PEDAGOGIA PROGRESSISTA (JOHN DEWEY 1859-1952)

(TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL)

John Dewey

(Filósofo e psicólogo norte-americano)

1859-1952

Dewey era um defensor ferrenho do experimentalismo;

Defensor da democracia criou uma universidade para exilados políticos perseguidos por autoritarismos;

Rejeita a idéia de leis morais fixas e imutáveis;

Sofreu influencia do evolucionismo das ciências naturais e do positivismo das ciências humanas;

No Brasil influenciou o movimento da ESCOLA NOVA, liderado por Anísio Teixeira;

Coloca a atividade prática e a democracia como ingredientes fundamentais da educação;

Sua corrente filosófica foi denominada de: PRAGMATISMO (ele preferia a palavra instrumentalismo), pois para ele as idéia só tem valor se servirem de instrumento para a resolução de problemas reais;

NO CAMPOM DA Pedagogia a teoria de Dewey se inscreve na EDUCAÇÂO PROGRESSIVA:

Um de seus objetivos era educar a criança como um todo: físico, emocional e intelectual;

Os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados;

Atividades manuais e criativas destaque no currículo;

As crianças estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas;

Nesse contexto a DEMOCRACIA ganha espaço no sentido de colaborar para maior desenvolvimento dos indivíduos no papel de decidir em conjunto o destino do grupo;

A ADEMOCRACIA para Dewey não pode ficar no limite institucional, mas deve fazer parte do interior das escolas;

ESTÍMULOS À COOPERAÇÃO

Dewey influenciado pelo empirismo criou uma escola-laboratório ligado a universidade para fazer testes em seus métodos pedagógicos;

Insiste em aproximar teoria e prática, pois acredita que as hipóteses teóricas só tem sentido no dia a dia;

Dewey acredita no conhecimento como resultado de consensos que resulta de discussões;

O aprendizado só se dá no compartilhar experiências e num ambiente democrático;

A escola deve promover:

1. Práticas conjuntas;

2. Situações de cooperação.

Dewey dá grande importância ao pensar: um grupo trocando informações sentimentos e experiências sobre situações práticas do cotidiano é o suficiente para o aprendizado;

A medida que a sociedade se torna complexas aumenta a distancia entre crianças e adultos;

Daí ser necessário a escola se tornar local de encontro entre pessoas para educar e ser educadas;

É papel da escola reproduzir a sociedade em MINIATURA simplificando e organizando-a gradativamente em complexidade para a compreensão do ser infantil;

A escola deve ensinar a criança a viver no mundo;

As crianças ao mesmo tempo em que estão sendo preparadas para a vida estão vivendo a vida, isso não se dá em momentos separados;

O aprendizado se dá diante de problemas reais;

A educação é uma constante reconstrução da experiência dando-lhe gradativamente significado;

Educar é dar habilidades as novas gerações para enfrentar os desafios da vida;

A educação é mais que reproduzir conhecimentos é incentivar para o desejo contínuo de desenvolver-se;

Educar é prepara pessoas para transformar;

Que o aluno possa experimentar ambiente favorável e tenha condições de experimentar suas idéias;

Na escola reflexão/ação deve ser uma todo indivisível;

Na sua ESCOLA-LABORATÓRIO (influenciado pelo empirismo) Dewey trabalha com PROJETOS;

E na relação social escolar põe garantias de LIBERDADE e DEMOCRACIA;

Evidencia os PRINCÍPIO DA EXPERIÊNCIA: FAZER/EXPERIMENTAR;

A experiência educativa é reflexiva, resultante de novos conhecimentos;

A pedagogia deve ser funcional- aplicando meios naturais de trabalho e de ação vinculados a atividade própria da criança a suas necessidades individuais e sociais;

Para Dewey, a experiência é assim um processo ao mesmo tempo interno e externo;

Portanto, é o aluno quem deve elaborar suas certezas, conhecimentos, regras morais;

O professor deve dar o conteúdo em forma de questionamentos e problemas jamais dar a respostas ou soluções;

Nunca começar com conceitos e definições já elaborados, mas proceder e levar o aluno a construir seus conhecimentos para depois confrontar com o conhecimento já elaborado;

Os PCNs e as teorias modernas da dida´tica tem influencia de Dewey;

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REFERÊNCIAS:

NOVA ESCOLA, Grandes Pensadores. 25 ed. Abril: julho, 2ª,2009.

MORANDI, Franc. Modelos e métodos em Pedagogia. Org. René La Bordiere; Trad. Maria Leonor Loureiro. Bauru, SP:EDUSC, 2002.

David Bandian
Enviado por David Bandian em 17/01/2011
Reeditado em 18/01/2011
Código do texto: T2735703
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