REUNIÃO DE PAIS E PROFESSORES

Você participa das reuniões de pais e professores da escola de seus filhos? Você considera importante essa atividade e consegue enxergar o que ela representa na vida escolar das crianças?

A reunião de pais e professores normalmente é vista como uma atividade sem grande importância, principalmente por aqueles que enxergam no boletim dos filhos notas e graus satisfatórios.

As reuniões de pais e professores, muitas vezes são frequentadas somente pelas mães e não raras vezes não se encontra ali muitos pais.

Participar das reuniões de pais e professores das escolas deve se tornar um hábito para todos os pais e todas as mães, sem exceção.

Mesmo que as crianças apresentem as melhores notas, que os cadernos possuam apenas anotações positivas e a agenda sirva somente para comunicados e avisos da escola, a presença do pai e da mãe na reunião se reveste da máxima importância.

Na reunião, você pai, você mãe, vai ter oportunidade de dizer ao professor qual é sua expectativa com relação ao trabalho dele, você vai conhecer como é o cotidiano de seu filho e como é o relacionamento dele com o professor e com os colegas.

O fato de estarem esclarecidos com questões dessa ordem vai proporcionar aos pais mais segurança e vai dar aos professores a certeza de que estão no caminho certo e que o trabalho realizado está sendo entendido e reconhecido. Afinal, essas reuniões pretendem ser uma troca de informações que definem interesses e responsabilidades, tudo em benefício da criança. Através das reuniões, pais e escola se tornam parceiros.

Existem vários motivos para você participar dessas reuniões. Vamos ver alguns:

- As reuniões proporcionam que você conheça melhor a escola de seu filho e, logicamente, se você conhece, fica mais fácil você colaborar com a escola.

- Você vai conhecer seu filho visto por outros olhos: professores, colegas, direção e corpo administrativo da escola. Isso vai contribuir para que você entenda o porquê de certas atitudes de seu filho, pois você vai conhecer melhor as crises da idade, quer seu filho esteja na infância, na pré-adolescência ou na adolescência.

- Nas reuniões você terá oportunidade para acompanhar o rendimento e o aprendizado do seu filho e poderá esclarecer toda e qualquer dúvida que possa ter surgido no período.

Essa interação com a escola proporciona também que os pais possam, em casa, dar continuidade a todas as atividades desenvolvidas na escola. Será estabelecida uma parceria, uma espécie de cumplicidade que vai dar à criança mais segurança, ela vai se sentir amparada e assistida.

Outro ponto importante, é que quando a criança se habitua a ver o pai e a mãe comparecendo à escola, participando das reuniões, interessados em conhecer a escola e seus problemas, vai perceber que existe uma aproximação e uma relação de confiança.

Se a escola é vista como a continuidade de sua casa, a criança vai aprender a respeitar esse espaço, contribuir com seu desenvolvimento e vai se sentir mais segura, aprender mais e se relacionar melhor.

Então pai, então mãe, vamos nos esforçar para oferecer aos nossos filhos um ambiente cada vez melhor?

Combinado. Na próxima reunião estaremos todos lá!