Como está a leitura do brasileiro nos dias atuais ?

Sem sombra de dúvida a leitura é um dos principais meios para que a pessoa construa o seu conhecimento e aprenda a exercer sua cidadania. Também leva quem lê a construir um mundo imaginário, de sonho e fantasia onde tem a chance de exercer sua reflexão crítica e promover o debate de ideias. A leitura é uma condição prévia para a escrita- bons leitores são bons escritores- suas produções de textos são coerentes e demonstram que o ato de ler deve ir além da leitura das letras, de palavras. Levando o indivíduo à leitura da vida, do contexto cultural do lugar onde vive e assim desenvolva seu senso crítico.
Em minha opinião o ensino nos dias de hoje tem se tornado monótono porque a vida moderna- costumes e conceitos- tem se perdido com o passar tempo, dentre eles o hábito de ler, tão comum e valorizado há tempos atrás. O hábito de leitura se perdeu não apenas por parte dos alunos como também dos professores, e resultou em cidadãos com uma pequena visão de mundo e, pouca capacidade crítica. Professor que não lê, não ensina o valor da leitura para seus alunos.
Para construir de maneira correta o hábito da leitura, os pais a escola e a sociedade devem saber da importância desse ato e criar condições para facilitar o mesmo. Em consequência disso espera-se um ensino de qualidade nas escolas, tornando o material de leitura adequados e prazerosos a todos.
Paulo Freire afirma que por meio da leitura, além de adquirirmos mais conhecimento e cultura, o que nos fornece maior capacidade de diálogo e nos prepara melhor para atingir às necessidades de um mercado exigente, experimentamos novas experiências, ao conhecermos mais do mundo em que vivemos e também sobre nós mesmos, já que ela nos leva a reflexão.
Eu particularmente, ficaria horas a falar e escrever sobre o prazer da leitura, porque desde criança pelo fato de ser introspectiva me refugiei nos livros e descobri um mundo a parte. Aos nove anos eu já lia tudo que via pela frente, mas foi aos doze que descobri uns livros empoeirados numa prateleira da biblioteca pública."Machado de Assis" "Monteiro Lobato" Daí por diante entrei num mundo mágico onde os livros eram os personagens principais. Sempre tive a mania de ler acompanhada de um caderno onde anotava tudo que achava interessante, quantas vezes essa mania me ajudou nas redações da escola.
Vou terminar esse pequeno texto com algumas palavras de um grande escritor:

"Sem leitura não se pode escrever. Tampouco sem emoção, pois a literatura não é, certamente, um jogo de palavras. É muito mais. Eu diria que a literatura existe através da linguagem, ou melhor, apesar da linguagem." (Jorge Luis Borges)



 
Maria Mineira
Enviado por Maria Mineira em 31/08/2011
Reeditado em 22/04/2018
Código do texto: T3192939
Classificação de conteúdo: seguro