A violência nas instituições de educação.

As inúmeras queixas sobre o crescimento da violência nas escolas têm sido manchetes em vários jornais, revistas, veículos de comunicação que divulgam sem maquiagem a verdadeira realidade da educação brasileira. Funcionários das instituições educacionais vêm sendo intimidados pelo auto índice de agressões verbais e físicas que acontecem frequentemente, comprometendo dessa forma o bom desempenho enquanto profissional, haja vista que dessa maneira, o medo e o receio interfiram no processo natural, causando desconfiança e desmotivando as ações normais dos profissionais em educação.

Enfim, qual seria a causa primeira de tanta violência hoje nas instituições educacionais? Se colocarmos as instituições educacionais como locais onde não se estimula a violência, ou seja, local onde a base fundamental é a educação, a boa conduta do indivíduo, veremos que esse problema, pode ser influenciado por fatores individuais, familiares e ambientais. Entre os fatores individuais encontramos a questão do temperamento, do sexo, da condição biológica e da condição cognitiva.

A família influi através do vínculo, do contexto interacional (das interações entre seus membros), da eventual psicopatologia ou desajuste dos pais e do modelo educacional doméstico. A televisão, os videogames, a escola e a situação socioeconômica podem ser os elementos ambientais relacionados à conduta agressiva. Embora esses três fatores (individuais, familiares e ambientais) sejam inegavelmente influentes, eles não atingem todas as pessoas por igual e nem submete todos à mesma situação de risco.

Nota-se que os métodos (tradicionais) que eram usados na educação em décadas anteriores demonstravam uma melhor conduta dos alunos e os casos de agressões e desrespeitos aos profissionais de educação eram raros, hoje com tanta prática pedagógica e sistemas educacionais de estudo e difusão da própria educação vem fazendo com que a mesma se desgaste cada vez mais, e seja a última opção de emprego para as gerações futuras, que já estão frustradas com tanta violência no processo educacional.

A violência nas instituições de educação irá ser alvo de muitas manchetes daqui pra frente, se não tentarmos formar uma base educacional familiar, onde a educação venha de berço, onde os pais eduquem seus filhos desde o ceio familiar, e que depois sejam apenas orientados pelas instituições de ensino, que é o papel que cabe a mesma, ou veremos ainda muitos casos absurdos acontecendo no processo educacional brasileiro...

Profº Rogildo de Oliveira

Graduado em Filosofia - FBB

Rogildo de Oliveira
Enviado por Rogildo de Oliveira em 23/05/2011
Reeditado em 19/03/2012
Código do texto: T2988685
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.