TECNOLOGIAS EM EDUCACAO

Este texto tem como finalidade mostrar as novidades que vemos na área da informática e as tecnologias sendo utilizadas na sala de aula, são eles o DVD, som, televisão, vídeo-game, o computador com seus inúmeros programas ou softwers (como são conhecidos em nosso dia a dia) e a internet, que estão em nossas casas e no espaço escolar e que consequentemente estão sendo utilizadas como forma de ensinar e fazendo ainda com que os educadores repensem sobre as ferramentas disponíveis, escolham formas de melhor ensinar, e se reorganizem para acompanhar a tecnologia que vem a favor da educação, contribuindo para uma melhor qualidade sem grandes custos.

Ao aplicar as tecnologias na educação o ambiente escolar se enriquece, pois o educador de hoje é um mero mediador da educação onde o aluno está para aprender e ele para ensiná-lo onde esta o conhecimento e como pode ter a possibilidade de adquiri-lo, oportunizando para que tanto o aluno como quem ensine o caminho do saber possam aprender de forma conjunta e trocar conhecimentos construindo um saber único, devendo ainda ter um comprometimento de toda a comunidade escolar, para que todos possam estar comprometidos com o processo ensino aprendizagem e que tais tecnologias e principalmente no que diz respeito ao computador possam ainda colaborar com a formação continuada dos profissionais da educação para que a aplicação do conhecimento tenha significado, e o resultado esperado em face das aplicações da informática nas diversas áreas do ensino.

Assim, a preparação do professor que vai usar o computador com seus alunos deve ser um processo que o mobilize e o prepare para incitar seus educandos a:

• “Aprender a aprender”;

• Ter autonomia para selecionar as informações pertinentes à sua ação;

• Refletir sobre uma situação-problema e escolher a alternativa adequada de atuação para resolvê-la;

• Refletir sobre os resultados obtidos e depurar seus procedimentos, reformulando suas ações;

• Buscar compreender os conceitos envolvidos ou levantar e testar outras hipóteses. (Almeida, 2000, p. 110)

Ao se utilizar da informática e suas ferramentas de pesquisa na sala de aula como forma de se ensinar, com certeza a qualidade da educação será melhorada elevando a inclusão social e digital, independente da classe social, cultural e nível educacional, com maior qualidade, mais moderna e dinâmica, cabendo exclusivamente a escola cumprir com o seu papel de formadora de sujeitos capazes e críticos nas diversas situações que surgirão na sua vida pessoal e profissional.

Hoje vivemos em um mundo totalmente globalizado onde a tecnologia produz uma competição entre as pessoas que são qualificadas culturalmente e profissionalmente, sendo assim o estudante de hoje faz parte desta geração que tem acesso rápido as diversas informações sendo capaz de fragmentar estas de forma a transformá-las em conhecimentos, pois está diretamente exposto a todos esses meios tecnológicos que são: televisão, vídeo-game, computador, internet, DVD e outros desde os seus primeiros anos de vida e com isso adquire uma vasta experiência.

Muitos estudiosos afirmam que a educação se da pela interação do ser humano com o meio em que vive e o mundo que o cerca e com os demais indivíduos, sendo ainda mediada pelos objetos a sua volta, a cultura e as ferramentas de apoio que podem ser desde a linguagem até objetos como brinquedos, incluindo ainda as tecnologias dos softwares, e ainda a internet que é uma fonte onde varias informações estão ali disponíveis e em tempo real capaz de romper barreiras e fronteiras interligando as pessoas as oportunidades jamais imaginadas.

É de fundamental importância construir atualmente, um ensino que seja ligado à vida social dos alunos, inerente ao seu tempo, incorporando ao processo de ensino-aprendizagem a Tecnologia Educativa.

Estamos diante de um novo modelo de educação que precisa ser refletido por toda escola, onde o aluno sinta-se não só integrado em sala de aula, mas incluído em todo o processo escolar. A escola precisa ser um espaço de renovação, investigação, mediação, atenta aos alunos, à sua vida (social, política, econômica). A educação não tem apenas que se adaptar às necessidades que se apresentam, mas deve assumir o papel de mediadora entre o acesso às tecnologias, o seu uso e as formas de interpretá-las, superando nos alunos “o analfabetismo icônico”. (SCHENKEL, 2008, p. 1)

As inovações tecnológicas estão por toda parte inclusive na escola estando à disposição dos educadores e suas diversas ferramentas como: rádio, DVD, televisão, calculadora, datashow, computador com acesso a internet e outros. Ao utilizar dos recursos tecnológicos na educação escolar o professor deve escolher o mais propicio e saber utilizar de forma adequada tais recursos tecnológicos, ser bem claro quanto aos objetivos, e ser dinâmico na busca pela tecnologia, principalmente quanto ao computador no que se refere à internet, que nos fornece acesso a fontes inesgotáveis de assuntos diversos para pesquisas, com páginas educacionais para a pesquisa escolar; páginas de busca, etc., que vem permitindo ao aluno o desenvolvimento de uma nova forma de se comunicar e socializar-se e capaz de estimular o raciocínio lógico.

Faz parte do contexto escolar, possibilitar aos educandos o acesso a estas tecnologias e proporciona-las de forma integrada para que todos tenham estas informações e desenvolvam avanços e as transformem em conhecimento pessoal, social e profissional para serem no futuro cidadãos críticos, conscientes de seus direitos e deveres.

Cabe a escola e o educador fazer uma avaliação do software educacional a ser utilizado na escola, devendo este ser analisado tanto nas características técnicas como as pedagógicas. Em relação aos aspectos relacionados à educação, deve ser levada em conta a compatibilidade com o currículo nacional escolar e da adaptação com a realidade da escola, alunos e professores, da conveniência, viabilidade e da compatibilidade com a Metodologia de ensino e ter uma apresentação simples de fácil entendimento para o educando que vai usar.

Assim sendo o professor deve saber usar as diversas tecnologias e as ferramentas que o computador, seus programas e a internet oferecem, além de estar atento quanto ao fato de que, não se deve utilizar apenas a internet como fonte a ser pesquisada durante os trabalhos escolares, e que as crianças estão na escola para aprender com ele e não com o computador. Sabendo disso o professor deve estar na busca por uma educação dinâmica que esteja comprometida com a formação critica e consciente do educando e que este seja conhecedor da importância de seus deveres e direitos, e que possam vir a utilizar-se de forma responsável dos diversos meios tecnológicos em prol de uma sociedade mais justa, vindo a contribuir para a qualidade de vida de todos de forma efetiva.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA. Maria Elizabeth de, Informática e Formação de Professores. Brasília, DF. MEC, 2000.

SUZUKI, Juliana Telles Faria. Tecnologias Em Educação: pedagogia/Juliana Telles Faria Suzuki, Sandra dos Reis Rampazzo. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

SCHENKEL. Maria Herminia Benincá SCHENKEL, A integração das tecnologias educativas no ensino fundamental. Disponível em: http://lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt200372924112A%20integra%C3%A7%C3%A3o%20das%20tecnologias.pdf. >Acesso em: 31/10/09<