Básica como Direito. São Paulo. 2008

Resumo: O presente texto apresenta a finalidade de situar o papel crucial do novo conceito e formas de organização escolar nacional, no sentido de traduzir uma nova realidade nascida de uma historia transgressora de situações preexistentes, carregadas de caráter não democrático. Assim, o pilar da cidadania nesse contexto se torna elitista, seletivos os seus cidadãos o direito ao conhecimento pela ação sistemática da organização escolar, resultando a Educação Infantil como a raiz da educação básica, o Ensino fundamental o tronco e o Ensino Médio o acabamento da educação brasileira. Nesse sentido, a dimensão de direitos educativos precisa de novas formas de organização escolar , procurando alicerçar os caminhos que deverão percorrer, auxiliando na compreensão da realidade dos novos saberes do espectro da cidadania educacional pautada na Constituição Federal 1988, e de conformidade a Lei 9394/96. Portanto, a educação deverá assumir uma função social igualdade como pressuposto fundamental do direito a educação sobretudo nas sociedades politicamente democráticas e socialmente desejosas de maior igualdade entre as classes sociais, indivíduos que nela estão inseridos.

Palavras- chaves: Cidadania. Escola. Ensino Básico e Lei Federal

OLIVEIRA, Dalila Andrade. A reestruturação do trabalho docente: precarização e flexibilização. Petrópolis. Vozes, 2000

Resumo: A educação brasileira está em constantes transformações na natureza do desenvolvimento escolar. Nesse sentido, o texto objetiva discutir as reais concepções educativa da atualidade através da precarização das relações de emprego e trabalho que chegam até o âmbito escolar, como também faz uma reflexão sobre a desqualificação da força do trabalho docente desvalorização, desprofissionalização e proletarização em relação ao magistério. Assim, as discussões inerentes a gestão escolar como também as condições de trabalho na escolar mostra a necessidade de uma reestruturação urgente na proposta pedagógica e administrativa, visto que percebe-se que um dos caminhos deverá ser as reformas educacionais brasileiras ensejadas pelos movimentos culturais, sociais e éticos que propugna a gestão democrática que reconhece a escola como um espaço de política e trabalho em busca de uma autonomia administrativa e pedagógica na participação da comunidade através dos conselhos escolares nos desígnios da escola e na criação de uma escola mais democrática. Portanto, faz -se- necessário uma real mobilização e transformação no contexto educacional, para que as escolas tenham um real sentido nos seus aspectos: axiológicos, epistemológicos e antropológicos.

Palavras- chave: Educação. Docência. Gestão escolar. Democracia e trabalho.

PARO, Vitor Henrique. Parem de preparar para trabalho: Reflexões acerca dos efeitos neoliberalismo sobre a gestão e o papel da escola básica. Campinas, Papirus, 1996.

Resumo: O texto apresenta como objetivo principal conceituar a educação enquanto constituição cultural de sujeitos livres, e entendendo a centralidade do trabalho enquanto mediação para a realização do homem histórico critica e reflexivos dentro de um paradigma do mercado educacional. Assim, as contribuições a essa reflexão, procura examinar as implicações de uma gestão escolar pautada em valores liberais para o papel desempenhado pela escola pública fundamental bem como apontar perspectivas de reação à ausência de saber crítico dominante nessas escolas e analisando os efeitos da lógica neoliberal aplicada à gestão da escola básica como também propõe que a escola, vai além de sua função tradicional de preparar para o trabalho alienado e para o ingresso na universidade, se disponha a preparar para os saberes necessários a liberdade natural da conjuntura da cidadania para o ser livre, dentro de uma visão holística humana. Nesse sentido objetiva uma concepção o mundo do trabalho em sua forma humana a mediação que o homem necessita para construir-se historicamente dentro de uma historicidade, onde o trabalho torna-se um ponto central nas possibilidades das realizações do bem viver e conviver humano. Em suma, a educação acontece naturalmente, é preciso que se coloque no centro das discussões e das práticas pedagógicas a função educativa global da escola, entendendo que a educação é atualização histórico-cultural dos indivíduos transformando a sociedade, sendo elemento da necessária reforma intelectual e moral da humanidade.

Palavras- chave: Saberes. Educação. Sociedade. Pratica pedagógica e cultura.

claudenice
Enviado por claudenice em 02/05/2010
Código do texto: T2233288