Que tipo de profissionais temos e qual queremos?

Que tipo de profissionais temos e qual queremos?

Os profissionais da educação precisam ter competências que sejam canalizadas para a aprendizagem e são pré-requisitos: agilidade, coletividade e capacidade de geradora do conhecimento . O profissional de educação hoje precisa ser multifuncional, ter habilidade para trabalhar em equipe e ter uma série de atitudes resultantes de uma vertente ética pesada. Que seja capaz de compatibilizar inteligência, experiência e agilidade, transformadas em valores éticos, e que tenha uma visão global mesmo que ele não trabalhe fora do país. Ao lado disso, ele precisa ser capaz de entender as estratégias e seja, capaz de se auto-liderar a ponto de fazer parte dos grandes desafios que enfrentara, Estes são os caminhos que temos que tentar completar. Isso é o que cada um de nós terá que prover para garantir a própria empregabilidade. Preciso de uma escola que seja socialmente justa.

Quando olhamos para a realidade das escolas, precisamos de alguém que seja capaz de se auto-liderar para poder remar contra a correnteza e ser ético; garantir a sobrevivência da sua escola e gerar valores étnicos, de forma recorrente sustentável, de forma a gerar cada vez mais resultados com cada vez menos recursos. Cidadania, responsabilidade social e mais respeito pelo ser humano.

Muitas vezes o professor prepara com seus estudos, pós-graduação, cursos, idiomas e quando chega ao seu objetivo dentro de uma escola, se acomoda. Nós temos que estar sempre atentos para o fato de estarmos vivendo no século da velocidade. A neurose da velocidade está sendo paradigmática para nós, mas em relação a pessoas, tenho que plantar e regar todos os dias. Isso que o professor que entra na educação tem que saber: tem que plantar e regar durante muito tempo.

É assim que quando olhamos para um cenário de incertezas, bate aquele medinho, aquela coisa de “para onde eu vou, será que estou no caminho certo? ”Vou citar a frase de um filósofo: “Vá na direção em que seu medo cresce”. Você tem medo? Encare e brigue com coragem.