Ver o que Outros não Veem
A evolução espiritual permite o discernimento. Discernir o certo e o errado das coisas, tomar a atitude correta em toda e qualquer situação, saber diferenciar o bem do mal, não são tarefas fáceis. Isto requer uma visão de vida e um preparo espiritual e este só é dado àqueles que buscam a verdade da vida. Se trabalhamos com a mente preocupada com os problemas do dia a dia e somos dominados por eles, passamos a ser vítimas da ilusão do fenômeno.
Todo fenômeno é transitório e não tem existência real. Doença, velhice e morte só passam a ter existência real quando vistas pelos olhos da ilusão. Ao reconhecer que o homem é espírito, surge a compreensão de que toda e qualquer transformação é inerente à matéria e matéria nada mais é do que situação transitória, portanto irreal. Adquirir esta convicção num mundo como o nosso, especialmente nos dias de hoje, em que tudo está voltado para o materialismo, requer desprendimento e este precisa ser gradativo. Todas as formas de sofrimento trazem, na sua raiz, o apego às paixões do mundo.
Felicidade verdadeira consiste em viver intensamente o agora; considerar-se feliz, amando a vida pela vida, independentemente da quantidade de bens matérias. Ser próspero é dar o melhor de si em qualquer situação, esperando o melhor sem, no entanto, apegar-se aos resultados.