A IMPORTÂNCIA DA LEGIBILIDADE E AGILIDADE NA ESCRITA NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DAVID KOOPERFILD

Durante a prática pedagógica diária de sala de aula, ainda nos primeiros anos do Ensino Fundamental, alguns professores demonstram-se cansados na busca de entender a caligrafia de seus educandos, sobretudo a cursiva e, portanto, acabam por resignar da exigência por uma melhoria na escrita cursiva e sugerem a utilização da letra de forma, até para facilitar seu trabalho de revisão, correção, entre outros, ainda que se coloque ao educando de maneira clara, que esta será uma permissão de período breve, o suficiente para que o aluno aprimore a caligrafia cursiva.

Segundo alguns pedagogos a falta de legibilidade na escrita dos alunos do Ensino Fundamental pode ser combatida já no 1° ano. Nessa fase alguns encontram-se alfabetizados e devem ser estimulados para aprimorarem sua escrita.

Uma boa dica segundo especialistas é começar pela escrita do próprio nome e sobrenome do aluno. Planejar atividades escolares que incluam a elaboração de textos escritos, como: bilhetes, convites, cartas, lembrando sempre aos alunos que ambas são direcionadas a um leitor que deverá compreender a mensagem.

A próxima etapa no processo de melhoramento da escrita, já pelo 3° e 4° ano a ser atingida por nossos alunos (pressupondo que por estes períodos de estudo a legibilidade na escrita já é uma habilidade adquirida) será a aquisição da rapidez no processo de escrita.

Este é um objetivo que deve ser explicitado e justificado a todos os alunos. Aprender a escrever com agilidade para ganhar tempo é uma exigência social que será requerida não somente na escola, mas também na vida, no trabalho, etc.

Alguns professores identificam duas letras que comumente os alunos tem maiores dificuldades para grafar juntas como: o “vr” e o “l” na forma cursiva.

O docente precisa ter claro que esta não é uma habilidade nata, mais socialmente construída e que para tanto o mestre deverá demonstrar como se faz.

Portanto, a aquisição e aprimoramento da escrita passará por estar fases de desenvolvimento: 1° as crianças aprendem a escrita alfabética, no 2° momento passam a desejar a dominar letra cursiva e num 3° estágio a grafar com maior rapidez. O professor deve estar atento para acompanhar e orientar da melhor maneira possível de forma a contribuir para o desenvolvimento de seu aluno neste processo.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 22/12/2010
Código do texto: T2685258
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