ESCOLA FRANCISCO SÁ, UM EXEMPLO DE SUPERAÇÃO

João Figueiredo e Charles Parrela

Uma escola de ensino fundamental e médio de uma cidade do interior de Minas Gerais pode ser considerada como um exemplo de superação. A Escola Estadual Francisco Sá, situada na cidade de Juramento, Norte de Minas Gerais, viveu uma fase de intensa turbulência administrativa, em meados da década de 2000, que levou à intervenção da Secretaria de Estado da Educação, através da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros. Passada essa fase, porém, o educandário conseguiu reerguer-se e se tornou um modelo de escola pública.

Em meio aos problemas de gerenciamento citados houve a vacância do cargo de diretor da escola. Em virtude disto, a professora Vera Lúcia Fernandes teve seu nome indicado, com aprovação unânime, pelo Colegiado da instituição, composto por representantes de todos os segmentos da comunidade escolar. A professora Vera foi nomeada diretora do estabelecimento em março de 2008 e assumiu o cargo no mês seguinte a sua nomeação.

Pouco mais de um ano e meio depois da assunção do cargo, a diretora conseguiu revolucionar as atividades letivas da escola. Começou por moralizar a administração, através da democratização das relações entre a direção e os demais segmentos escolares. A escola passou por uma reforma de suas instalações físicas e saiu de um baixíssimo nível de aprendizagem para atingir a superação das metas de proficiência estabelecidas pela Secretaria de Estado da Educação em 2009, comprovada através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A democratização das relações entre a direção e os demais segmentos escolares pode ser comprovada pela ampla liberdade de atuação dos membros do Colegiado, que fiscalizam e participam ativamente das decisões acerca do gerenciamento da instituição sem nenhum cerceamento; da mesma forma, os servidores e alunos também são ouvidos no processo de tomadas de decisões. Atualmente, a escola oferece à comunidade o Projeto Escola de Tempo Integral, proporcionando práticas esportivas, aulas de artesanato, teatro, saraus poéticos, etc. O projeto Escola Viva – Comunidade Ativa oferece, nos finais semana, aulas de capoeira, karatê, restauração de móveis, informática básica, dentre outros, com trabalho voluntário dos professores; há também o projeto EJA Tec que oferece aos alunos curso de gestão de pequenas empresas.

Além dos projetos ligados a programas oficiais, a escola desenvolve vários projetos independentes. Um periódico, em formato tabloide, denominado de “Comunidade Estudantil” é editado na escola com a participação direta dos estudantes. O projeto Cinema Comentado, “Cineclube Paulo Henrique Souto”, exibe filmes em finais de semana, quinzenalmente, seguidos de debate sobre os temas tratados nesses filmes; esse projeto atende, inclusive às comunidades rurais de forma itinerante. O projeto TV Juventude – Jornal Atitude, em caráter experimental, oferece um jornal televisivo, de exibição interna, produzido pelos alunos. Está em fase de implantação o Projeto Rádio Escolar. O projeto Consciência Negra, desenvolvido na Semana da Consciência Negra no mês de novembro, oferece palestras com palestrantes de renome na região – já contou, inclusive com palestrantes de outras nacionalidades – oficinas, shows, performances poéticas, lançamento de livros, etc. A escola desenvolve também o Programa Educacional de Erradicação das Drogas e da Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar, e participa de diversas atividades sociais no município, como Natal sem Fome, Semana da Paz e outros. Os alunos são incentivados à prática esportiva utilizando as instalações da escola para treinamento e são estimulados, inclusive, para participação em competições nos municípios vizinhos.

Foi implantado o sistema de comunicação eletrônica interna e instalado um sistema de circuito interno de tv, com 18 câmeras, e portão eletrônico, para garantir a segurança do patrimônio da escola, de servidores e alunos, e melhorar o atendimento a toda comunidade escolar. Foi feita a restauração da cantina da escola, para melhor atendimento aos alunos e investiu-se, de forma significativa, na melhoria da qualidade da merenda oferecida aos alunos. O acervo da biblioteca da escola foi ampliado. Houve melhora significativa das metodologias e práticas pedagógicas, proporcionada especialmente a partir dos recursos obtidos junto ao Ministério da Educação, através do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

A diretora esclarece que a maior visibilidade de todas as mudanças realizadas na escola está nas relações interpessoais dos integrantes de toda a comunidade escolar: tem havido mais solidariedade e companheirismo entre todos. Esclarece, ainda, que para desenvolvimento dos projetos, a escola busca parceria com diversas instituições, como Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Faculdades Santo Agostinho, FUNORT, EMATER, SENAR, dentre outras. Ela ressalta que o efeito principal de todas as mudanças, obtidas até então, é o resgate da credibilidade e o respeito que toda a população juramentense tem hoje pela escola.