Sobre: Filosofia, docência e transposição didática II

Lucineide Nunes Peixoto da Silva*

Refletindo sobre as questões filosóficas, como “fazer” e “ensinar” Filosofia, noto que elas nos apresentam inquietude no âmbito daquilo que a educação nos faz repensar nas mais diversas situações que nos são apresentadas.

Em primeiro lugar, a nós é apresentado textos prontos, elaborados, que expressam pensamentos, reflexões feitas por tal autor. Neste momento, cabe a mim interrogar: será que só o autor é capaz de explicar o sentido do texto? O ser humano com sua inteligência não é capaz de compreendê-la?

Salientamos que, no geral, existem pessoas que não meros copiadores, outros seres refletidores e comentaristas e, ainda outros, subestimados ante a tarefa de criar pensamentos que os levem a novos caminhos.

A Filosofia nos representa algo que nos impulsiona a galgar novos horizontes. E que não podemos simplesmente imitar o outro ou algo do passado, mas torná-los inovadores.

Embora, para darmos esse salto é necessário que tenhamos acesso, compreensão, reflexão sobre documentos deixados por determinados autores. Diante dos mesmos, partir para o desafio de produzir novos conhecimentos que nos façam entender, aprimorar e, quem sabe, deixar você, leitor, não distanciado de novas reflexões que o leve a outros caminhos.

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* Acadêmica do Terceiro Semestre Letivo do Curso de Licenciatura em Filosofia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.