A ESCOLA COMO LUGAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A ESCOLA COMO LUGAR DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A educação ambiental inicia-se com práticas cotidianas e vai ganhando sentido mais profundo com discussões filosóficas

*David Bandian

O compromisso de garantirmos um mundo melhor para as próximas gerações, independentes de serem eles nossos conhecidos ou estranhos, vizinhos ou distantes, de culturas diferentes e vivendo em outros continentes em condições estruturais e econômicas distintas da nossa é uma obrigação moral.

Para isso é necessário despertar em nossos jovens o futuro do planeta a sensibilidade para a cooperação e para a solidariedade.

A escola é um dos espaços propícios para a educação das novas gerações rumo a generosidade cidadã ampliando assim a noção de dever quanto ao futuro próximo e remoto.

Práticas pedagógicas que difundam entre os alunos hábitos de economia de energia, e aproveitamento de recursos naturais, sejam gradativamente incorporados ao cotidiano de todos.

As instituições educacionais que respeitam a natureza adquirem moral e legitimidade para colocar a questão ambiental em dimensões mais amplas para seus alunos. Isso se dará através de estudos, pesquisas, debates, intervenções na realidade onde estão inseridos escola e educandos.

Criar uma disciplina não é o suficiente, talvez nem seja necessário para evitar o atrofiamento da questão. Mas designar num tratamento de caráter interdisciplinar do tema, em parceria com todas as disciplinas afins no sentido de alcançar com seus alunos o senso ético.

É preciso então promover dentro dos muros da escola uma discussão filosófica, que promova a aquisição de valores no alunado. No intuito de construir neste a percepção de que o homem não é mais o senhor absoluto de todas as coisas, ele precisa sim da convivência pacífica com os outros animais e vegetais presentes na natureza, de forma a perpetuar a sua existência.

Na seqüência se abrira a perspectiva política tão importante para o debate e esclarecimento das questões que no fundo impedem medidas eficazes de combate a degradação ambiental em todo o planeta, abordar questões como:

Quem são os grandes poluidores mundiais?

Quem emissão de gases, provoca o aquecimento das águas e da temperatura, desmatamento generalizado, poluição de fontes não renováveis?

Quem explora a natureza e a mão de obra trabalhadora de forma indiscriminada para atender a demanda dos mercados mundiais colocando seus produtos apreços mais baixos e prejudicando alguns que ao produzirem riqueza material respeitam a natureza?

São os países ricos que o fazem? Então devem ter parâmetros políticos que norteiam sua conduta econômica para tal. Adotando decisões políticas que provocam impactos ambientais muitas vezes irreversíveis.

Fazer essa discussão perpassando por essa junção filosofico-político-pedagógico é necessário e deve ser encabeçado pela gestão que deseja uma melhoria de vida para toda a população do planeta começando por pequenas atitudes locais.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 17/12/2010
Código do texto: T2677052
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