FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DA MÚSICA

Este texto é constituído de um relato pessoal e no final um texto que trata da vivência musical e de questões que relacionam a música ao desenvolvimento da criança, sendo apresentadas ainda reflexões a respeito do papel da música na educação infantil. Inicialmente, esclarece-se que o conceito de desenvolvimento é entendido de forma ampla, abrangendo não apenas o aspecto cognitivo, mas também os aspectos afetivo e social da criança, e sobre como é importante à criança aprender, usando a música como tema central.

Relato Pessoal

A principio procuro ouvir todos os tipos de musicas desde que tenha letra e ritmo ao meu gosto.

Acredito que a mídia tem influencia em minha preferência musical, pois o poder da mídia em formar gostos é enorme e se não fosse a mídia não teria o grande conhecimento sobre musica e seus diversos ritmos.

Com certeza o que, mas me chama a atenção é a instrumentação seguida da letra e ritmo.

O uso correto da musica pode trazer bons resultados na sala de aula, ajudando na concentração, no relaxamento e trazendo desta forma uma grande interação entre os alunos com a disciplina aplicada e entre eles próprios.

A música faz parte da cultura de todos e toda a sociedade, atinge-nos direta ou indiretamente. A música contribui de forma benéfica para o desenvolvimento cognitivo e da sensibilidade da criança. Por isso nada melhor do que a própria escola usar este método de aprendizagem como forma de ensinar de forma lúdica, onde o aluno aprende com muita facilidade e muito mais rápido do que tradicionalmente.

O ensino da musica na escola é primordial para o aprendizado, mas deve-se ter clareza de que as praticas musicais devam estar presentes no cotidiano do grupo social a que a criança faz parte, podendo assim contribuir para a construção de suas identidades culturais. É preferível o trabalho com músicas infantis e que condizem com a idade das crianças, pois eles têm que ouvir o que não chega a seus ouvidos. Mas se de algum modo uma delas chega com uma musica diferente, posso trabalhar esta musica sem problema algum, mas às vezes se torna necessário mudar um pouco a letra para não expor os alunos a certos dizeres. Pois a musica é cultural e não posso desfazer do gosto desta criança apenas devemos trazer a musica para a disciplina aplicada. Pois não se deve dizer que é errado ouvir ou cantar certa musica, pois e uma situação de cultura de cada um.

As atividades realizadas são apreciações musicais (escuta ativa e consciente) e criações musicais onde a criança pode ser explorada tanto na voz como no corpo.

Quando se trata de musica o aluno aprende melhor as outras disciplinas, fica mais atento em todas as suas atuações, trazendo muitos benefícios para todos. O resultado percebido é uma grande melhora na participação e rendimento em todas as atividades. Percebe-se que os alunos ficam mais felizes no ambiente escolar, passam o tempo todo cantando, havendo sempre grande interesse de todos para participar das diversas atividades.

Vivência musical

Não dá para imaginar um mundo sem musica e se pararmos para analisar, quase todos os sons que ouvimos durante o nosso dia, são como instrumentos musicais tocando alguma melodia: os pingos de uma torneira, os trovões, a chuva, os pássaros cantando etc.O mundo seria muito diferente se não tivesse o som ou uma musica tocando em algum lugar. E ate a nossa fala não teria lugar num mundo sem som.

A forma como a música, em forma de linguagem, em diferentes tipos de grupos da sociedade acontece é muito diversa. A musica que um grupo de pessoas vivencia em certo momento pode ser muito diferente da música de um outro grupo social, pois a musica esta direcionada a uma função especifica naquele momento. Apesar dessas diferentes funções, em todas essas situações e em muitas outras, a música acompanha os seres humanos em praticamente todos os momentos de sua trajetória no mundo, e na atualidade pode ser vista como uma das mais importantes formas de se comunicar.

A música tem enorme relação com o desenvolvimento da criança, às vezes nossa opção vai contra esta tendência. Mas e preciso entender que o processo de crescimento de uma criança está muito além de seus aspectos físicos ou intelectuais; esse processo envolve outras questões, certamente tão complexas quanto às da maturação biológica daí a importância da música no cotidiano de sala de aula do professor.

A música deve ser utilizada como uma das linguagens alternativas sendo um e um importante recurso didático para a aprendizagem de todas as disciplinas, inclusive a socialização dos alunos e dai ocorreram trocas de aprendizagem. É na sala de aula que o uso da música se transforma em um verdadeiro instrumento pelo qual se pode observar em qual momento social vivem nossas crianças.

Ao utilizar a música para se ensinar cultura, que também representa regras, valores, padrões e a sensibilidade; pode-se reformular o trabalho dentro da sala de aula, pois tem se um grande potencial a ser explorado em caráter interdisciplinar, envolvendo, entre outras, literatura, língua portuguesa, geografia, ciências, filosofia, história e matemática, transmitindo assim sentimentos, compartilhamento e interação onde as palavras sozinhas não conseguiriam atingir.

A prática educativa, associada à linguagem musical, apresenta maior significação para o desenvolvimento da cognição e interação entre as crianças, sendo conteúdo e mediador.

Utilizando a música como suporte para aulas na educação infantil os benefícios são enormes, porque se aprende mais em matéria de leitura quando o aluno é mais ativo, em todos os seus estilos de atuações em diferentes linguagens, com variados objetivos. Em todas as atividades realizadas com os alunos há sempre grande interesse e participação de todos.

Ao trabalhar música em sala de aula podemos compreender melhor a relação criança, musica e desenvolvimento após destacarmos as particularidades de cada grupo social em que vivem, pois toda criança esta incluída em uma cultura, formado pela sua família, e também por todo o grupo social no qual ela cresce.

Pensando assim a forma como a música influencia o desenvolvimento da criança que mora num bairro de classe alta e freqüenta ambientes em que a música é praticada de forma intensa é totalmente inversa à outra criança que è vitima de exploração infantil e que mora num bairro da periferia. Cada pessoa ou grupo social ouve um tipo de musica por isto e justo que cada um respeite a cultura do outro, mas na escola o professor deve influenciar para que seus alunos ouçam também a boa musica, aquela que encanta, relaxa e faz aprender de forma lúdica, trazendo uma interação entre este grupo para que se forme a partir daí um único grupo social através desta cultura que é a música.

Dessa forma, ao optarmos por trabalhar a idéia de desenvolvimento infantil a partir de uma abordagem mais ampla, entramos também nos aspectos de amadurecimento afetivo e social, sem deixar de lado, obviamente, o aspecto cognitivo. O trabalho com a música não deve ser apenas repetitivo, mas sim que as crianças devem cantar e se expressar, além de manipular objetos musicais e criar diversos sons. Ao tocar nos objetos livremente a criança desenvolve a criatividade, pois é grande a quantidade e variação de tais objetos. De qualquer objeto se pode fazer musica e a criança precisa ser estimulada a conhecer estes diversos tipos de sons.

A música tem ainda, o dom de aproximar as pessoas. A criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com as outras crianças e estabelece um meio de se comunicar muito mais harmonioso do que aquela que é privada da música.

Através das músicas infantis da cultura popular e outras, onde as sílabas são rimadas e repetitivas, fazem a criança entender o significado das palavras através de gestos feitos durante a música facilitando em muito a alfabetização e a tornando muito mais rápida e eficiente, auxiliando ainda no desenvolvimento de flexibilidade, energia, no desenvolvimento mental, emocional, espiritual e estimulam áreas do cérebro que aguçam a percepção, desenvolvendo a sensibilidade, o raciocínio, a concentração, memória e coordenação motora, também ajudam na expressão das emoções, facilitam as relações sociais, o enriquecimento cultural, e auxilia na construção da cidadania. Ao mesmo tempo em que possibilita essa diversidade de estímulos, a música, por ser relaxante, estimula a absorção de informações, sendo isto chamado de a aprendizagem.

A presença da música na vida dos seres humanos é incontestável. Ela tem acompanhado a história da humanidade, ao longo dos tempos, exercendo as mais diferentes funções. Está presente em todas as regiões do globo, em todas as culturas, em todas as épocas: ou seja, a música é uma linguagem universal, que ultrapassa as barreiras do tempo e do espaço.

Enfim, o que se pode concluir a esse respeito é que efetivamente a prática de música, seja pelo aprendizado de um instrumento, seja pela apreciação ativa, potencializa a aprendizagem cognitiva, particularmente no campo do raciocínio lógico, da memória, do espaço e do raciocínio abstrato. Por todas essas razões, a linguagem musical tem sido apontada como uma das áreas de conhecimentos mais importantes a serem trabalhadas na Educação Infantil, juntamente com a linguagem oral e escrita, o movimento, artes visuais, matemática e ciências humanas e naturais,

Na sua graduação profissional, um espaço considerável dedicado à sua formação musical, inclusive com a prática de um instrumento, além do aprendizado de um grande número de canções. Este é, por sinal, um grande entrave para nós: o espaço destinado à música em grande parte dos currículos de formação de professores é ainda incipiente, quando existe. É preciso investir significativamente na formação estética (e musical, particularmente) de nossos professores, se realmente quisermos obter melhores resultados na educação básica.

Por outro lado, a presença de um professor especialista, um licenciado em música, pode potencializar um trabalho de qualidade, na parceria com os demais educadores: o importante é que esse trabalho não seja artificial, isolado do projeto pedagógico como um todo.

Bibliografia:

Universidade Norte do Paraná. Curso Superior de Pedagogia: módulo 4. Londrina: UNOPAR, 2008.166 p: il.