Trabalho de conclusão de Pós-Graduação

Relatório de estágio apresentado ao Instituto Superior de Educação e Cultural “Ulysses Boyd”, como requisito parcial para conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia para a obtenção do título de especialista. Orientação do mestre Frederico André Gonçalves Feital.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................... 3

2 ANÁLISE DO ESTÁGIO.......................................................................... 4

2.1 PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES................................................ 4

2.2 A METODOLOGIA UTILIZADA.............................................................. 7

2.3 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA......................................................... 7

2.4 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DOS ALUNOS E FUNCIONÁRIOS EM GERAL............................................... 8

2.5 OBSERVAÇÕES OBTIDAS..................................................................... 9

2.6 AS APRENDIZAGENS DECORRENTES DO ESTÁGIO......................... 9

2.7 PARTICIPAÇÕES EM ATIVIDADES....................................................... 10

3 AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO................................... 11

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................... 12

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................... 13

6 ANEXOS................................................................................................... 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo relatar as observações e praticas durante o

estágio realizado no PETI (Programa de Erradicação Infantil) na turma do turno vespertino de crianças/adolescentes com idade entre 7a 15 anos valendo observar que na Instituição a educação é informal e as turmas são diferenciadas por idade e não por série, isto posto, o conhecimento adquirido durante o período pré-estabelecido da carga horária, ocorrido no período de 04/10/2010 a 22/11/2010 foi realizado através de palestras, observações, colaborações e consultas a documentos entre outros.

O PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) um órgão federal tendo como objetivo, promover os aspectos físicos, étnicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais, numa busca gradativa de autonomia e construção de identidade da criança de risco complexidade, no desenvolvimento de uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações, estabelecendo vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças de sua comunidade, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

Contudo, as práticas vivenciadas decorrentes no período do estágio são absorvidas de forma a nos proporcionar um crescimento pedagógico crescente, e, ao transferir esta vivência para a elaboração do relatório fica evidenciado que há como relatar toda a aprendizagem significativa vivenciada pois estamos com a equipe desde 01- 08-09 nos possibilitando esta prática de estágio no turno vespertino.

Sendo assim fica a satisfação de que o educador deve exercer o pilar de sustentação destas crianças/adolescentes cumprindo com prazer o seu papel, essas sustentações de formar o crescimento interior do sujeito conduzirá a maturidade no relacionamento necessário, até que haja uma dimensão facilitadora como empatia,

para melhor executar as propostas necessárias para o bom desenvolvimento ao estágio, pois tudo o que se referem à educação nos proporciona aprendizagem significante, podendo ser contínuo e duradouro o nosso conhecimento, que ao longo do processo educacional precisa ser avaliado e reavaliado para uma nova atualização que valorize cada vez mais o foco principal que é a criança/adolescente.

2. ANÁLISE DO ESTÁGIO

O estágio tem como objetivo informar o estagiário quais sãos as intenções estratégias, os objetivos, as metas, a visão, a missão, os princípios ou valores, as diretrizes e as políticas. Enfim da total transparência da organização e esclarece qual a participação do estagiário para enfrentar problemas reais na educação e aprofundar os conhecimentos na área de interesse. O contato com a instituição direciona uma interação valorosa e reflexiva para obter a nossa formação como cidadãos conscientes da realidade em que a educação informal desenvolve para solidificar assim a afirmação para o exercício da cidadania.

2.1 PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES

As atividades foram apresentadas para todas as crianças/adolescentes de 07 a 15 anos do PETI- Alecrim”, no período matutino e vespertino, onde as atividades foram ministradas em sala de aula, acrescidas de suporte científico com palestrante, atuando a docente Edinalina Brigida Castilho com crianças 9 a 11 anos de idade como colaboradora dos alunos que apresentaram dificuldades de assimilação de conteúdos em relação aos demais, tais atividades estão apresentada na tabela abaixo e nas fichas específica de controle de atividades, nos anexos deste relatório.

DATA HORÁRIO ATIVIDADES CARGA HORÁRIA

ENTRADA SAÍDA

04/10/2010 12:00hs 16h30min Apresentação da equipe no turno matutino 04h30min

05/10/2010 12:00hs 16h300min Planejamento com a equipe sobre a confraternização do dia das crianças. 04h30min

06/10/2010 12:00hs 16h30min Leitura do PPP do PETI_ 04h30min

07/10/2010 12:00hs 16h30min Ajudando a confeccionar lembranças para as crianças. 04h30min

08/10/2010 12:00hs 16h30min Confraternização do dia das crianças 04h30min

11/10/2010 12:00hs 16h30min Conversa informal sobre higiene bucal com crianças de 9 a 11 anos.. 04h30min

1310/2010 12:20hs 16h50min Revisão do texto sobre higiene e atividades reflexivas 04h30min

14/10/2010 12:00hs 16h30min Artes (Confecção de lembranças para o palestrante sobre higiene bucal 04h30min

15/10/2010 12:00hs 16h30min Palestra com a dentista...apresentando maquete bucal mostrando carie dental, placas e outras doenças dos dentes, Teatro com o apoio da Assistente Social e a docente com crianças de 7 a 8 anos.Entrega de kit higiênico a todas as crianças. 04h30min

18/10/2010 12:00hs 16h30min Atividade avaliativa sem percentual de notas verificando aprendizagem. 04h30min

19/10/2010 12:00hs 16h30min Recorte de textos referente a higiene bucal, leitura e colagem no caderno de atividade. 04h30min

20/10/2010 12:00hs 16h30min Confecção de cartazes sobre higiene bucal.. 04h30min

21/10/2010 13:00hs 17h00min Atividade sobre higiene bucal e escovação após lanche da tarde. 04h00min

22/10/2010 12:00hs 16h30min Reforço escolar direcionado a Ciência – revisando atividade reflexiva.. 04h30min

25/10/2010 12:00hs 16h30min Conversa informal sobre higiene e saúde do corpo. Atividade- recolher o conhecimento empírico de cada criança/adolescente sobre higiene.. 04h30min

26/10/2010 12:00hs 16h30min Pesquisa em jornais e revistas sobre a higiene capilar 04h30min

27/10/2010 12:00hs 16h30min Desenhos, textos e pinturas 04h30min

28/10/2010 12:00hs 16h30min Participação na reunião pedagógica, onde foram abordados assuntos do relacionamento dos pais com crianças e profissionais.

04h30min

29/10/2010 12:00hs 16h30min Continuação do conteúdo de higiene corporal. 04h30min

01/11/2010 12:00hs 16h30min Continuação da conversa informal sobre higiene corporal, atividade reflexiva 04h30min

02/11/2010 12:00hs 16h30min Sala de vídeo filme- [[[[Vivendo com lobos”. 04h30min

03/11/2010 12:00hs 16h30min Conversa sobre o filme-“Vivendo com lobos ressaltando a necessidade da higiene corporal para obter uma boa saúde. 04h30min

04/11/2010 12:00hs 16h30min Confecção de cartazes relacionados a higiene capilar. 04h30min

05/11/2010 12:00hs 16h30min Atividades de fixação (textos, ilustração de textos . 04h30min

08/11/2010 12:00hs 16h30min Revisão de documentos da escola e observação do espaço físico 04h30min

09/11/2010 12:00hs 16h30min Revisando relatório da pós-graduação sobre PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) no Alecrim. 04h30min

10/11/2010 12:00hs 16h30min Conversa informal sobre a Importância da água no mundo. 04h30min

11/11/2010 12;00min 16h30min Pesquisa em livros na biblioteca sobre rios, cachoeiras e mares que abrangem o Brasil 04h30min

12/11/2010 12:00hs 16h30min Leitura e ilustração de texto informativo sobre o Planeta água. 04h30min

16/11/2010 12:00hs 16h30min Música Planeta água. Conversa informal. Sobre economizar água. 04h30min

17/11/2010 12:00hs 16h30min Conversando sobre situação problema da falta d”água nas casas das crianças/adolescentes . 04h30min

18/11/2010 12:00hs 16h30min Confecção de cartazes ilustrativos. apos conversação sobre a higiene. 04h30min

19/11/2010 12:00hs 16h30min Elaboração do Relatório de Estágio 04h30min

22/11/2010 12:00hs 16h30min Revisando relatório de Estagio O4h30min

16h30min Elaboração do Relatório de Estágio 04h30min

2.2 A METODOLOGIA UTILIZADA

Este estágio foi realizado utilizando como metodologias principais:

• Aplicação de Palestra com dentistas e entrega do kit de higiene bucal.

• Aplicação de atividades diversificada em sala de aula;

• Atividades de leitura de textos.

• Recortes de jornais e revistas para confecção de cartazes.

• Confecção de um mural.

• Pratica da higiene bucal.

A aplicação das metodologias utilizadas está resumidamente na ficha de acompanhamento de estágio supervisionado e assinada pela pedagoga, nos anexos deste relatório e descrita de forma detalhada na tabela acima.

2.3 CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O estágio supervisionado foi realizado no PETI (programa de Erradicação do trabalho Infantil)-Alecrim, localizada na Rua Raposo Tavares s/n Bairro Alecrim, Vila Velha-ES, Cep telefone (27)3386-6700.

Esta Instituição, junto a profissionais capacitados, esta se empenhando em direcionar e atender as crianças/adolescentes de média complexidade a ter um olhar para si, valorizando a participação familiar às reuniões, buscando assim a parceria para alcançar objetivos, tais como: valorizar, integrar, resgatar o conhecimento integral em parceria com a Instituição, melhorando assim o rendimento escolar e a integração social destas crianças/adolescentes .

Atualmente a Instituição possui uma estrutura contendo:

• 04 (quatro) salas;

• 03 (três) banheiros;

• 01 (uma) sala de vídeo (Contendo uma televisão, um DVD, mesa para jogo de futebol.

• 01 (um) laboratório de informática contendo 15 computadores com internet

• 01 ( um) pátio recreativo/ esportes;

• 01 (uma) secretaria;

• 01 (uma) cozinha;

• 01 (um) refeitório

• 01 (uma) sala de Psicologia

• 01 (uma) sala de pedagogia

• 01 (um) sala para o bazar

• 16 (dezesseis) dependências no total;

2.4- CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, DOS ALUNOS E FUNCIONÁRIOS EM GERAL.

De um modo geral segundo as minhas observações trata-se de uma Instituição com professores compromissados com o processo ensino/aprendizagem, de uma maneira informal preocupados com a recreação e autonomia das crianças/adolescentes esforçando-se ao máximo para que tenham boa conduta sociocultural mesmo faltando material pedagógico adequado, contudo, o quadro docente de um modo geral encontra-se empenhados com os objetivos educacionais e a comprovação é a responsabilidade que vem desempenhando com PETI – Programa de Erradicação Do Trabalho Infantil – que está melhor exposto nos anexos deste relatório.

O quadro de funcionários da Instituição é composto por:

Discente:

• 150 (cento e cinqüenta ) em turnos diferentes sendo que destes 1(um) regente para sala de 9 a 11 anos matutino possuindo a quantidade de 21 (vinte e um) e vespertino 21 (vinte e sete) crianças/adolescentes.

Docente:

• Pedagogos – 02 (duas) sendo um matutino e outro vespertino.

• Professores – 06 (seis) todos com formação superior..

• Professor de educação física – 01 (uma)

• Professor de informática- 02 (dois)

Total de funcionários pedagógicos – 11 (onze)

Administrativos:

• Coordenador/Assistente Social – 01 (uma).

• Secretárias – 01 (uma)

• Auxiliar de serviços gerais – 02 (nove)

• Cozinheira – 01 (uma)

Total de funcionários administrativos –16 (dezesseis)

2.5 OBSERVAÇÕES OBTIDAS

As atividades que foram desenvolvidas em sala ocorreram com total sincronismo com planejamento feito pela equipe, atendendo as necessidades das crianças/adolescentes, mediante a colaboração de todos. Foi observado que a turma é bem participativa.

A equipe trabalha direcionada a integração sócio-educativa propondo atividades diversificadas como: atendimento especial, palestras, debates, pesquisas, registros escritos e falados também é aproveitado a vivências do seu dia a dia, que por sua vez são atividades que possam ser abordadas por diferentes níveis de compreensão e desempenho dos crianças/adolescentes , mostrando sempre o conteúdo com clareza e chamando sempre a atenção para o reforço escolar que é uma das metas da turma.’

2.6 A APRENDIZAGEM DECORRENTE DO ESTÁGIO

Com o acompanhamento das atividades docentes e as aplicações das atividades em sala foi possível ter um aprendizado significativo. Pois através de acompanhamento em aulas expositivas pode-se ter uma melhor compreensão das praticas docentes.

Outra prática muito valiosa no meu período de estagio foi o laço de afetividade, companheirismo e amor criado com crianças especiais da referida sala em que o estágio foi realizado, pois a mesma possui uma defasagem no aprendizado tendo então que ser trabalhada separadamente fazendo assim também o processo de alfabetização pela Pedagoga Claudia ...e auxiliares Elena.... Onde foi adotado o caderno de Dever de casa de cada aluno para trabalho m de reforço individual e um novo fazer.

Nesta sala encontramos mais 5 (cinco) crianças que deve-se reter um olhar diferenciado. Dois possuem laudos que os amparam, apresentando laudo de hiperatividade e é tido como ouvinte, já as outras 03 (três) crianças, não possuem nenhuma documentação legal que os ampare, visto que, os mesmo não participam voluntariamente das atividades aplicadas , sendo necessário a intervenção da professora induzindo-os a realizar as tarefas, contudo as crianças só as realiza quando sentem vontade.”O meu bom senso me adverte de que há algo a ser compreendido no comportamento de Pedrinho, silencioso, assustado, distante, temeroso, escondendo-se de si mesmo.(FREIRE, 2005, P.63)

Diante do exposto, novos conceitos foram adquiridos, além da significativa contribuição que as observações do estágio pode me proporcionar no processo de ensino/aprendizagem.

2.7 PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES

Além de participar nas atividades desenvolvidas em sala de aula, auxiliar alunos com dificuldades de acompanhar os demais , foi possível também participar de atividades como:

 Reunião pedagógica com os demais membros do corpo docente;

 Participação em apresentações como datas comemorativas;

 Participação em reunião com pai de aluno.

 Participação em reunião com os professores, onde foi abordado o desenvolvimento do PPP.

Todas estas atividades acabaram contribuindo indiretamente na realização do estágio supervisionado. A maior contribuição adquirida foi uma melhor compreensão da realidade em que as crianças/adolescentes dos projetos. O PETI esta inseridos diretamente com a educação informal de cada criança/adolescente pois a Assistente Social e a Pedagoga do turno vespertino, conhece a realidade sócio-cultural destas crianças , através de visitas.”O planejamento tem múltiplas funções, contempla não apenas a intencionalidade de tornar concreta a ação pedagógica, como ainda auxilia o professor na organização do espaço e dos recursos materiais, já que a previsão de atividades permite que o material seja selecionado, possibilitando a melhor alocação do tempo.”Apostila.Proposta pedagógica da Educação Infantil no SESC(__2005,p.49).

3. AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

A avaliação da qual me propus a realizar tem o objetivo de respeitar a sistemática educacional, principalmente a formativa e diagnóstica. A avaliação formativa é aquela que tem a função de controlar, é realizada durante o decorrer do período letivo, com o intuito de verificar se as crianças estão atingindo os objetivos previstos. A avaliação diagnóstica é aquela realizada no inicio de um curso ,ano letivo ou unidade de ensino, com a intenção de constatar se as crianças apresentam ou não o domínio dos pré-requisitos necessários, se possuem conhecimentos e habilidades imprescindíveis para as novas aprendizagens. Utilizadas para caracterizar eventuais problemas de aprendizagens e identificar suas possíveis causas, numa tentativa de saná-los. Neste contexto educacional podemos perceber que os princípios básicos da avaliação nos mostra que avaliar é um processo continuo e sistemático planejado, envolvendo um sistema amplo que é o ensino-aprendizagem onde acontece o feedeback, sendo prazeroso tanto para esta estagiaria quanto para os docentes envolvido.

CONCLUSÃO

Partindo do princípio que ninguém faz nada sozinho. Senti bastante satisfação em executar essa tarefa, pois toda a aprendizagem acontece de forma diferente para cada estagiário deve levar em consideração de que forma o individuo proporciona conhecimento e aprendizagem, A facilidade ao realizar essa observação foi analisar um ambiente e uma atividade que já é de meu conhecimento, já a maior dificuldade, foi repassar de forma concisa e precisa o conhecimento adquirido para o papel. Percebi também que os profissionais a cada instante demonstram preocupação com os alunos que não estão alcançando os objetivos, buscando assim uma forma precisa para uma aprendizagem eficaz.

É uma instituição que cumpre a importante função de socializar os conhecimentos disponíveis, promovendo o desenvolvimento cognitivo e a construção de novos saberes, assim, esta escola, busca ser mediadora no processo de socialização.

Ao final deste estágio, conclui-se que o educador deve atualizar-se cada vez mais em seus direitos e deveres, adquirindo conhecimento dos direitos legais da infância e juventude, para ao deparar-se com situações problemas, poder discutir e debater as realidades encontradas em sala de aula que muitas das vezes são mascaradas pela política social escolar encontrada em diversas gerências de Instituições escolares, deixando cada vez mais o educador a mercê de uma sociedade construída com resultados aparentes vislumbrando resultados positivos que valorize o gerente Institucional de cada Instituição escolar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra,.2005

Ramlow, Leonardo, FIGUEREDO, Lucia Maria Gava,LEITE, Paulo de Tarso de Araujo. Metodológia Cientifica: o trabalho e a pesquisa na construção. 2. Ed. Colatina, ES:[s.n.} 2003

___ A AÇÃO FINALÍSTICA DO SESC: características básicas da Ação Institucional, 1997- item7. “Proposta Pedagógica Educação Infantil o Futuro é Hoje,2005.”