Contar Histórias nas Escolas

CONTAR HISTORIAS NAS ESCOLAS

GONÇALVES, MICHELLE CRISTIANNE DE SOUZA

RESUMO

Ouvir histórias pode ser o primeiro passo para futuros leitores assiduos. Como contar e recontar é uma tarefa que cabe ao professor dominá-la e transmiti-la de aluno para aluno. Um momento único, que exigi disciplina, concentração, amor no que faz, controle de emoções e domínio de conteúdo. Pois, quando o professor se propõe a desempenhar esse dom, tem que estar bem preparado. Um prévio conhecimento das histórias que vão ser contadas é de fundamental importância para seu sucesso para com os receptores.

Palavras-chave: Ensino, disciplina e concentração

O ato de contar histórias ou estórias é de suma importância para o desenvolvimento integral das pessoas. Inclusive vale salientar que se trata de um processo onde a alma é tranqüilizada. A criança tem a oportunidade de desenvolver sua capacidade de atenção e de compreensão das palavras faladas.

Por isso é fundamental que o contador de história seja alguém bem humorado, que se identifique com as crianças e sua classe social, que tenha realmente a intenção de ajudá-las a construir sua personalidade e caráter. Estes elementos são importantes no desenvolvimento da escrita e da leitura.

Desta forma, o projeto ora apresentado pretende unir-se à escola, bem como ao projeto com o qual estará conectado no alcance destes objetivos, ou seja, propiciar de fato o gosto pelos livros.

Para contar uma história, é bom saber como se faz. Nela se descobrem palavras novas, se entra em contato com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes, contar histórias é uma arte, pois encanta criança de todas as idades.

Contar histórias é trabalhar com a imaginação da criança, pois a partir do momento que essa criança começa a ouvir as historias, sua mente está voltada para os problemas dos personagens dessa história, e como esses personagens enfrentam esses problemas.

Então, a criança começa a perceber que todas as pessoas encontram obstáculos em suas vidas e que ela não está sozinha, podendo assim superar suas dificuldades em se relacionar com outras pessoas e tentar encontrar o caminho para se tornar um sujeito mais feliz.

Ouvir histórias e incorporar as imagens que ela apresenta pode ser comparado a espalhar sementes, onde só algumas ficarão implantadas na mente da criança. Algumas ficarão trabalhando na sua mente de imediato; outras estimularão processos no seu inconsciente.

Mas as sementes que caíram no solo certo se transformarão em lindas flores e árvores robustas, isto é, darão validade a sentimentos importantes, promoverão percepções internas, alimentarão esperanças, reduzirão ansiedades e com isto enriquecerão a vida da criança no momento, e daí para sempre.

Os contos de fadas, à diferença de qualquer outra forma de leitura, dirigem a criança para a descoberta de sua identidade e comunicação, e também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver ainda mais o seu caráter. Porque os contos de fadas declaram que uma vida compensadora e boa está ao alcance da pessoa, mas apenas se ela não se intimidar com as lutas do destino, sem as quais nunca se adquire verdadeira identidade.

Contar historias sempre foi um recurso de passar conhecimento e valores de geração para geração. Os educadores não podem ignorar a importância desse ato nos dias atuais.

Michelle Gonçalves
Enviado por Michelle Gonçalves em 27/11/2010
Código do texto: T2639911