Através do Pensar e Ler, o Homem, Descobre Novos Conhecimentos

Desde 1995 O Ministério de Educação e Cultura (MEC), vem implantando nas universidades exames, com o propósito de constatar o desempenho dos graduandos. Se o aluno não lê como pode desenvolver trabalhos e pesquisas que iram contribuir para sua formação e ter novos conhecimentos.

Segundo Carlos Alberto S. Negra e Elizabete Marinho S. Negra, em seu texto “Contextualização Acadêmica e Profissional da Pesquisa”, aborda concepção de Inácio Filho(1995,p10) “A vivencia no processo da construção do conhecimento, principalmente no ensino universitário, mostra que é importante a pesquisa por parte de alunos e professores”.

Na concepção de Kant(1996) e Decartes (1996),“A profissionalização não se faz pelo acumulo de conhecimento, mas pela renovação da prática social ou empresarial”. Do ponto de vista de Demo(1996), ele faz um enumeração onde abrange: “Pesquisa, Atualização Permanente Retorno a Universidade, Auto-avaliação, Avaliação, Visão geral, e Teorização das Práticas”. Para Drucker (1999), “O trabalho de pesquisa e elaboração de monografias por conta do aluno, supre essa deficiência do sistema de ensino brasileiro”. Entende-se que o texto trata-se da importância e necessidade que deve ter professor e aluno em pensar,,pesquisar,,ler,analisar, escrever, pensar... Pode observar que o texto aborda em seu contexto situações reais que são vivenciadas não só nas universidades, mas em toda instituição escolar, logicamente como estamos falando em universidades a realidade do aluno é está não ler por dois motivos, ou não se tem tempo, ou não tem objetivo no que se quer. A realidade é está o aluno graduado não consegue fazer um a monografia por não conhecer as normas, preferindo pagar para outra pessoa fazer. Não acredito que um professor universitário não tenha interesse em ensinar ao aluno, ele conduz o aluno, incentiva-o a ler e pensar, mas, quem tem que pesquisar e descobrir novos caminhos que o conduza a concretização de seu objetivo é o aluno. Incentive para que o aluno leia mais, procure fazer pesquisas em livros e não continuar na mesmice do colar e copiar de internet. Esse texto deve ser lido por professor e aluno, apresenta uma linguagem clara de fácil compreensão, e como todo texto tem sempre alguém que gostaria de fazer algum questionamento, claro que outros questionamentos seriam relevantes. Pois tem muito a aprender.

NEGRA, Carlos Alberto Serra. Contextualização Acadêmica e Profissional da Pesquisa. São Paulo. Atlas,2004, ed 2ª.pg(17-21).

NEGRA, Elizabete Marinho Serra, Contextualização Acadêmica e Profissional da Pesquisa. São Paulo. Atlas,2004, ed 2ª.pg(17-21).

Thereza Pathrício
Enviado por Thereza Pathrício em 28/08/2011
Código do texto: T3187715
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