ENEM: é falta de respeito!

Wilson Correia

Pela segunda vez consecutiva, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), necessário à entrada nas universidades públicas federais, sofre problemas graves em sua execução.

Fico imaginando o prejuízo de todos os envolvidos nesse processo, com o imenso retrabalho na forma de repreparação psicológica, cognitiva e financeira, entre outras, por parte dos estudantes.

Além disso, o custo financeiro de todo esse retrabalho, como se sabe, corre por conta do cidadão e da cidadã que já trabalham boa parte do ano para terem contrapartidas na forma de serviço público minimamente qualificado.

É de praxe no processo de confecção de material impresso para publlicação, seja para um grupo em uma sala de aula, seja para um público maior, proceder-se a revisões cuidadosas para que possíveis falhas sejam sanadas.

Será que esse processo de revisão não foi executado?

Ao que parece, não! - O que é inimaginável em se tratando da grandiosidade do ENEM.

Por conta disso, aquilo que custaria pouco, se bem feito da primeira vez, agora passa a valer o olho da cara. Tomara que esse prejuízo não recaia inteiro sobre quem não tem nada a ver com essa incompetência e já está compulsoriamente arcando com custos não previstos com a realização do Exame.

Que a gráfica que fez essa lambança corrija o mau feito. Os cidadãos e cidadãs brasileiros não merecem mais uma punição.

E que o MEC reveja seus procedimentos: respeito, seriedade, confiabilidade e competência são valores bons e deles os brasileiros gostam, sem contar que tudo isso deve fazer parte do direito a uma educação pública consequente e de alta qualidade social.