Uma perspectiva de melhoria no processo educacional

Ensinar é sinônimo de aprender quando temos consciência de que a sala de aula é lugar de crescimento individual e coletivo, um espaço apropriado para trocarmos sabedorias, pois como afirma Paulo Freire: “Não há saber mais ou saber menos, o que há são saberes diferentes’.

De nada adianta conhecermos todas as teorias existentes se não podarmos a cada dia a nossa prática, no intuito de ver em nossos alunos os frutos do nosso trabalho, além de trabalhar bem, é necessário que esse trabalho seja repleto de muita responsabilidade e amor.

A cada dia fica mais difícil entendermos a complexidade existente na sala de aula, os estudantes estão perdendo cada vez mais a consideração para com o estudo e consequentemente o respeito por professores, colegas de sala, funcionários da escola em geral, além de não terem o compromisso com as atividades a que fazem jus, gerando assim o alto índice de desistência e reprovação existentes.

Quais as causas que podemos apontar na esfera educacional para tais problemas? É importante refletirmos sobre estes fatos lamentáveis e analisarmos que, apesar de tanto investimento por parte dos governantes na educação do país, podemos notar a falta de perspectiva de vida dos alunos e por outro lado a falta de estímulo do educador em resgatar do educando o desejo de aprender. O aluno precisa sentir-se parte do ensino-aprendizagem e isso só será possível quando ele entender o real significado do estudo que deve ser pautado na ação-reflexão-ação; no querer, saber e fazer, que provavelmente só acontecerá a partir de uma mudança que começa em uma nova didática de trabalho, em uma nova forma de ser educador.

Conhecer cada aluno, planejar atividades direcionadas para a realidade de cada turma, incentivar a construção do conhecimento, inovar a metodologia de trabalho, ter autocontrole emocional; seriam alguns dos ingredientes para uma receita de sucesso no processo de escolarização.

Inovar a educação é propiciar qualidade de vida para o país!

Educadora: Maria Rozelma Leite da Silva

Rozelma Leite
Enviado por Rozelma Leite em 01/03/2011
Reeditado em 01/03/2011
Código do texto: T2822997
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