A EDUCAÇÃO FÍSICA TEÓRICA – CONTEÚDOS SEQUÊNCIAIS

A EDUCAÇÃO FÍSICA TEÓRICA – CONTEÚDOS SEQUÊNCIAIS

William Perera da Silva

Estamos chegando a mais um fim de ano letivo, é o momento de uma avaliação do que foi desenvolvido durante este período como também uma auto avaliação da nossa atuação. Vivi o ano de dois mil e dez uma experiência diferente, atuei em turmas do ensino fundamental na disciplina educação física dando aulas no horário normal dos turnos vespertino e noturno. Em sala de aula, no campo e na quadra de esporte, para muitos nenhuma novidade, entretanto para mim uma ação inusitada por sentir enormes dificuldades em aplicar os conteúdos, manter a disciplinar, convencer aos adolescentes assistir aulas regularmente na sala de aula com conteúdos teóricos, principalmente porque a disciplina educação física não oferece conteúdos seqüenciados para cada ano, não temos aqueles livros e materiais didáticos das outras disciplinas que obedecem as faixas etárias e nível de aprendizagem dos alunos e ter todo aqueles conteúdos prontos, com textos organizados, gravuras, orientações didáticas, adendos, recursos audiovisuais,CDs DVDs, relacionados aos seus assuntos.

Aplicar uma aula de educação física na pratica onde todos sabem exatamente o que fazer com atividades de exercícios físicos, danças, ginásticas, artes marciais, modalidades esportivas, futebol, atletismo, jogos, recreação, gincanas, tudo isso é de fácil aplicação qualquer série, grau e faixa etária,qualquer professor é capaz de exercer a educação física nestes parâmetros, mas quando torna necessário a teoria em sala de aula com conteúdo para cada fase de desenvolvimento das crianças e adolescentes as atividades complicam. São oitenta aulas para cada ano e não temos como resolver a seqüência do desenvolvimento cognitivo, afetivo social e motor para as séries subseqüentes, em cada série respeitando as seqüências de conteúdos para cada ano..

Do 6ª ao 9º ano ampliando ao ensino médio a Educação Física no conteúdo teórico é carente deste material, caso exista não é do conhecimento de muitos educadores da nossa área.

Adotei a metodologia igual para todos os anos, do 6º ao 9º, com um diferencial, a apresentação do conteúdo era apresentado de acordo com o nível de entendimento de cada turma, por exemplo a história da educação física apresentada no 6º ano era bem mais resumida que no 9º ano e assim por diante com os outros assuntos, mas os temas geralmente eram os mesmos. Daí surge à dúvida do que irei aplicar nos próximos anos a essas mesma turmas com conteúdos seqüenciados e diferenciados, em pesquisas na internet, livros, revistas etc., podemos encontrar novos assuntos e oferecer novidades em conteúdos, mas nunca como nas outras disciplinas que tem seus livros todos prontos e os professores apenas terão o trabalho de escolher entre os melhores e nós numa árdua tarefa de pesquisar incansavelmente até conseguir conteúdos adequados para os anos.

Mesmo com todas as dificuldades do nosso cotidiano escolar, já conhecida de todos, consegui produzir em percentuais uma media ate razoável de aplicação de conteúdos em todas as turmas com exceção de algumas, avalio em 70% a média alcançada.

Nosso programa anual foi baseado nestes conteúdos que foram apresentados em todas as turmas e aqui apresento resumido:

CONTEÚDOS TEORÍCOS: Jogos de socialização – Recreação – Dinâmica em Grupo Apresentação da disciplina: História da Educação FísicaØ Introdução a Educação Física ( Ginástica, jogos e desportos) AØ importância da Educação Física, Finalidades e objetivos da Educação Física Educação Física; Conceitos e Fundamentação.ØA importância das Atividades Físicas, Pesquisa sobre a cultura do movimento com objetivos de organizar um evento esportivo na escola, estimular o conhecimento teórico, a prática e a disseminação das atividades físicas e esportivas pelos alunos. Importância dos alongamentos Onze razões para correr e malhar, Atividade física regular e controle de peso Aquecimento nas atividades físicasØ Saúde e atividades Físicas Domínios do comportamento humano: Cognitivo, afetivo social e motor - O processo e a seqüência do desenvolvimento motor

Estudo dos sistemas do Corpo humano e sua relação com aØ Educação Física ( Nervoso, muscular, ósseo, respiratório e circulatório). Artigos do professor William Pereira A EDUCAÇÃO FÍSICA, OS MOVIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS, IMC E OBESIDADE

Nas atividades práticas atuamos na Participação nos JEMS e nos JERNS na modalidade futsal, com o juvenil masculino, torneio interno de futebol de campo. Gincanas. Além de algumas aulas de recreação em quadra, jogos de bolas a critério dos alunos, entretanto aquelas aulas com exercícios físicos de ginásticas, correr, saltar, atletismo não foi aceito pelos alunos devendo ser trabalhada para o próximo ano com as séries inicias do fundamental.

Tivemos uma ação extra na escola que beneficiou muito a pratica desportiva que foi o programa mais educação que levou muitos a praticarem atividades extras de recreação, voleibol, futebol, servindo de base de incentivo para o ano vindouro.

PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA
Enviado por PROFESSOR WILLIAM PEREIRA DA SILVA em 23/11/2010
Código do texto: T2632139