Superdotação

Portadores de altas habilidades que apresentam notável desempenho ou elevada potencialidade. Considera-se os seguintes aspectos, isolados ou combinados:

a) Capacidade intelectual – Envolve rapidez de pensamento, compreensão e memória elevadas, capacidade de pensamento abstrato.

b) Aptidão acadêmica específica – Atenção, concentração, rapidez de aprendizagem, boa memória, motivação por disciplinas acadêmicas do seu interesse, capacidade de produção acadêmica.

c) Pensamento criativo ou produtivo – Originalidade de pensamento, imaginação, capacidade de resolver problemas de forma diferente e inovadora.

d) Capacidade de liderança – Sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, capacidade de resolver situações sociais complexas, poder de persuasão e de influência no grupo.

e) Talento especial para artes – Alto desempenho em artes plásticas, musicais, dramáticas, literárias ou cênicas.

f) Capacidade psicomotora – Desempenho superior em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora.

Em geral, os superdotados não apresentam estas características simultaneamente, nem mesmo com graus de habilidades semelhantes. Um dos aspectos mais marcantes da superdotação relaciona-se ao seu traço de heterogeneidade. Assim, algumas pessoas podem se destacar em uma área ou podem combinar várias. Essa confluência de habilidades é chamada de multipotencialidades, que representa mais uma exceção do que uma regra entre os indivíduos superdotados, ou seja, eles desenvolvem mais em uma área específica, como: poesia, ciências, artes, música, dança, ou mesmo nos esportes, do que em outras.

Uma conceituação atualmente aceita por vários autores sobre o que seja a pessoa superdotada é a de Renzulli, no seu Modelo dos Três Anéis.

Segundo este pesquisador, o comportamento superdotado consiste na interação entre os três segmentos básicos dos traços humanos: habilidades gerais ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e elevados níveis de criatividade.


- Habilidade acima da média: referem-se aos comportamentos observados, relatados ou demonstrados que confirmariam a expressão de traços consistentemente superiores em qualquer campo do saber ou do fazer. Assim, tais traços apareceriam com frequência e duração no repertório de uma pessoa, de tal forma que seriam percebidos em repetidas situações e mantidos ao longo de períodos de tempo.

- Criatividade: são os comportamentos visíveis por intermédio da demonstração de traços criativos no fazer e no pensar, expressos em diferentes linguagens, tais como: falada, gestual, plástica, teatral, matemática, musical, filosóficas, entre outras.

- Envolvimento com a tarefa: relacionam-se aos comportamentos observáveis por meio de expressivo nível de interesse, motivação e empenho pessoal nas tarefas que realiza.
Um dos aspectos que Renzulli dá ênfase em sua concepção é o motivacional. Esse aspecto inclui uma série de traços como: perseverança, dedicação, esforço, autoconfiança e uma crença na sua própria habilidade de desenvolver um trabalho importante.

Tipos de indivíduos com altas habilidades ou superdotação:

Tipo Intelectual - apresenta flexibilidade, fluência de pensamento, capacidade de pensamento abstrato para fazer associações, produção ideativa, rapidez do pensamento, compreensão e memória elevadas, capacidade de resolver e lidar com problemas.

Tipo Acadêmico - evidente aptidão acadêmica específica, de atenção, de concentração: rapidez de aprendizagem, boa memória, gosto e motivação pelas disciplinas acadêmicas de seu interesse: habilidade para avaliar, sintetizar e organizar o conhecimento: capacidade de produção acadêmica.

Tipo Criativo - relaciona-se às seguintes características: originalidade. Imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para as situações ambientais, podendo reagir e produzir diferentemente, e até de modo extravagante: sentimento de desafio diante da desordem de fatos: facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade.

Tipo Social - revela capacidade de liderança e caracteriza-se por demonstrar sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, habilidade de trato com pessoas diversas e grupos para estabelecer relações sociais, percepção acurada das situações de grupo, capacidade para resolver situações sociais complexas, alto poder de persuasão e de influência no grupo.

Tipo Talento Especial – pode se destacar tanto na área das artes plásticas, musicais, como dramáticas, literárias ou técnicas, evidenciando habilidades especiais para essas atividades e alto desempenho.

Tipo Psicomotor - destaca-se por apresentar habilidade e interesse pelas atividades psicomotoras, evidenciando desempenho fora do comum em velocidade, agilidade de movimentos, força, resistência, controle e coordenação motora.

Esses tipos são desse modo considerados nas classificações internacionais, podendo haver, várias combinações entre eles e, inclusive, o aparecimento de outros tipos, ligados a talentos de mais habilidades.

Segundo Torrance (1976), ao observar sujeitos altamente criativos, observou uma série de traços característicos do seu comportamento que podem ser utilizados como auxílio na identificação do talento criativo.

- Intensa absorção em suas atividades de interesse, seja leitura, observação ou fazer;
- Intensa animação e motivação;
- Uso de analogias ao falar e escrever;
- Envolvimento corporal ao escrever, ler e desenhar;
- Tendência a desafiar ideias de autoridades;
- Hábito de testar em muitas fontes;
- Impaciência para relatar descobertas;
- Tendência para olhar as coisas mais de perto;
- Continuidade no trabalho criador depois de ter acabado o tempo;
- Tendência para mostrar relações entre ideias aparentemente não relacionadas;
- Manifestação de curiosidade;
- Jogo imaginativo;
- Honestidade e intensidade ao buscar a verdade;
- Manipulação de objetos e ideias para obter novas combinações;
- Tendência a procurar alternativas e explorar possibilidades;
- Disponibilidade para considerar novas ideias e brincar com elas.

Assim, os vários indícios comportamentais apresentados pelos diversos autores representam uma compilação dos traços que emergem com maior frequência dentro de grupos de superdotados. Dessa forma, os fatores acima não representam fatores presentes em absolutamente todos os indivíduos excepcionalmente bem-dotados, mas, sim na maioria. Por tal, uma boa forma de usá-los seria considerar como possíveis superdotados aqueles que apresentam entre 50% e 75% ou mais dos atributos considerados.


Alguns filmes sugeridos para aprofundamento do tema:

Mentes que brilham;
Lances inocentes;
Gênio Indomável;
Uma mente brilhante;
Sociedade dos Poetas Mortos;
Prenda-me se for capaz;
Encontrando Forrester;
Amadeus;
Brilhante;
Hackers – Piratas de Computador;
Código para o Inferno.

Patrícia Correia
Enviado por Patrícia Correia em 12/09/2010
Reeditado em 02/07/2011
Código do texto: T2492860
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