PEDAGOGIA TRADICIONAL

Por David Koopperfield

A DIDÁTICA

Nesta tendência a Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino.

O PROFESSOR

O processo de ensino-aprendizagem é centrado no professor que tem por obrigação maior expor e interpretar a disciplina.

Para tal são utilizados meio como: apresentação de objetos, ilustrações e exemplos. Mas o veículo de transmissão mais importante é o uso da palavra.

O ALUNO

Quanto ao aluno, este deve reproduzir através de exercícios repetitivos tudo que supostamente aprendeu.

O aluno deve memorizar o conteúdo que será reproduzido e exigido em provas e interrogações verbais pelo professor.

Existe um aluno ideal a ser atingido, desvinculado da realidade.

O aluno deve ser encaixado neste modelo de homem idealizado sem nada ter a ver com a vida presente e futura.

A DISCIPLINA

É abordada de forma isolada dos problemas reais da vida em sociedade e dos reais interesses dos alunos.

O MÉTODO

Utiliza-se ainda o método intuitivo, onde são apresentados dados sensíveis de maneira que os alunos possam observá-los e construir imagens na própria mente;

Alguns educadores atuais imaginam ser de grande importância o “partir do concreto” como a chave para o ensino contemporâneo, mas o ensino tradicional já se utilizava deste modelo (exibir ilustrações, dados, tabelas, mapas etc.), mas era apenas demonstrado, manipulado pelo mestre, ao aluno cabia apenas a condição de visualizar e receber, não lhe era permitido reelaborar, questionar para promover o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais e sua aprendizagem permanece mecânica.

A PEDAGOGIA TRADICIONAL E SUAS PRÁTICAS

Continua a transmitir conhecimentos;

Sobrecarregar o aluno com conhecimentos a serem decorados sem questionamentos;

Dar exercícios repetitivos;

Expor disciplinas rígidas e aplicar castigos físicos;

PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS

Trabalhando com essas práticas a pedagogia tradicional empobrece até mesmo uma de suas intenções mais nobres, a transmissão da cultura geral, as grandes descobertas da humanidade, para a formação do raciocínio e o treino da mente e da vontade;

Os conhecimentos trabalhados ficaram estereotipados sem valor educativo desprovido de significados sociais, portanto, inúteis para a construção de capacidades intelectuais e para a compreensão crítica da realidade;

O intento de desenvolver o raciocínio se reduziu a práticas de memórias.

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REFERÊNCIAS:

NOVA ESCOLA, Grandes Pensadores. 25 ed. Abril: julho, 2ª,2009.

MORANDI, Franc. Modelos e métodos em Pedagogia. Org. René La Bordiere; Trad. Maria Leonor Loureiro. Bauru, SP:EDUSC, 2002.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 17/01/2011
Código do texto: T2735697
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